Quando sai o resultado do Enem 2023?
Com a nota do Enem é possível ingressar em faculdades públicas e privadas. Saiba quando o resultado da prova vai sair!
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. No total, foram 180 questões de múltipla escolha de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, além de uma redação.
Depois dessa maratona, é normal que os candidatos fiquem ansiosos para a divulgação do resultado da prova. Isso porque, como o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), não é possível saber a nota final, ainda que os participantes corrijam a prova com o gabarito oficial.
Veja: Teste vocacional gratuito
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Dito isso, é importante destacar que o gabarito oficial do Enem 2023 vai ser divulgado no dia 14 de novembro, enquanto que os gabaritos extraoficiais estão disponíveis no mesmo dia da prova. Essa é uma forma de amenizar a curiosidade até o resultado sair.
Já o resultado oficial do Enem 2023 vai ser divulgado somente no dia 16 de janeiro de 2024, de acordo com o edital da prova. Vale lembrar que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pode alterar a data, tanto que na edição de 2022 o resultado foi antecipado em quatro dias, por exemplo.
Leia mais: Simulador Sisu: veja suas chances de entrar na faculdade com a nota do Enem
+ 5 países com universidades que aceitam a nota do Enem
O que fazer com o resultado do Enem?
O Enem serve como principal via de acesso ao ensino superior, seja em universidades públicas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), seja em privadas com bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) ou financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além disso, ainda é possível usar a nota do Enem para ingressar numa instituição de ensino superior internacional. Países como Portugal, França, Irlanda e Estados Unidos possuem iniciativas ligadas ao Enem.
Fui mal no Enem?
Se você não tirar a nota necessária no Enem, mantenha a calma. Ainda dá para entrar na faculdade de outras formas. Uma delas é a Quero Bolsa, que oferece bolsas de estudo de até 80% para cursos de graduação. Não é preciso ter feito o Enem, nem comprovar renda.
Veja algumas das faculdades disponíveis: