logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Bombeiro civil: tudo sobre a profissão

Aquele que previne acidentes e minimiza riscos de segurança. Carreira exige curso de formação do Corpo de Bombeiros; Distrito Federal, Santa Catarina e São Paulo são os estados brasileiros que apresentam salários acima de R$2.000
bombeiro civil

Sobre a profissão

A função do bombeiro civil é proteger pessoas e patrimônios contra riscos de acidentes como incêndios e vazamentos. Ele salva a vida de pessoas em terra, água, alturas e presta primeiros socorros quando necessário. O bombeiro civil também realiza inspeção e testes em equipamentos de segurança. Além disso, treina equipes que atuam em situações de emergência.

Diferente do bombeiro militar, o bombeiro civil tem uma formação bem menos complexa, que não segue a carreira militar e atua dentro dos limites do local para onde foi contratado. Em alguns casos, ele é responsável por controlar a situação até a chegada dos bombeiros militares ou da polícia.

O bombeiro civil atua prevenindo acidentes, verificando possíveis pontos de riscos de segurança em prédios, eventos e empresas. Em seu dia a dia de trabalho, inspeciona equipamentos de combate aos incêndios e acompanha de perto tudo que possa envolver risco na edificação. Ele também ajuda a formular planos de emergência, pensando sempre em preservar vidas, respeitar o meio ambiente e proteger o patrimônio.

O bombeiro civil pode trabalhar em indústrias, edificações, empresas e eventos, sejam públicos ou privados. Na maioria das vezes, o bombeiro civil atuará inspecionando tecnicamente pontos críticos e orientando as pessoas de forma a minimizar ou inibir os riscos de segurança, especialmente contra incêndios. Ele pode atuar como celetista ou como autônomo.

Por que ser um Bombeiro civil?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Bombeiro civil

    Como se tornar um Bombeiro civil?

    Quem deseja se tornar um bombeiro civil precisa ter ensino médio completo e concluir um curso de formação de bombeiros civis, com duração de aproximadamente um mês. Costumam-se ser exigidos testes físicos e exames toxicológicos. Também é recomendado que o bombeiro civil possua carteira de motorista.

    Apesar de não ser exigido um curso superior, se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Segurança Privada, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.