logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Regra de três: saiba como usar no Enem

por Giovana Murça em 08/11/19 1,3 mil visualizações

A famosa regra de três é uma das matérias que se aprende nas aulas de matemática e se leva para a vida toda. No dia a dia, os cálculos são usados para descobrir um valor desconhecido, que segue a mesma razão de outros já conhecidos.

regra de tres

A regra de três também podem ser a salvação de muitas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na prova, os exercícios de matemática costumam apresentar situações-problemas que podem ser resolvidas com o cálculo. 

Segundo Thales Graça, professor de Matemática do Anglo Vestibulares, a prova também costuma apresentar questões com escala de mapa, nas quais é preciso ter uma noção de escala para fazer a proporção. 

Entenda a regra de três

Na regra de três ou razão e proporção, calcula-se um quarto valor desconhecido a partir de outros três conhecidos e relacionados entre si, por isso o nome da regra. Lembrando que a razão é a divisão de dois valores e a proporção é a igualdade entre as razões.

regra de três

regra de três

No cálculo da proporção, os números são multiplicados em X e depois divididos. Veja o exemplo:

Dois pacotes de biscoitos contêm, juntos, 10 biscoitos. Se Maria comprar seis pacotes, quantos biscoitos terá ao final?

Resolução:

regra de tres

Diretamente x inversamente proporcionais

A regra de três só pode ser usada quando as grandezas relacionadas forem proporcionais, ou seja, se uma delas aumentar ou diminuir na mesma proporção que a outra. Essas grandezas podem ser diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais. 

  • Diretamente proporcional: uma grandeza aumenta na mesma proporção que outra.
Exemplo: No bar Hanói, servem-se quinze drinques em duas horas. Quantos drinques serão servidos em doze horas?

regra de tres

  • Inversamente proporcional: uma grandeza aumenta e a outra diminui na mesma proporção.
Exemplo: Dois pedreiros levam nove dias para erguer um muro. Se mais um pedreiro for contratado, quanto tempo levarão para fazer a mesma obra?

regra de tres

Nesse caso, é preciso inverter a ordem das razões, invertendo a segunda coluna.

regra de tres

Simples e composta

Alguns exercícios mais complexos apresentam a chamada regra de três composta. Enquanto na regra de três simples há duas colunas de grandezas, na regra de três composta há três ou mais colunas de grandeza. Veja o exemplo:

Três torneiras enchem uma piscina de 1600 litros em duas horas. Quanto tempo cinco torneiras levarão para encher uma piscina de 2000 litros?

Resolução: Se o número de torneiras aumenta, o número de litros enchidos aumenta e o número de horas diminui, portanto há razões direta e inversamente proporcionais no mesmo cálculo. 

Organizando na proporção correta, a primeira razão é direta, pois quanto mais torneiras, mais litros d’água. Como “horas” é inversamente proporcional à primeira razão (torneiras), esta razão é escrita de modo invertido.

regra de tres

Leia também: Juros simples e composto: saiba como usar Matemática Financeira no Enem

Exemplo de questões do Enem

A regra de três é figurinha carimbada no Enem e deve ser revisado nessa reta final. Confira três exemplos de questões que envolveram o cálculo.

regra de tres
resposta: b

regra de tres

regra de tres

Leia também: Esquenta Enem: O que mais cai na prova de Matemática
Esquenta Enem: O que mais cai na prova de Ciências da Natureza
Esquenta Enem: 7 estratégias para as provas de Matemática e Ciências da Natureza
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54