Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?
Vestibular e Enem

Qual é melhor: Prouni ou Fies? Entenda!

Descubra qual é melhor entre Prouni e Fies, veja critérios, benefícios e como escolher a melhor opção para entrar na faculdade.

Em resumo:

  • Prouni é bolsa; Fies é financiamento: no Prouni, não precisa pagar depois; no Fies, o pagamento fica para depois da formatura.
  • Critérios mudam principalmente na renda: o Prouni é mais restritivo; o Fies atende um público mais amplo e inclui o Fies Social.
  • Escolha depende do perfil financeiro: quem consegue bolsa no Prouni elimina custos; quem não consegue pode usar o Fies para viabilizar a graduação.

Entenda melhor abaixo!

O resultado do Prouni 2026.1 foi divulgado nesta terça-feira (3), justamente no mesmo dia em que começaram as inscrições do Fies 2026 para o primeiro semestre. A coincidência das datas gera uma dúvida comum entre os candidatos: afinal, qual dos dois programas é mais vantajoso para entrar na faculdade?

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Embora ambos utilizem a nota do Enem e sejam iniciativas do Ministério da Educação (MEC) para ampliar o acesso ao ensino superior privado, Prouni e Fies funcionam de maneiras muito diferentes.

A seguir, entenda as diferenças entre os programas e conheça ainda outras formas de conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade.

Qual é melhor: Prouni ou Fies? Entenda!

Prouni ou Fies: qual o melhor programa?

Não existe uma resposta única. O “melhor” programa depende da condição financeira e do momento de vida de quem vai se inscrever.

O Prouni oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em faculdades privadas. Quem é contemplado não paga mensalidade (ou paga apenas metade, no caso da bolsa parcial). No entanto, não há contrato de dívida, parcelas futuras ou compromisso financeiro após a formatura.

Já o Fies é um financiamento estudantil: o estudante cursa a graduação agora sem pagar mensalidades (ou parte delas) no momento, mas assume um compromisso: quitar esse valor depois de formado, em condições facilitadas e com juros baixos.

Na prática, o Prouni é “melhor” para quem atende aos critérios de renda e consegue a bolsa, pois elimina o custo da mensalidade. O Fies, por outro lado, se torna a alternativa ideal para quem não conseguiu bolsa, mas ainda assim precisa de uma forma viável de pagar o curso ao longo do tempo.

Veja: Quando sai a segunda chamada do Prouni 2026?

+ Site do Prouni cai e participantes não conseguem ver resultado

Principais diferenças entre o Prouni e Fies

A comparação direta ajuda a entender:

  • Tipo de benefício
    • Prouni: bolsa de estudos (o governo paga a mensalidade total ou parte dela);
    • Fies: financiamento (o governo paga a mensalidade total ou parte dela, mas o estudante paga depois de formado, com taxa real zero de juros).
  • Pagamento durante o curso
    • Prouni: não há pagamento, no caso de bolsa integral ou pagamento de 50%, no caso de bolsa parcial;
    • Fies: não há pagamento de mensalidade durante o curso, só depois da formatura. (Atenção: durante o curso, o estudante financiado deve pagar mensalmente o valor da coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada).
  • Renda exigida
    • Prouni: até 1,5 salário mínimo por pessoa (bolsa integral) e até 3 salários (parcial);
    • Fies: até 3 salários mínimos por pessoa. (No caso do Fies Social, com financiamentos de até 100% dos encargos educacionais, o limite é de meio salário mínimo por pessoa, com exigência de inscrição no CadÚnico).
  • Exigência no Enem
    • Ambos exigem mínimo de 450 pontos e não ter zerado a redação;
    • Prouni: só pode se inscrever quem fez o Enem de pelo menos uma das duas últimas edições anteriores;
    • Fies: pode se inscrever quem fez alguma edição do Enem a partir de 2010.
  • Objetivo do programa
    • Prouni: garantir acesso imediato e com bolsa de estudos;
    • Fies: permitir o acesso agora e o pagamento no futuro.

Saiba mais: O que acontece se eu não passar no Prouni 2026?

+ Fies 2026.1: inscrições estão abertas; veja como participar

Tem como conseguir 100% no Fies?

Sim, e é aqui que muitos candidatos se confundem.

Existe a modalidade Fies Social, voltada para estudantes inscritos no CadÚnico, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Nesses casos, o financiamento pode chegar a 100% dos encargos educacionais.

Ou seja, na prática, o estudante também não paga nada durante o curso. A diferença é que continua sendo um financiamento, que deverá ser quitado após a conclusão da graduação, seguindo as regras do contrato.

Outra forma de entrar na faculdade com bolsa de estudos

Se você percebeu que a concorrência foi muito grande ou mesmo quer conferir outras formas de entrar em um curso superior, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar a começar uma faculdade.

Ela oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1,2 mil faculdades de todo o Brasil, sem precisar comprovar renda ou ter que pagar esse valor depois de formado.

Veja agora mesmo as bolsas disponíveis pro curso superior que deseja:

Entenda como funciona a Quero Bolsa

Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!

Onde estudar com desconto

Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis:

As principais bolsas de estudo para você com o Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações