
Que dia será o eclipse lunar em 2025? Confira
Juliana Gottardi | 02/09/25A fase total terá 1 hora e 22 minutos, tempo considerado extenso para esse tipo de fenômeno
A fase total terá 1 hora e 22 minutos, tempo considerado extenso para esse tipo de fenômeno
Em resumo:
Continue a leitura e saiba mais!
No próximo domingo, 7 de setembro de 2025, o céu será palco de um eclipse total da Lua, também conhecido como Lua de Sangue. O evento será o mais longo eclipse lunar de 2025, com a fase total durando 1 hora e 22 minutos.
O fenômeno poderá ser acompanhado em diferentes partes do mundo, mas não será visível em sua totalidade no Brasil. Ainda assim, observatórios nacionais vão fazer transmissões ao vivo para que os brasileiros não percam a oportunidade de presenciar o espetáculo.
Leia mais: Astronomia: 8 cursos para quem é fascinado pelo espaço
+ O que é preciso para se tornar um astronauta?
De acordo com os astrônomos, o eclipse lunar de 7 de setembro poderá ser observado em sua forma completa (penumbral, parcial e total) nas seguintes regiões:
Já outras áreas do planeta verão apenas parte do fenômeno, seja na fase penumbral ou parcial:
No Brasil, a situação será diferente. O eclipse não será visível em sua totalidade nem em sua fase parcial. Apenas uma discreta fase penumbral poderá ser notada, e ainda assim, de forma muito sutil. Isso acontecerá no extremo leste do país, quando a Lua estiver nascendo no céu.
Apesar de não ser visível de maneira total no país, o evento poderá ser acompanhado ao vivo por meio de transmissões online. O Observatório Nacional anunciou que fará a cobertura do fenômeno em seu canal no YouTube, com início às 12h (horário de Brasília).
Essa será a melhor forma para o público brasileiro assistir à Lua sendo engolida pela sombra da Terra e emergindo com sua tonalidade vermelha.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O eclipse lunar ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite natural.
Esse alinhamento só é possível em noites de Lua cheia, mas nem toda Lua cheia resulta em eclipse. Isso acontece porque o plano da órbita da Lua tem uma inclinação em relação à órbita da Terra, o que nem sempre permite o alinhamento perfeito.
A sombra terrestre é dividida em duas áreas:
Assim, existem três tipos de eclipses lunares:
Durante a fase total, quando a Lua está totalmente encoberta pela sombra da Terra, ocorre o fenômeno chamado de Lua de Sangue.
A explicação científica para o tom avermelhado é a forma como a luz do Sol interage com a atmosfera terrestre. Quando os raios solares atravessam a atmosfera, as cores de menor comprimento de onda, como o azul e o violeta, são mais espalhadas. Já as cores de maior comprimento de onda, como o vermelho e o laranja, conseguem atravessar a atmosfera e alcançar a superfície lunar, criando o visual característico do eclipse total.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.