Quanto precisa acertar na segunda fase da Unesp?
Entenda como funciona a segunda fase da Unesp, os critérios para classificação, cálculo da nota final, desempate e os requisitos para garantir sua vaga.
Entenda como funciona a segunda fase da Unesp, os critérios para classificação, cálculo da nota final, desempate e os requisitos para garantir sua vaga.
A segunda fase do vestibular da Unesp 2025 está marcada para os dias 8 e 9 de dezembro. Essa etapa é dissertativa, com provas de conhecimentos específicos e redação.
Entender os critérios de correção, classificação e os cálculos envolvidos ajuda os candidatos a se prepararem melhor. Se a sua dúvida é em relação a quantidade de acertos necessários para ser aprovado, saiba que a resposta não é tão simples assim.
“É uma pergunta complexa, pois depende do curso, se o candidato fez prova de habilidades específicas, como por exemplo, os cursos de música, artes cênicas, visuais. Ou ainda se o candidato faz parte do Sistema Universal ou Sistema de Reservas de Vagas para a Educação Básica Pública”, explica o professor de matemática do Curso e Colégio Oficina do Estudante, Rodrigo Serra.
Confira abaixo como funciona essa etapa e o que é necessário para garantir a aprovação.
![Estudante com dúvida](https://wordpress-cms-revista-prod-assets.quero.space/uploads/2024/12/young-student-woman-confused-doubtful-1-1024x683.jpg)
Leia mais: Confira quais motivos zeram a redação da Fuvest
+ 12 dicas de como passar em Medicina no Enem e vestibulares
Quanto precisa acertar na segunda fase da Unesp?
Se você quer saber quantos pontos precisa fazer para passar na segunda fase da Unesp 2025, é necessário entender como a nota final é calculada.
A nota final do vestibular da Unesp é calculada com base em uma média simples que considera as notas obtidas nas provas realizadas ao longo do processo seletivo.
Para os cursos que não exigem prova de habilidades, o cálculo é feito somando a nota da Prova de Conhecimentos Gerais, realizada na primeira fase, com a nota da segunda fase, e dividindo o resultado por dois.
Já para os cursos que possuem a exigência de prova de habilidades, o cálculo inclui mais uma etapa. Nesse caso, somam-se a nota da primeira fase, a nota da segunda fase e a nota da prova de habilidades. O valor obtido é então dividido por três, resultando na nota final.
O que acontece em caso de empate?
Se dois ou mais candidatos alcançarem a mesma nota final, serão aplicados os seguintes critérios de desempate, nesta ordem:
- Maior nota na segunda fase;
- Maior nota na redação;
- Maior nota em Ciências da Natureza e Matemática (para áreas de Biológicas ou Exatas) ou em Ciências Humanas (para cursos de Humanas);
- Candidato mais velho (considerando anos, meses e dias).
Critérios de desclassificação
Para se manter no processo seletivo, o candidato deve atender aos seguintes critérios:
- Comparecer a todas as provas;
- Obter no mínimo 20 pontos na Prova de Conhecimentos Gerais (1ª fase);
- Não zerar a prova de Conhecimentos Específicos ou a redação da 2ª fase.
Além disso, candidatos de cursos com prova de habilidades devem atender aos critérios estabelecidos no Anexo II da Resolução nº 49/2024.
Confira: É possível entrar na USP com a nota do Enem?
+ Saiba quais são as diferenças entre as redações do Enem, Unesp, Usp e Unicamp
Como funciona a segunda fase da Unesp?
A segunda fase é realizada em dois dias consecutivos, incluindo provas discursivas e uma redação em formato dissertativo. As questões e temas abordados seguem as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Vale lembrar que cada dia de prova tem cinco horas de duração. Veja a seguir a estrutura da segunda fase:
1º dia
O primeiro dia conta com 24 questões discursivas nas áreas de:
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (história, geografia, filosofia e sociologia);
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, química e física);
- Matemática e suas Tecnologias.
2º dia
O segundo dia é composto pelas seguintes etapas:
- 12 questões discursivas na área de Linguagens e suas Tecnologias (língua portuguesa, literatura, inglês, educação física e arte);
- Redação em formato dissertativo.
Veja também: Onde encontrar resumo de livro da Fuvest?
+ Tem como entrar na Unesp pelo Enem?
É difícil passar na Unesp?
A dificuldade para passar na Unesp depende de diversos fatores, incluindo o curso escolhido, a concorrência, e a relação candidato/vaga. Cursos de alta demanda, como Medicina e Psicologia, tendem a ter maior concorrência, com mais candidatos disputando cada vaga, enquanto cursos menos procurados podem apresentar menores relações candidato/vaga.
Além disso, o sistema de seleção considera o desempenho nas duas fases do vestibular, incluindo provas de conhecimentos gerais, específicos e redação, o que exige equilíbrio entre as áreas avaliadas.
Outro fator que influencia a dificuldade é o tipo de candidatura. Quem concorre pelo Sistema Universal enfrenta uma dinâmica diferente em comparação com os candidatos do Sistema de Reservas de Vagas para a Educação Básica Pública. Nos cursos que exigem Provas de Habilidades Específicas, como Música e Artes Visuais, o desempenho adicional nesta etapa também impacta as chances de aprovação.
A dica do professor Rodrigo Serra é: “façam o melhor que puderem, intencionando manter um desempenho geral bom nas diversas disciplinas, o que contribui para a regularidade das notas e composição da média final”.
Quando e como acessar os resultados da Unesp 2025?
A divulgação dos resultados será feita no dia 31 de janeiro de 2025, pelos sites da Unesp e da Vunesp. A lista geral incluirá todos os candidatos classificados, ordenados pela nota final.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Opções além da Unesp
Para quem busca alternativas além da Unesp, a Quero Bolsa oferece opções acessíveis em diversas faculdades privadas. Com bolsas de até 80% de desconto, é possível ingressar em cursos presenciais, semipresenciais ou totalmente EaD.
São mais de 1.000 faculdades parceiras, como: