logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

Por que fazer um mestrado em Matemática?

* Texto escrito pela colaboradora Brenda Torres

matemática mestrado lousa
Confira as dicas para fazer um mestrado em Matemática

O mestrado em Matemática é uma pós-graduação disponível para pesquisadores com diploma de nível superior. O curso, que é caracterizado como stricto sensu (modalidade que engloba também o doutorado) tem duração de doze a dezoito meses, a depender da instituição de ensino.

Leia mais:
Pós-graduação a distância (EaD): 10 respostas para solucionar todas as suas dúvidas
7 dicas para acertar na escolha do orientador na pós-graduação

O mestrado em matemática fornece um embasamento maior em questões técnicas,  científicas e teóricas na área - ideais para quem deseja se tornar um pesquisador ou cientista na área.  

Se comparado a outros cursos, esse em específico, é bastante difundido e tem diferentes opções de bolsas, além de ser multidisciplinar, o que abre possibilidade para pesquisadores de diferentes áreas. 

No Brasil, praticamente todas as universidades federais possuem mestrado em matemática em sua grade. Assim como uma boa parte de instituições privadas. 

O mestrando Aquerman Martinho, da Universidade Federal do ABC, entrou na faculdade querendo atuar em Engenharia Aeroespacial, mas acabou seguindo carreira dentro da matemática. 

Com base em sua pesquisa da graduação sobre Álgebras de Clifford, sua linha no mestrado faz a intersecção de assuntos como álgebra, geometria e física, onde estuda a geometria da esfera dimensional S7, “um espaço que aparece bastante em algumas teorias físicas, por exemplo a M-theory, que é um tipo unificado de teoria de supercordas”, explicou o matemático. 

Ele diz que se encantou com a área acadêmica através do seu curso, pois desde cedo se atraiu por carreiras que possibilitam questionamentos, pesquisas e debates, além da matemática ter sido uma das suas matérias preferidas no ensino médio. 

“Meu mestrado em matemática foi a decorrência natural de toda essa história. De modo abrangente, eu participei de três anos de Iniciação Científica na graduação, sendo um pelo CNPq e dois pela FAPESP. Agora no mestrado participo de uma bolsa FAPESP também”, informou. 

O também matemático Ygor Arthur, segue carreira acadêmica pela Unicamp, onde em sua graduação participou de duas iniciações científicas pela FAPESP. 

Na sua primeira pesquisa, Ygor, estudou Teoria da Medida, Espaços de Soluções e métodos clássicos de obtenção de existência e unicidade dessas equações, já na segunda estudou Geometria e Topologia Diferencial, que possibilitou uma “extensão de alguns meses para o estudo de Esferas Exóticas que revolucionaram a área no século XX”.

“Durante as minhas duas iniciações científicas, eu participei de bolsas pela FAPESP. Atualmente, no mestrado, onde estudo Análise Geométrica e Propriedades de Operadores de Dirac, participo da bolsa de pós-graduação da CAPES”, ressaltou.

Como participar de um mestrado em matemática?

A perspectiva é bem abrangente para quem deseja seguir carreira acadêmica em matemática, através do mestrado e posteriormente, quem sabe, do doutorado. 

Para participar de um programa de mestrado em matemática, é necessário elaboração de um projeto de pesquisa e passar pelo processo seletivo da instituição que deseja. 

As bolsas para o mestrado em matemática são distribuídas de acordo com a desenvoltura do candidato ao longo da seleção de admissão. 

gif mestrado em matemática
Saiba mais sobre as possibilidades do mestrado em Matemática

Existe mestrado profissional em matemática? 

Apesar das grandes oportunidades de pesquisa para quem é da área de matemática, profissionalmente as maiores vagas de emprego estão na rede de ensino. 

Pensando nisso, o PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional tem o objetivo de atender professores de matemática que atuem no ensino básico, preferencialmente em escolas públicas. 

O PROFMAT é um curso semipresencial, oferecido pela Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática. 

Ainda assim, existem obstáculos para quem pretende seguir carreira na área, que faz com que muitos pesquisadores em matemática tenham que se adaptar em situações e espaços distintos. 

“Pretendo seguir para o doutorado e continuar na área acadêmica. Entretanto, a disponibilização de bolsas acaba sendo o maior desafio, em especial nessa crise em que vivemos hoje em dia. O que traz a necessidade de se inscrever em diversos programas de doutorado”, ressaltou Aquerman. 

Ele ainda afirma que por conta disso, muitos pesquisadores acabam se mudando para outras cidades e até mesmo países para garantir uma bolsa, e que isso pode fazer com que o trabalho tenha que ser refeito do zero, dependendo da linha de pesquisa da instituição.

Mas, segue otimista: “Tentando ao máximo honrar o investimento que é feito sobre nós e devolver para a sociedade o que produzimos”. 

Leia também:
MBA: tudo o que você precisa saber!
Quer saber como escolher seu MBA? Veja aqui 5 dicas!

Ygor, segue o mesmo entusiasmo e afirma que almeja seguir com a vida acadêmica, contribuindo com o avanço e consolidação da ciência brasileira. 

“Além de contribuir para a formação dos futuros profissionais altamente qualificados do nosso país, em particular de professores de matemática, responsáveis pelo desenvolvimento e cidadania de tanto indivíduos”, finalizou.

Bora começar a sua pós?

Se a resposta for sim, fique ligado: o site Quero Bolsa oferece mais de 110 mil vagas com desconto de até 80% em diversas pós-graduações espalhadas pelo Brasil. São centenas de opções para que você vire um especialista na área que desejar, inclusive em Matemática.

Bolsas de pós em Matemática

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54