Animais, vida e natureza. Se você possui apreço por essas temáticas, saiba que existem cursos relacionados diretamente à uma rotina biológica, permitindo que o profissional preste atendimento e desenvolva ações de cuidado e assistência aos animais.
As alternativas englobam desde áreas do conhecimento ligadas à pesquisa até especialidades de cuidado e bem-estar das espécies. Veja, a seguir, algumas das principais carreiras para quem gosta de animais.
O médico veterinário é o profissional responsável por prestar atendimento às diferentes espécies, cuidando do bem-estar dos animais. Em sua rotina, ele realiza exames e presta assistência em clínicas de atendimento veterinário, desenvolvendo procedimentos de intervenção, seja cirúrgica ou não invasiva.
A atuação do profissional da Medicina Veterináriapode incluir atendimentos de urgência, como acidentes e emergências de saúde, ou, então, procedimentos agendados, como a castração, e a medicação.
Para ingressar nessa área, o profissional deve fazer faculdade de Medicina Veterinária. O curso possui duração média de 5 anos, período em que o aluno desenvolve estudos ligados à anatomia, fisiologia e tratamentos de animais.
Diferente da carreira de Medicina Veterinária, o zootecnista lida com questões relacionadas à genética e à criação dos animais. Em suma, a responsabilidade desse profissional é conferir uma boa hereditariedade às espécies, tendo em vista aspectos nutricionais, fisiológicos e genéticos.
O profissional dessa área atua, majoritariamente, na criação e produção animal. Além disso, a presença do especialista também é demandada em instituições de pesquisa, visando o desenvolvimento sustentável das ações da zootecnia.
Para atuar na área, o profissional deve formar-se em Zootecnia, curso que aborda os aspectos de manejo dos animais.
A biologia é a ciência que estuda os seres vivos e o ambiente no qual as diferentes espécies estão inseridas. Por esse motivo, a área é ideal para quem deseja realizar pesquisas e analisar as interações biológicas.
Em sua rotina, o biólogo desenvolve ações variadas, atuando em laboratórios ou efetuando ações de campo. Entre as especialidades referentes à área, é possível mencionar o estudo dos animais.
O ingresso nesse setor está relacionado à graduação em Ciências Biológicas. O curso apresenta, aos estudantes, os fundamentos teóricos e práticos da microbiologia, além da análise das funções biológicas das diferentes espécies.
O profissional que lida com o plantio, produção de alimentos e criação de animais é denominado de agrônomo. A rotina desse profissional envolve a atuação em propriedades rurais e fazendas, ambientes nos quais o especialista presta assistência técnica e preza pela qualidade da produção rural.
Para atuar na área, o profissional deve dispor de formação completa em Agronomia, curso que aborda os aspectos determinantes para o cultivo e criação das espécies.
Se você está indeciso quanto a sua escolha profissional, saiba que a Quero Bolsa lhe ajudar. No site, você tem acesso ao Teste Vocacional, desenvolvido especificamente para relacionar as suas competências e habilidades com cursos e áreas do conhecimento.
O processo é simples e gratuito. Clique no botão abaixo e confira.