Quem pode ser engenheiro de segurança do trabalho?
Você conhece a profissão de engenheiro de segurança do trabalho? Veja o caminho trilhado para o ingresso na área e descubra mais informações sobre as atividades do profissional.
A engenharia de segurança do trabalho visa proteger e preservar vidas nos ambientes laborais. O profissional da área identifica riscos e propõe soluções que levam em consideração a saúde do trabalhador. Mas você já se perguntou quem pode abraçar esse desafio, assumindo a responsabilidade de tornar o ambiente profissional mais seguro?
+ Encontre bolsas de estudo para Engenharia de Segurança do Trabalho
O especialista que desempenha as funções mencionadas é denominado de engenheiro de segurança do trabalho. Veja o caminho trilhado para o ingresso na área e descubra mais informações sobre as atividades do profissional.
Leia mais:
+ Veja mais informações sobre o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho
+ Descubra quanto ganha um engenheiro de segurança do trabalho
Quem pode ser engenheiro de segurança do trabalho?
Para se tornar um engenheiro de segurança do trabalho, o profissional deve contar, inicialmente, com uma graduação nas áreas da Engenharia. As possibilidades englobam: Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Química, entre outras. A base técnica fornecida pelas formações citadas é fundamental para compreender as particularidades dos locais de trabalho.
Além do diploma em Engenharia, é imprescindível realizar uma especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. O curso é ofertado em nível de pós-graduação, com duração média de dois anos.
Veja também: Tudo sobre a profissão de técnico em Segurança do Trabalho
O curso apresenta os tópicos fundamentais de segurança em ambientes ocupacionais, bem como as normas que devem ser adotadas para a redução de riscos de acidentes.
O profissional também deve ser devidamente regularizado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de sua região.
Além da formação acadêmica, outras habilidades e características são valorizadas nessa profissão. O engenheiro de segurança do trabalho deve ser apresentar capacidade analítica, pensamento estratégico e habilidades de comunicação, pois atua em colaboração com diferentes setores das empresas, interagindo com funcionários, gestores e equipes multidisciplinares.
Se você tem interesse em ingressar na carreira da engenharia de segurança do trabalho, pode optar por uma graduação que apresente as temáticas fundamentais da área. Entre as melhores alternativas, é possível destacar a formação da Unyleya.
Além disso, aproveite para conhecer algumas das faculdades que têm parceria com a Quero Bolsa e que oferecem diferentes cursos com bolsas de estudo com grandes descontos nas mensalidades:
Leia mais:
+ Veja tudo sobre a profissão de engenheiro de segurança do trabalho
+ Segurança do Trabalho: veja as possibilidades da área