
Pós-graduação conta ponto em concurso? Entenda como funciona
Juliana Gottardi | 16/10/25Em concursos disputados por milhares de candidatos, um único ponto pode significar a diferença entre a convocação e a desclassificação
A área relacionada à Estética cresceu consideravelmente nos últimos anos. Para se ter uma ideia, de acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o número de procedimentos estéticos aumentou 567% entre 2010 a 2015.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Por isso, muitas pessoas viram nesse mercado uma oportunidade de se destacar – principalmente fazendo uma pós-graduação e se tornando um especialista.
Existe uma grande variedade de funções dentro da Estética. É possível atuar com tratamentos faciais, por exemplo, bem como outros procedimentos voltados ao corpo ou à própria saúde capilar.
Mas é importante ficar atento: procedimentos invasivos só podem ser feitos por quem tem uma formação anterior em graduação. Isso vale para preenchimentos com botox, lifting ou mesmo receitar remédios. Ou seja, apenas quem é graduado em áreas já voltadas para a saúde e possuem cadastro no conselho adequado conseguem atuar com determinadas funções.
Se você não possui essa formação, não se preocupe. Existem diversos procedimentos não invasivos dentro da Estética, como limpezas de pele, micropigmentação de sobrancelhas, maquiagem, drenagem linfática e massagens funcionais. O profissional pode atuar em salões de belezas, como auxiliar em consultórios médicos, em academias ou como autônomos, por exemplo.
Uma pós-graduação traz conhecimentos técnicos e práticos ao profissional que deseja trabalhar com Estética. Ser um especialista na área traz uma maior confiabilidade ao trabalho e ajuda no networking, aproximando quem já está no mercado a trocar experiências (e, claro, indicações).
É importante dizer que os procedimentos estéticos avançam cada dia mais graças à tecnologia. Tanta novidade têm feito com que os equipamentos e técnicas sejam substituídos por outros mais potentes em um curto espaço de tempo.
Sendo assim, sempre há novidades e, por isso, a necessidade de se manter atualizado com o que está acontecendo com o mercado (principalmente por meio de muita pesquisa que identifique o que está acontecendo no mundo estético).
Leia também:
+ Você está preparado para fazer uma pós-graduação?
+ 10 motivos para começar já sua pós-graduação
+ Esteticista pode aplicar botox?
Com tantas opções de áreas para atuar, somente no dia a dia o profissional conseguirá perceber quais as atividades que mais o agradam na estética e quais são as que mais se encaixam com seus objetivos na carreira. Sendo assim, a dica para tirar o máximo proveito da pós-graduação e conhecer muito bem a área para se tornar um especialista.
Fazer uma pós-graduação em Estética pode ser uma ótima alternativa para voltar ao mercado de trabalho e aumentar a renda.
Isso porque o curso torna o profissional em especialista dentre as diversas áreas, o que acaba aumentando as chances de oportunidades de trabalho e melhor remuneração.
A Quero Bolsa, por exemplo, pode ajudar você com isso, porque ela é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, confira:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis: