Técnico em explosivos
O técnico em explosivos, também chamado de blaster, é o profissional especializado em manusear e detonar cargas explosivas. Ele atua em obras de infraestrutura, abertura de túneis e também em forças de segurança pública.
A menor falha pode ter consequências fatais. O técnico precisa calcular quantidades exatas, posicionar os explosivos com precisão e seguir protocolos rígidos de segurança.
Minerador
O minerador atua com a extração de minérios em minas subterrâneas ou a céu aberto. Ele enfrenta o desafio de operar máquinas pesadas em ambientes com pouca ventilação, umidade, calor e risco de desabamentos ou explosões.
Mesmo com o avanço da tecnologia e normas de segurança, o ambiente de mineração ainda apresenta altos índices de acidentes. Além disso, há riscos de doenças pulmonares causadas por inalação contínua de poeiras tóxicas.
Alimentador de linha de produção
O alimentador de linha de produção é o profissional que abastece as máquinas e equipamentos com matéria-prima ou componentes para que o processo fabril ocorra.
A atividade exige ritmo acelerado e atenção constante, já que o trabalho é repetitivo e sincronizado com o funcionamento automático das máquinas.
O risco está no contato com equipamentos em movimento, que podem causar lesões, como esmagamentos, cortes e amputações em casos de falhas operacionais ou descuido com normas de segurança.
De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desde 2012, a atividade ocasionou 307.115 notificações de acidentes de trabalho, resultando em óbitos e danos críticos à integridade física dos profissionais.
Mecânico de manutenção de máquinas, em geral
O mecânico de manutenção é responsável por inspecionar, reparar e ajustar máquinas e equipamentos industriais. Ele atua em fábricas, obras, centrais de energia e transportadoras.
A profissão apresenta riscos de choque elétrico, queda de objetos, esmagamento, inalação de vapores tóxicos e exposição a ruídos intensos. Muitas vezes, os reparos ocorrem com a máquina parcialmente energizada, o que eleva o perigo, especialmente em locais onde o desligamento completo não é possível.
Conforme os dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, 63.472 ocorrências de incidentes foram registrados para a profissão entre 2012 e 2022.
Trabalhador da cultura de cana-de-açúcar
O trabalhador da cultura de cana-de-açúcar, assim como o nome sugere, atua com o cultivo e colheita da cana-de-açúcar, desempenhando tarefas como o corte manual, carregamento e controle da produção.
A atividade é considerada de alto risco por expor o trabalhador ao uso de ferramentas cortantes, como facões, além de longas jornadas sob sol intenso, calor, poeira e risco de acidentes com máquinas agrícolas.
Com a mecanização do campo, o número de trabalhadores tem diminuído, mas muitos ainda atuam em condições precárias.
Ainda segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, entre 2012 e 2022, a profissão registou 41.723 notificações de incidentes, estando entre as carreiras de maior risco.
Como prevenir incidentes no ambiente de trabalho?
A prevenção de incidentes no ambiente de trabalho está relacionada ao cumprimento das normas de segurança impostas, também chamadas de Normas Regulamentadoras (NRs).
Elas normatizam acerca da utilização correta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) para a prevenção de acidentes, incluindo: capacetes, luvas, óculos, cintos de segurança, protetores auriculares e calçados apropriados.
Outra forma de prevenção é seguir o direcionamento da equipe de segurança de seu trabalho, que pode estabelecer padrões, como o desligamento das máquinas durante manutenções, correção de fiações expostas e regras para manusear materiais inflamáveis.
Como seguir uma carreira sem riscos de incidente?
Se você deseja se livrar de profissões perigosas, saiba que a educação pode ser a sua aliada. Ao concluir uma qualificação acadêmica, você aumenta as suas chances de trabalhar em locais sem riscos evidentes à integridade física.
É o que aponta o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, que registra níveis minoritários de ocorrências para profissões que requisitam o diploma superior.
Para te ajudar nesse processo, a Quero Bolsa oferece bolsas de estudo com descontos de até 90% para cursos de todas as áreas do conhecimento. Assim, você pode ingressar na faculdade dos seus sonhos pagando pouco.
E não se engane, para garantir o benefício não é necessário passar por um vestibular e nem cumprir critérios burocráticos. Basta clicar no botão abaixo e encontrar o curso de seu interesse: