Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

Astronomia: 8 cursos para quem é fascinado pelo espaço

por Mathias Sallit em 28/01/21

Já deve ter passado pela sua cabeça trabalhar com algo relacionado à Astronomia. Consegue imaginar que, no dia da publicação deste texto, sete seres humanos estão vivendo fora do planeta Terra trabalhando em missões de pesquisas espaciais?

Segundo o aplicativo "How many people are in space right now?" (Quantas pessoas estão no espaço agora?, em português), há duas expedições tripuladas com astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS) no final de janeiro de 2021.

A expedição 63/64, que foi lançada no dia 14 de outubro de 2020 com dois astronautas russos e uma estadunidense, está há mais de 100 dias no espaço. Já a expedição 64/65, que levou três norte-americanos e um japonês no dia 15 de novembro de 2020, está a 74 dias em missão espacial.

Foto: Nasa/Reprodução
onibus espacial discovery astronomia
Lançamento do ônibus espacial Discovery em 1994, com seis astronautas da Nasa à bordo

Todos os astronautas são engenheiros de voo e contam com alguma formação específica que o fizeram chegar até o espaço. Nessas duas missões, há físicos, engenheiros, microbiologistas e pilotos. Com essa tripulação multidisciplinar, é possível ter uma noção de que há diversos caminhos para quem pretende estudar o espaço.

Se você é fascinado pelo espaço, observa estrelas e planetas no céu da noite, se interessa pelos estudos de astros e cosmos, gosta de filmes de ficção científica ou até acredita que seres de outros planetas vêm visitar a Terra, alguma vez já se imaginou sendo lançado num foguete ou nave para além da atmosfera.

Veja também: Faça um teste vocacional gratuito e descubra sua profissão ideal

Como apenas sete dos cerca de 7,8 bilhões de terráqueos estão no espaço, ser astronauta pode não ser a carreira mais alcançável da astronomia. Mas não faltam graduações que podem te fazer trabalhar estudando o espaço, e a Revista Quero listou oito cursos neste post. Confira e veja qual deles mais têm a ver com seu perfil!

Astronomia

O curso superior de Astronomia pode ser o mais óbvio para aqueles que são fascinados pelo espaço. Afinal, é o campo em que se estuda os astros, os cosmos e todo o universo e sua origem. Depois de muitos cálculos de Física e Matemática na faculdade, trabalhar com pesquisas espaciais vai ser o hábito do astrônomo no dia a dia de trabalho.

Segundo o MEC, a graduação de astronomia é oferecida somente por três universidades: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). Cursos de pós-graduação são mais comuns e costumam ser ligados às faculdades de Física.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Engenharia Aeroespacial

O engenheiro aeroespacial é quem trabalha com os serviços mecânicos para a realização de projetos e construções de sistemas e veículos aeroespaciais, como satélites, satélites artificiais, foguetes e sondas e ônibus espaciais.

É um curso que tem a maior parte de sua grade de disciplina voltada para o campo espacial. Também é pouco encontrado no Brasil: de acordo com o sistema do MEC, só sete universidades brasileiras oferecem essa graduação. Por isso, a Engenharia Mecânica pode ser uma opção.

Saiba mais:
Entenda a diferença entre os cursos de Engenharia Aeronáutica e Engenharia Aeroespacial

Engenharia Física

Para desenvolver as principais tecnologias que levam um foguete ao espaço, um engenheiro físico é responsável por teorizar e aplicar na prática modelos de fenômenos físicos e ferramentas matemáticas.

Apenas dez universidades possuem esse curso no país. A vantagem de estudar Engenharia Física é que há a possibilidade de se especializar em Astronomia em diversas faculdades de Física do Brasil. Em outras áreas, há alternativas como Engenharia Química (para trabalhar com combustíveis) e Engenharia Elétrica (para desenvolver os sistemas elétricos de foguetes e satélites).

Engenharia de Telecomunicações

Já parou para pensar em como é o contato entre os satélites, os foguetes e os responsáveis pelo controle na Terra? Esse é um dos papéis fundamentais de um engenheiro de Telecomunicações, que usa de sinais de rádio e televisão para esse contato de som e imagem.

Hoje, as redes digitais também são importante forma de contato, por isso o curso acaba se expandindo. Mas graduações com foco na informática, como Ciência da Computação, também podem ser consideradas para a área.

Física

Não fossem os físicos, o homem nunca teria chegado ao espaço. Os cálculos, as leis explicando fenômenos da natureza e o estudo de teorias da Física são fundamentais para que o universo seja explorado tanto da Terra como do espaço.

Bolsas de estudo em Física

O bacharelado em Física pode ser uma ótima opção para quem quer atuar no campo da pesquisa, enquanto a Licenciatura será uma oportunidade de lecionar sobre o universo no Ensino Básico. Além disso, como já citado aqui, há faculdades de Física que contam com áreas especializadas em Astronomia e estruturas como telescópios, observatórios e planetários.

Foto: Nasa/Reprodução
m81 galáxia telescópio nasa
Imagem da espiral da galáxia M81, captada por três telescópios da Nasa

Geologia

Geologia significa "o estudo da Terra", e o geólogo vai pensar sobre formações, estrutura e evolução do planeta. Estudar nosso mundo também é uma forma de começar a pesquisar outros planetas, em um curso que envolve conhecimentos de Biologia, Física e, também, Engenharia.

Bolsas de estudo de Geologia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Jornalismo

Se você é mais de humanas que de exatas, não precisa se sentir excluído dessa lista. O Jornalismo é muito importante para a divulgação científica, seja por meio de revistas acadêmicas, revistas e portais de ciência, canais no YouTube e meios de comunicação tradicionais.

É fundamental que, depois da formação, o jornalista se especialize em Jornalismo Científico e se aproxime dessa área.

Bolsas de estudo em Jornalismo

Matemática

No filme "Estrelas Além do Tempo" (2016), traz a história real de três matemáticas, Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, que desenvolveram suas carreiras no campo aeroespacial e na Nasa a partir de todos seus conhecimentos em cálculos.

Contas para calcular trajetórias e órbitas de corpos no espaço é uma das principais funções que matemáticos especializados em Astronomia podem desenvolver ao longo dessa carreira, que pode começar com um bacharelado em Matemática.

Bolsas de estudo em Matemática

Veja também: 
O que é preciso para se tornar um astronauta?
+ Faça um teste vocacional específico para o curso que está em dúvida

Faltou alguma faculdade? Gostou das diferentes possibilidades de trabalhar estudando o universo? Conte para a gente qual desses cursos tem mais a ver com você!

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54