As inscrições para a edição do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2025já estão abertas e vão até o dia 18 de julho. Nesse período, uma dúvida frequente é sobre a nota de corte para Medicina, um dos cursos mais concorridos do programa.
A seguir, entenda melhor como saber a nota de corte do Fies para Medicina em 2025.2, confira as notas de corte das edições anteriores e tenha ideia da pontuação necessária para passar no curso!
O curso de Medicina é um dos mais procurados por estudantes que desejam financiar a graduação pelo Fies, principalmente porque apresenta mensalidades elevadas que dificultam o acesso sem ajuda financeira.
Por isso, a nota de corte para Medicina no Fies costuma ser alta e varia bastante conforme a faculdade escolhida, a região onde ela está localizada, e também de acordo com o tipo de vaga (como as ofertadas no Fies Social) e a modalidade de concorrência (ampla concorrência – AC, cotas para pessoas com deficiência – PCD, ou para pretos, pardos, indígenas e quilombolas – PPIQ).
Como as inscrições para o Fies 2025.2 ainda estão em andamento, não há como saber a nota de corte exata desta edição. No entanto, é possível ter uma noção com base nas notas do Fies 2024.2, confira:
Maiores notas de corte para Medicina:
Ampla Concorrência: 794,28 na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) – Ribeirão Preto (SP)
Cota PPIQ: 776,86 na Universidade Evangélica de Goiás (Unievangélica) – Anápolis (GO)
Vale ressaltar que todas as menores notas de corte foram para a modalidade do Fies Social. Abaixo, entenda a melhor sobre o Fies Social.
Assim, é possível afirmar que a nota de corte média para o curso de Medicina pelo FIES em 2024.2 ficou em torno de 710 pontos, considerando a modalidade AC.
Caso você queira conferir todas as notas de corte de Medicina na edição passada do Fies, basta acessar o site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior nesta página e fazer os filtros necessários dentro da tabela do Fies.
Qual a diferença do Fies Social para o Fies?
O Fies Social é uma modalidade dentro do próprio Fies, voltada exclusivamente para estudantes de baixa renda, ou seja, aqueles que têm renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e estão inscritos no CadÚnico.
As vagas do Fies Social são reservadas para esse público e costumam apresentar notas de corte mais baixas, justamente para ampliar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Já as demais vagas do Fies seguem o modelo tradicional e podem ser disputadas por candidatos com renda familiar per capita de até três salários mínimos, mesmo que não estejam no CadÚnico.
Assim, ambas as modalidades utilizam a nota do Enem para classificação, mas as regras de renda e concorrência são os principais fatores que diferenciam o Fies Social do Fies convencional.
Não deu certo o Fies? Faça faculdade com bolsa!
Se você não se encaixa nos critérios do Fies, saiba que existem outras alternativas de fazer uma faculdade pagando menos.
A Quero Bolsa, por exemplo, é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil. Veja as bolsas disponíveis no curso que você quer abaixo: