
Qual curso as vilãs das novelas da Globo fariam? Confira
Juliana Gottardi | 29/04/25Cada vilã tem seu talento que, se fosse canalizado para o mercado profissional, renderia carreiras de muito sucesso
Cada vilã tem seu talento que, se fosse canalizado para o mercado profissional, renderia carreiras de muito sucesso
O especial de 60 anos da TV Globo relembrou momentos históricos da dramaturgia brasileira — e, claro, as vilãs memoráveis também tiveram seu destaque.
Nazaré Tedesco, Carminha e Branca Letícia de Barros Mota, por exemplo, foram personagens que marcaram gerações com suas maldades, tiradas ácidas e planos mirabolantes.
Mas já pensou que, se vivessem fora das novelas, essas vilãs teriam perfis perfeitos para alguns cursos universitários bem específicos? Confira a seguir qual faculdade cada vilã faria na vida real.
Leia mais: Harry Potter: veja quais faculdades os personagens fariam
+ The Bear: veja as funções dos personagens na cozinha profissional
Celebrando os 60 anos da TV Globo, o público relembrou personagens que deixaram sua marca na história da teledramaturgia, especialmente as vilãs que se tornaram tão queridas quanto odiadas.
Pensando nesse universo cheio de tramas e reviravoltas, surge a pergunta: se fossem para a faculdade, que cursos essas personagens escolheriam? Veja agora quais caminhos acadêmicos essas figuras icônicas poderiam seguir fora das novelas.
Conhecida por seus planos ousados e cenas icônicas, Nazaré, vivida por Renata Sorrah, teria o perfil ideal para cursar Serviço Social. Sempre envolvida em disputas familiares, ela certamente encontraria uma forma muito particular de “ajudar” as pessoas.
Interpretada por Susana Vieira, Branca Letícia jamais aceitaria menos do que o melhor. Dona de uma personalidade forte e manipuladora, a matriarca de “Por Amor” se encaixaria perfeitamente em cursos de Administração ou Relações Internacionais, sempre de olho no poder e no status.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Carminha, interpretada por Adriana Esteves, sempre sonhou em mudar de vida, viajar e viver novas realidades. Um curso de Turismo combinaria com sua vontade de reinventar a própria história — e planejar novas fugas e recomeços.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Pérpetua, a beata elétrica de “Tieta”, ganhou vida nas mãos de Joana Fomm. Sempre ligada, literalmente, aos problemas dos outros, ela seria uma candidata natural ao curso de Engenharia Elétrica, unindo sua energia inesgotável ao mundo das ciências exatas.
Flávia Alessandra deu vida à dissimulada Sandra, que também atendia por “Cristina” em “Alma Gêmea”. Com seu talento para disfarçar intenções e vender a imagem de boa moça, ela se destacaria em um curso de Publicidade e Propaganda, sempre pronta para construir (e manipular) narrativas.
Na pele da ambiciosa Raquel em “Mulheres de Areia”, Gloria Pires interpretou uma personagem que sabia usar as regras a seu favor como ninguém. Com tanta habilidade para argumentar e influenciar, Direito seria o curso ideal para sua trajetória fora da ficção.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Interpretada por Lilia Cabral em “Garota do Momento”, Maristela era controladora, cheia de opiniões fortes e muito preocupada com a aparência das relações familiares. Um curso de Psicologia seria perfeito para ela: não para entender melhor os outros, mas para usar suas habilidades de análise a seu favor.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Letícia Colin brilhou como a impiedosa Vanessa em “Todas as Flores”. Dona de uma personalidade teatral, dramática e cheia de nuances, Vanessa se encaixaria perfeitamente no curso de Artes Cênicas, levando todo seu talento para interpretar e manipular para os palcos da vida real.
Ficou curioso para saber qual curso combina com o seu perfil? Acesse o teste vocacional gratuito da Quero Bolsa e descubra, em poucos minutos, quais áreas têm mais a ver com você. O teste é rápido, confiável e ainda pode ajudar na escolha da sua futura profissão. Clique aqui e faça agora!
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.