8 cursos para quem é fascinado pelo espaço
Todos os astronautas são engenheiros de voo e contam com alguma formação específica que o fizeram chegar até o espaço. Geralmente, há físicos, engenheiros, microbiologistas e pilotos. Com essa tripulação multidisciplinar, é possível ter uma noção de que há diversos caminhos e faculdades para quem é interessado em astronomia.
Se você é fascinado pelo espaço, observa estrelas e planetas no céu da noite, se interessa pelos estudos de astros e cosmos, gosta de filmes de ficção científica ou até acredita que seres de outros planetas vêm visitar a Terra, alguma vez já se imaginou sendo lançado num foguete ou nave para além da atmosfera.
Como apenas dez dos cerca de 7,8 bilhões de terráqueos estão no espaço, ser astronauta pode não ser a carreira mais alcançável da astronomia. Mas não faltam graduações que podem te fazer trabalhar estudando o espaço, e a Revista Quero listou oito cursos neste post. Confira e veja qual deles mais têm a ver com seu perfil!
Teste vocacional gratuito
O curso superior de Astronomia pode ser o mais óbvio para aqueles que são fascinados pelo espaço. Afinal, é o campo em que se estuda os astros, os cosmos e todo o universo e sua origem. Depois de muitos cálculos de Física e Matemática na graduação, trabalhar com pesquisas espaciais vai ser o dia a dia de trabalho daqueles que fizerem faculdade de astronomia.
Segundo o MEC, a faculdade de astronomia é oferecida no Brasil somente por três universidades: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). Cursos de pós-graduação são mais comuns e costumam ser ligados às faculdades de Física.
Confira: 5 cursos para quem quer ser cientista
O engenheiro aeroespacial é quem trabalha com os serviços mecânicos para a realização de projetos e construções de sistemas e veículos aeroespaciais, como satélites, satélites artificiais, foguetes e sondas e ônibus espaciais.
É um curso que tem a maior parte de sua grade de disciplina voltada para o campo espacial. Também é pouco encontrado no Brasil: de acordo com o sistema do MEC, só sete universidades brasileiras oferecem essa graduação. Por isso, a Engenharia Mecânica pode ser uma opção.
Saiba mais:Entenda a diferença entre os cursos de Engenharia Aeronáutica e Engenharia Aeroespacial