Quando um novo papa precisa ser escolhido, todos os cardeais com direito a voto são convocados ao Vaticano, em Roma, para participar do Conclave, que ocorre sob sigilo absoluto dentro da Capela Sistina.
Os dois anteriores ocorreram em 2005, com a escolha de Bento XVI, e em 2013, com a eleição do papa Francisco.
Desta vez, o novo líder da Igreja Católica será escolhido por 133 cardeais aptos a votar — um número menor do que o total de 135 cardeais com direito ao voto, já que dois deles alegaram problemas de saúde e não participarão da votação.
Atualmente, existem 252 cardeais em todo o mundo, a maioria deles também ocupando cargos de bispo.
No entanto, de acordo com as regras do Vaticano, apenas aqueles com menos de 80 anos podem votar no conclave papal.
Quando um novo papa precisa ser escolhido, todos os cardeais com direito a voto são convocados ao Vaticano, em Roma, para participar da eleição, que ocorre sob sigilo absoluto dentro da Capela Sistina.
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
5 dúvidas recorrentes sobre o Conclave
1. O que é o conclave?
O conclave é o processo de eleição de um novo papa, realizado a portas fechadas na Capela Sistina, no Vaticano.
Durante esse período, os cardeais eleitores são isolados do mundo exterior e seguem uma série de rituais e regras para garantir o sigilo e a seriedade da escolha.
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
2. Quanto tempo dura o conclave?
Não há um prazo fixo. O conclave pode durar de poucos dias a algumas semanas, dependendo da rapidez com que os cardeais cheguem a um consenso. Um papa só é eleito quando um dos candidatos recebe ao menos dois terços dos votos dos presentes.
Em teoria, sim. Qualquer homem batizado e em comunhão com a Igreja Católica pode ser eleito papa — embora, na prática, o cargo tenha sido ocupado apenas por cardeais nas últimas centenas de anos.
Atualmente, o Brasil tem sete cardeais com direito a voto. No entanto, especialistas apontam que a eleição de um papa brasileiro é improvável neste momento, devido à predominância de nomes europeus, asiáticos e estadunidenses entre os mais cotados.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.