Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Analista de marketing digital: tudo sobre a profissão

Aquele que propõe ações que aumentem a visibilidade digital das empresas. O profissional pode atuar com mídias sociais, SEO, e-mails e outras ações que aprimorem os resultados da organização.
analista de marketing digital

Sobre a profissão

Um analista de marketing digital é responsável por planejar, executar e monitorar estratégias de marketing online.


Esse profissional analisa dados e métricas para entender o comportamento do público-alvo e otimizar campanhas em diferentes canais, como redes sociais, e-mail marketing, SEO e anúncios pagos. Ele cria relatórios para avaliar a performance das ações e propõe melhorias, sempre alinhando as estratégias aos objetivos da empresa.


Além disso, o analista pode realizar pesquisas de mercado, gerenciar conteúdos e colaborar com equipes criativas para garantir que as mensagens sejam eficazes e atinjam o público certo.


É da responsabilidade do analista de marketing digital realizar analises e propor ações no meio digital que potencialmente tragam resultados benéficos à instituição. Para isso, o profissional pode utilizar diferentes canais, como produzir conteúdo on-line (marketing de conteúdo), checar a concorrência, analisar os resultados, entre outras ações relacionadas.


Por meio do trabalho assertivo desse profissional, a empresa conquista um espaço maior no ambiente digital, alcançando mais usuários e, consequentemente, alavancando os resultados.


+ Veja bolsas de estudo para o curso de Marketing Digital

O analista de marketing digital atua para promover a empresa no ambiente digital. O profissional adota estratégias que captem novos usuários e alavanquem os resultados da instituição, o que pode ser conquistado por meio de procedimentos que envolvem SEO (ações que garantem as primeiras posições da empresa nas buscas não pagas), redes sociais, marketing de conteúdo (produção de conteúdo estratégico visando a conquista de novos usuários), e-mail marketing (disparos de e-mail redirecionando para o site da instituição), entre outras ações.


Para adotar as práticas mencionadas, o profissional realiza análises prévias, utilizando ferramentas como o Google Analytics, Google Ads e Search Console, demandando o domínio das plataformas por parte do analista.


Vale destacar que a rotina do profissional pode variar de acordo com o setor em que ele atua. Existem segmentos direcionados especificamente para as redes sociais, ou, então, para as ações de SEO.


Como atua um Analista de marketing digital em mídia paga?

Um analista de marketing digital que atua em mídia paga é responsável por planejar, implementar e otimizar campanhas publicitárias em plataformas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.


Esse profissional realiza pesquisas para identificar o público-alvo e define os objetivos das campanhas, como aumento de vendas, geração de leads ou aumento de tráfego no site. Ele elabora anúncios atraentes, ajusta orçamentos e lida com lances para maximizar o retorno sobre investimento.


Além disso, monitora o desempenho das campanhas em tempo real, analisando métricas como cliques, conversões e custo por aquisição, e faz ajustes conforme necessário para melhorar os resultados.


O analista também produz relatórios detalhados que ajudam a entender o desempenho geral das iniciativas de mídia paga e a informar decisões futuras.


+ Confira mais informações sobre o curso de Google Ads


Caso você tenha dúvidas se o curso de Marketing é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional para Marketing da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

O analista de marketing digital é demandado em empresas que desejam aprimorar seus resultados on-line. As possibilidades são variáveis, englobando desde organizações financeiras até lojas de varejo. Devido à versatilidade, o profissional analisa o produto do cliente (empresa) e formula estratégias que captem novos usuários no meio digital, expandindo o espaço virtual da instituição.


Um analista de marketing digital pode, e muitas vezes deve, trabalhar na área de mídia paga. Essa função está dentro do marketing digital, pois envolve a criação e otimização de campanhas publicitárias em plataformas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.


+ Veja bolsas de estudo para o curso de Google Ads: Do zero ao pro


O analista é responsável por definir o público-alvo, gerenciar orçamentos, acompanhar métricas de desempenho e ajustar estratégias para maximizar o retorno sobre investimento.


Essa atuação exige um conhecimento sólido de ferramentas analíticas e habilidades para interpretar dados, tornando o papel do analista fundamental para o sucesso das campanhas de mídia paga.


Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um profissional de marketing.


Veja também: Os Modelos de Currículos gratuitos da Quero Bolsa. Se você deseja uma vaga de jovem aprendiz, estágio, primeiro emprego ou novas oportunidades profissionais, esse material é feito para você! Confira aqui na QB!

Como se tornar um Analista de marketing digital?

Para ingressar na carreira de analista de marketing digital, o profissional deve compreender as principais técnicas e alavancas relacionadas ao meio digital, como:

  • SEO;
  • Ferramentas de análise;
  • Redes sociais;
  • Produção de conteúdo;
  • Definição de público.
  • Mídia paga

Por meio das alavancas mencionadas acima, o profissional pode elaborar estratégias em múltiplas frentes, alcançando usuários por meio de pesquisas orgânicas, redes sociais e conteúdos.

Além disso, o analista de marketing digital também deve dispor de capacidade analítica, tendo em vista que sua atuação engloba, majoritariamente, a definição de estratégias que ocasionam em resultados em longo prazo.

Tais competências podem ser desenvolvidas por meio de uma graduação em Marketing Digital. O curso apresenta as principais temáticas que circundam a atuação do analista de marketing digital, permitindo que o estudante aprimore suas habilidades em mecanismos de busca, redes sociais, sistemas on-line, SEO, entre outras temáticas.

O curso de Marketing Digital é comumente ofertado em grau tecnológico, resultando em uma duração menor e disciplinas práticas, tendo em foco o aprendizado versado do estudante.

Qual curso fazer para ser Analista de marketing digital?

Mais profissões da área de Comunicação e Informação

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.