Segurança do Trabalho: veja as possibilidades da área
O Ministério da Economia lançou uma campanha de prevenção de acidentes de trabalho nesta quarta-feira (3). Veja as possibilidades de formação da área de Segurança do Trabalho.
Nesta quarta-feira (3), a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia lançou a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Canpat).
A campanha, que se estende até novembro, busca alertar a sociedade sobre a necessidade da prevenção de acidentes e adoecimentos que afetam os trabalhadores. Em 2019, o tema da campanha é “Gestão dos Riscos Ocupacionais”.
Por meio de ações eficazes de identificação, avaliação e controle de riscos, a gestão de riscos ocupacionais é realizada para a prevenção de acidentes e doenças laborais e a promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável.
A Segurança do Trabalho é uma área bastante procurada por quem busca uma carreira e oferece diversas modalidades de formação. Há cursos técnicos e graduações com diploma de tecnólogo e bacharelado e até pós-graduações que formam profissionais que irão lidar com a prevenção de acidentes em ambientes de trabalho.
Conheça alguns cursos que formam profissionais para a área de Segurança do Trabalho:
Engenharia de Segurança do Trabalho
Bacharelado, com duração média de quatro anos.
O curso de Engenharia de Segurança do Trabalho forma profissionais para trabalhar cuidando das situações de trabalho dos funcionários de empresas, evitando e prevenindo acidentes e danos à saúde do trabalhador.
Após a conclusão do curso, o aluno estará capacitado para atuar elaborando planos de contenção de acidentes, ministrando cursos e palestras para empresas e orientando os funcionários sobre a importância do uso de equipamentos de segurança.
O engenheiro de segurança do trabalho gerencia atividades de segurança no trabalho e do meio ambiente. Ele administra exposições a fatores ocupacionais de risco à saúde do trabalhador e coordena equipes, treinamentos e atividades de trabalho.
Seu trabalho evita acidentes, doenças e mortes, o que diminui perdas humanas, custos, danos materiais e ao meio-ambiente.
Segurança do Trabalho
Curso Técnico e Tecnólogo, com duração média de três anos.
O curso tecnólogo em Segurança do Trabalho forma profissionais capazes de atuar na prevenção de acidentes e auxiliar no cuidado da saúde das pessoas em seu dia a dia nas organizações.
É oferecido em duas modalidades: o principal é o técnico, que é um curso de nível médio. Mas existe também a graduação tecnológica, que é um curso superior. As duas modalidades formam profissionais pra diferentes funções e hierarquias.
O técnico em Segurança do Trabalho participa da elaboração e da implementação de políticas de saúde e segurança do trabalho.
Ele também realiza diagnóstico da situação de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) da instituição e, com isto, identifica variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desta forma, ele poderá desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho e integrar processos de negociação.
+ Veja tudo sobre a profissão de técnico em Segurança do Trabalho
Segurança
Curso Tecnólogo, com duração média de dois anos.
O curso de Segurança ou Gestão de Segurança Privada é oferecido como tecnológico, na área de Segurança. Forma profissionais capazes de gerenciar atividades de preservação e organização da segurança em ambientes privados.
Ao final do curso de Segurança, o aluno estará apto a implantar, fiscalizar e supervisionar planos de segurança e de prevenção de acidentes, além de diagnosticar situações de risco.
O gestor em segurança gerencia as atividades de segurança em geral. Ele elabora planos e políticas de segurança e realiza análises de riscos, além de adotar medidas preventivas e corretivas para proteger vidas e o patrimônio, a fim de restaurar as atividades normais de empresas.
O profissional também administra equipes, coordena serviços de inteligência empresarial e presta consultoria e assessoria.