A Biomedicina é uma boa opção de carreira para quem gosta da área da saúde, mas não se vê atuando diretamente com pacientes. No entanto, o curso ainda gera muitas dúvidas. Afinal, para que serve a Biomedicina? E o que faz exatamente um biomédico após a formação?
Entenda abaixo o que é essa profissão, quais são suas funções e onde o biomédico pode trabalhar. Além disso, veja opções de bolsas de estudocom desconto para começar a graduação em Biomedicina!
A Biomedicina é uma área do conhecimento voltada para o estudo de microrganismos, doenças e processos biológicos que afetam o corpo humano.
Assim, o objetivo da profissão é investigar, diagnosticar, prevenir e atuar em pesquisas relacionadas à saúde, com foco na análise de exames laboratoriais, produção de vacinas, genética, imagem e reprodução humana.
O curso de Biomedicina forma profissionais preparados para atuar nos bastidores do sistema de saúde, desenvolvendo soluções científicas e tecnológicas que auxiliam o diagnóstico e o tratamento de doenças.
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O que faz um biomédico?
O biomédico é o profissional formado no curso de Biomedicina e sua principal função é a realização e interpretação de exames laboratoriais, como análises clínicas, microbiologia, imunologia e hematologia. Ele é responsável por investigar causas de doenças, apoiar diagnósticos e desenvolver soluções em saúde com base em evidências científicas.
Além disso, o biomédico pode trabalhar com diagnóstico por imagem, reprodução humana assistida, perícia criminal, biomedicina estética, saúde pública, pesquisa e desenvolvimento de vacinas e medicamentos.
O profissional biomédico costuma encontrar oportunidades de emprego em laboratórios, hospitais, clínicas, universidades, indústrias farmacêuticas, centros de pesquisa e órgãos públicos de saúde.
O médico é responsável por diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes diretamente, com prescrição de medicamentos e realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos. Já o biomédico atua principalmente nos bastidores, realizando exames e análises que apoiam o diagnóstico médico.
Ou seja, o biomédico não atende pacientes como o médico, mas trabalha de forma complementar, fornecendo dados técnicos e científicos fundamentais para o sucesso do tratamento. Sua função é mais voltada à investigação, diagnóstico laboratorial, pesquisa e inovação na área da saúde.
Além dessas, um biomédico também pode seguir carreira acadêmica ou de pesquisa científica, atuando em universidades, centros de pesquisa e laboratórios de desenvolvimento.
A versatilidade da formação permite ao biomédico escolher caminhos que vão desde o ambiente clínico até a inovação em biotecnologia. Essa variedade amplia as possibilidades de inserção no mercado e contribui para o avanço da ciência e da saúde no Brasil.
Que tal fazer Biomedicina com bolsa de estudos?
Se você se interessa e pensa em fazer faculdade de Biomedicina, a hora é agora! Pela Quero Bolsa, maior plataforma de bolsas de estudos do Brasil, você tem acesso a bolsas de estudo de até 80% de desconto em milhares de faculdades do país.
Para ver as ofertas disponíveis, basta acessar o botão abaixo: