logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Tudo que você precisa saber sobre orientação vocacional

por Juliana Gottardi em 19/06/23 200 visualizações

O ensino médio é um período cheio de emoções para os alunos. Isso porque, nessa fase da vida, os estudantes lidam com a pressão de passar nos vestibulares e com os desafios da adolescência e do amadurecimento. Ao mesmo tempo, é preciso escolher uma profissão para seguir.

Faça já: Teste vocacional grátis
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

“As escolhas terminam definidas pela família, pelo mercado de trabalho e, quase sempre, pela necessidade de se buscar uma renda financeira, deixando de lado seus interesses, suas habilidades e sua vocação”, comenta a treinadora e analista comportamental, Lilian Picco.

orientação vocacional

Leia mais: 4 profissões para quem gosta de lidar com pessoas
10 profissões mais chatas do mundo: veja quais são

Quando se fala em escolha de carreira, os estudantes possuem uma série de inseguranças. Medo de se arrepender da decisão e dúvidas sobre habilidades e gostos pessoais são comuns entre os alunos. 

Também há o caso das pessoas descontentes com seus trabalhos. Estas já estão inseridas no mercado de trabalho, mas estão desmotivadas, estressadas e insatisfeitas.

É nesse contexto que a orientação vocacional desempenha um papel fundamental. “A orientação vocacional deve ser um processo de autoconhecimento e pesquisa”, resume a neuropsicopedagoga e orientadora vocacional, Angela Victorino. 

Teste vocacional grátis

7 coisas que você precisa saber sobre orientação vocacional

A orientação vocacional é um processo de autoconhecimento e exploração que visa auxiliar os indivíduos a descobrir seu verdadeiro potencial e encontrar uma carreira que esteja alinhada com suas habilidades, interesses e valores pessoais.

“A orientação vocacional é um processo marcante, principalmente pelo fato de propiciar o reconhecimento de suas próprias habilidades. Toda a pesquisa realizada abre um mundo de possibilidades”, comenta Angela Victorino.

Apesar de ser uma grande aliada na hora de escolher uma profissão, é muito comum que as pessoas não saibam como a orientação vocacional realmente funciona. 

Para desmistificar esse processo, a Revista Quero conversou com a neuropsicopedagoga e orientadora vocacional, Angela Victorino, e a treinadora e analista comportamental, Lilian Picco. Confira a seguir 7 fatos sobre a orientação vocacional:

1. A orientação vocacional é um processo

As pessoas costumam pensar que orientação vocacional é um teste que dá uma resposta exata para uma dúvida profissional. Porém, por se tratar de um processo, ela não chega num resultado pronto. Segundo Angela, trata-se de uma atividade ativa e nunca passiva.

Confira: 12 profissões para trabalhar na Netflix

2. A orientação vocacional abrange várias práticas

Se você está pensando que a orientação vocacional é composta por um único questionário, está errado. O processo é bem mais complexo do que isso.

Angela, por exemplo, utiliza de vários meios: “o processo que desenvolvo abrange práticas de autoconhecimento, atividades sobre interesses, habilidades e competências, reconhecimento das áreas, pesquisa de grades curriculares e mercado de trabalho, entrevista com profissionais e cruzamento de seu perfil com as áreas de interesse”. 

Veja também: 4 profissões para quem gosta de trabalhar sozinho

3. A orientação vocacional não acaba com a escolha profissional

Por mais que o principal objetivo da orientação vocacional seja encontrar a carreira ideal, o processo vai além disso. “É muito importante que o cliente não pare ao escolher o curso. As últimas sessões são destinadas ao desenvolvimento de um plano de ação para que ele atinja seu objetivo”, indica a orientadora Angela Victorino.

Saiba mais: Postura profissional: saiba como melhorar e porque é importante

4. A orientação vocacional é para todas as faixas etárias

Há um estigma de que a hora certa para fazer orientação vocacional é durante a adolescência. Porém, isso não passa de um mito, uma vez que o processo é para todas as pessoas com mais de 16 anos que queiram escolher uma área de atuação. 

Isso significa que a orientação vocacional é válida para as pessoas que nunca trabalharam e também para aquelas que querem mudar de carreira.

Modelo de currículo

5. A orientação vocacional permite uma escolha consciente

A orientação vocacional também pode ser útil para aqueles que já decidiram qual curso seguir. Isso porque ela desenvolve o autoconhecimento. “Sempre duvide, pois a dúvida traz a necessidade de pesquisar para conhecer melhor. A escolha se torna muito mais consciente”, aconselha a orientadora Angela.

Leia mais: Horóscopo: como escolher sua profissão a partir do signo do zodíaco

6. Vocação não é sinônimo de dom

Lilian Picco explica que a crença de que as vocações estavam relacionadas com chamamentos especiais ainda existe, o que leva muitas pessoas a abrir mão da remuneração adequada. “Todas as pessoas possuem habilidades e competências para tornar sua atividade rentável, de modo satisfatório”, comenta a profissional. 

Entenda melhor: 4 profissões para quem gosta de animais

7. A orientação vocacional permite o desenvolvimento de habilidades

O autoconhecimento de si mesmo permite identificar pontos fortes e fracos nas suas competências e habilidades particulares. Dessa forma, é possível aprimorar o que for necessário para se desenvolver ainda mais na carreira escolhida.


Teste vocacional

Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Teste vocacional grátis

Modelos de currículo

Se você deseja uma vaga de jovem aprendiz, estágio, primeiro emprego ou novas oportunidades profissionais, esse material é feito para você!

Modelo de currículo

Onde estudar?

Depois de decidir o curso ideal para você, é hora de entrar na faculdade. A Quero Bolsa te ajuda oferecendo bolsas de estudo de até 80% para todos os níveis de ensino. Confira:

São mais de 1.000 instituições de ensino parceiras, como:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54