Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Quem inventou o álcool em gel? Conheça Lupe Hernandez!

por Isabela Giordan em 23/03/20

Desde o começo da pandemia de coronavírus, o álcool em gel tornou-se um item de desejo da maioria das pessoas. Afinal, aqueles com concentração de 70% possuem a capacidade de destruir a camada externa do vírus, acabando com a sua chance de contaminação. 

Aliás, você sabia que esse desinfetante foi inventado por uma mulher? Em 1966, nos Estados Unidos, a latina Lupe Hernandez foi a responsável por desenvolver a fórmula do álcool em gel


A jovem, que estudava Enfermagem, na cidade de Baskerfield, na Califórnia, começou a se preocupar com a falta de disponibilidade de água e sabão para os profissionais da área da saúde, já que a assepsia é necessária para entrar em contato com paciente.

Pensando nisso, Lupe descobriu que a melhor solução era transportar o álcool em forma de gel, pois seria possível utiliza-lo quando água e sabão não são uma opção. Vendo o grande potencial de sua invenção, a estudante patenteou a ideia. 

Antigamente, esse tipo de álcool era utilizado apenas em consultórios e hospitais. Porém, a partir dos anos 80, o produto começou a ser comercializado para todos. Hoje em dia, a busca por um frascos de álcool em gel é grande. 

Infelizmente, pouco se sabe sobre a vida de Lupe Hernandez. O único registro recente sobre a enfermeira é no "The Growth and Development of Nurse Leaders, Second Edition", livro de enfermagem e liderança profissional, publicado em 2019.

Qual é a melhor opção de álcool para o coronavírus?

De acordo com o Conselho Federal de Química (CFQ), o melhor tipo de álcool é o em gel e que seja composto por 70% de álcool etílico. Em soluções maiores, a eficácia é menor devido à sua rápida evaporação, o que diminui o tempo de contato do produto com o vírus. 

Além disso, a água conduz o álcool para o interior da célula do microrganismo, permitindo que ele seja exterminado, sem isso, o álcool apenas desidrata o vírus.

Não encontrei álcool em gel. E agora?

No estado de São Paulo, onde estão 60% dos casos de infecção, o álcool em gel será vendido a preço de custo, ou seja, sem lucro. Porém, são poucos os estabelecimentos que possuem o produto. 

A indicação do CFQ é não produzir álcool em gel em casa, já que o produto caseiro pode causar irritação na pele e ocorrências mais graves. 

"O álcool em altas concentrações é perigoso se manipulado de forma errada. Do ponto de vista legal, somente empresas regularizadas pelos órgãos de vigilância sanitária e que possuem profissional devidamente habilitado como responsável técnico podem fabricar esse produto", aponta Wagner Contrera, gerente de fiscalização do Conselho Regional de Química da 4º região (CRQ IV).

Para quem não conseguiu garantir o seu, a indicação do Ministério da Saúde é lavar as mãos com água e sabão por, no mínimo, 20 segundos, antes de comer e após utilizar transportes públicos, visitar locais com grande fluxo de pessoas como mercados, shopping, cinemas, teatros, aeroportos e rodoviárias . Além disso, é indicado os seguintes cuidados: 

  •  Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e outros utensílios; 
  • Evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca sem que as mãos não estejam higienizadas;
  • Proteger a boca e nariz com um lenço de papel (descarte logo após o uso) ou com o braço (e não as mãos) ao tossir ou espirrar.

O que é o coronavírus?

De acordo com o Ministério da Saúde, "o coronavírus faz parte de uma família de vírus que causa infecções respiratórias", com sintomas similares ao da gripe. Esse agente provoca a doença Covid-19, que foi registrado pela primeira em 31 de dezembro de 2019, na China. 

Quais são os sintomas do coronavírus?

Após o contágio, os sintomas levam cerca de cinco dias para aparecerem e são parecidos com o de uma gripe comum, são eles: congestão nasal, dor de garganta, fadiga, entre outros.

Porém, em algumas situações, a doença pode se agravar! Por isso, em caso de febre, tosse ou dificuldade de respirar, a indicação do Ministério da Saúde é evitar locais com muita gente, procurar uma unidade de saúde ou ligar para o 136.

Veja também: 12 dicas para a prevenção e cuidado na escola 
               Entenda o que é o coronavírus e como o tema é cobrado no Enem 

Como é a transmissão do Covid-19?

Assim como o vírus da gripe, o coronavírus é transmitido por gotículas respiratórias ou contato. Alguns dos tipos de secreções com chance de contágio são: 

  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;

  • Tosse;

  • Catarro;

  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

quem inventou o álcool em gel

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54