
Dia da Pizza: 8 profissões para quem quer atuar nesse mercado
Juliana Gottardi | 10/07/25Celebrado em 10 de julho, a data homenageia um dos pratos mais amados do mundo
Tanto o redator publicitário quanto o copywriter são peças fundamentais na criação de conteúdos, campanhas e estratégias que ajudam empresas a se comunicarem, venderem e fortalecerem sua presença no mercado.
A comunicação digital fez crescer a demanda por profissionais especializados em criação de textos.
Imagem: Freepik
Nesse cenário, dois profissionais passaram a ganhar visibilidade: o redator publicitário e o copywriter.
Apesar de ambos trabalharem com a escrita, cada um atua com objetivos diferentes dentro das estratégias de marketing e publicidade.
O aumento de empresas no ambiente digital e a necessidade de posicionamento de marcas nas redes sociais, sites e outros canais explicam a procura crescente por esses profissionais.
Tanto o redator publicitário quanto o copywriter são peças fundamentais na criação de conteúdos, campanhas e estratégias que ajudam empresas a se comunicarem, venderem e fortalecerem sua presença no mercado.
Veja também:
+ Quais são as diferenças entre marketing e publicidade e propaganda?
+ Publicidade e Propaganda: 5 especializações para o mercado de influenciadores
+ 9 provas de que o brasileiro nasce formado em Publicidade e Propaganda
O redator publicitário é responsável pela criação de textos criativos voltados para campanhas publicitárias, anúncios, roteiros de vídeos, peças para rádio, TV, mídia impressa, digital e redes sociais.
Seu foco é transmitir a mensagem da marca de forma clara, alinhada à proposta criativa da campanha.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O copywriter produz textos com foco na persuasão e na conversão. Seu objetivo é fazer com que o leitor tome uma ação específica, como comprar um produto, preencher um formulário ou se inscrever em uma lista.
Trabalha muito próximo de estratégias de marketing digital e vendas.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Leia também: O que é Marketing Analytics e porque ele está em alta nas empresas
+ Marketing para vendas: veja 5 cursos de pós-graduação
O redator publicitário atua na criação de textos para peças diversas. Participa de reuniões de briefing, cria roteiros, slogans, textos para posts, e-mails, campanhas offline (como rádio e TV) e online.
Trabalha em conjunto com a equipe de criação, buscando soluções textuais que estejam alinhadas ao conceito visual da campanha. Também participa da adaptação de mensagens para diferentes formatos e plataformas.
O copywriter desenvolve textos voltados para conversão. Cria páginas de vendas, e-mails marketing, sequências de automação, textos para anúncios e roteiros para vídeos comerciais.
Além da produção textual, analisa métricas, realiza testes A/B, estuda comportamento do público-alvo e ajusta os textos para melhorar a taxa de conversão.
Está diretamente envolvido nas estratégias de marketing e nos processos de vendas digitais.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.