Informações

Bombeiro civil

A responsabilidade do bombeiro civil é proteger pessoas e patrimônios dos mais diversos tipos de acidentes

O que faz um bombeiro civil

A função do bombeiro civil é proteger pessoas e patrimônios contra riscos de acidentes como incêndios e vazamentos. Ele salva a vida de pessoas em terra, água, alturas e presta primeiros socorros quando necessário. O bombeiro civil também realiza inspeção e testes em equipamentos de segurança. Além disso, treina equipes que atuam em situações de emergência.

Diferente do bombeiro militar, o bombeiro civil tem uma formação bem menos complexa, que não segue a carreira militar e atua dentro dos limites do local para onde foi contratado. Em alguns casos, ele é responsável por controlar a situação até a chegada dos bombeiros militares ou da polícia.

Como se tornar um bombeiro civil

Quem deseja se tornar um bombeiro civil precisa ter ensino médio completo e concluir um curso de formação de bombeiros civis, com duração de aproximadamente um mês. Costumam-se ser exigidos testes físicos e exames toxicológicos. Também é recomendado que o bombeiro civil possua carteira de motorista.

Áreas de atuação

O bombeiro civil pode trabalhar em indústrias, edificações, empresas e eventos, sejam públicos ou privados. Na maioria das vezes, o bombeiro civil atuará inspecionando tecnicamente pontos críticos e orientando as pessoas de forma a minimizar ou inibir os riscos de segurança, especialmente contra incêndios. Ele pode atuar como celetista ou como autônomo.