
Enem 2025: prazo para pedir isenção termina nesta sexta (25)
Isabella Baliana | 25/04/25Resultado será divulgado em 12 de maio e quem tiver o pedido negado poderá solicitar recurso; veja datas
Primeiro dia da segunda fase da Fuvest 2025 desafia candidatos com questões de português e redação
Ontem (15), quase 30 mil candidatos participaram do primeiro dia da segunda fase da Fuvest 2025, enfrentando uma prova com 10 questões discursivas de Língua Portuguesa e uma redação.
Hoje (16), eles voltam para encarar questões específicas às carreiras escolhidas, concluindo a disputa por vagas em uma das melhores universidades públicas do país.
Leia mais: Redação Fuvest 2025: veja qual foi o tema deste ano
+ Qual a diferença entre Prouni, Sisu, Fies e Quero Bolsa?
Vale destacar que a segunda fase da Fuvest é composta por dois dias de provas, totalizando 200 pontos. O primeiro dia vale até 100 pontos, sendo 50 para as questões discursivas de Português e 50 para a redação.
No segundo dia, também com peso de 100 pontos, os candidatos respondem a 12 questões discursivas relacionadas a até quatro disciplinas específicas, conforme a carreira escolhida.
As questões discursivas de Português trouxeram um misto de literatura e gramática, com uma inversão na ordem tradicional das perguntas: as cinco primeiras abordaram literatura, enquanto as questões de gramática ocuparam as posições finais. Para André de Freitas Barbosa, professor do Colégio Oficina do Estudante, essa mudança foi um ponto de atenção para os candidatos.
A literatura foi explorada com profundidade, conectando obras clássicas à contemporaneidade. Um dos destaques foi a questão que relacionava um retrato de Machado de Assis à obra Quincas Borba, discutindo a escravidão e a negritude do autor.
“Trata-se de uma questão desafiadora, que exigiu do candidato não apenas conhecimento literário, mas também reflexão crítica sobre questões sociais”, destacou Barbosa.
Já as questões de gramática valorizaram temas como polissemia e orações adversativas, além de explorarem a criatividade da língua portuguesa. Henrique Braga, professor do Curso Anglo, apontou que as perguntas enfatizaram a relevância da variedade linguística brasileira e o avanço da inteligência artificial.
Para Braga, os textos trouxeram questões atuais e relevantes, conectando o estudo da língua ao nosso momento histórico.
O tema da redação deste ano, “Relações sociais por meio da solidariedade”, dividiu opiniões, mas confirmou a tradição da Fuvest de propor assuntos que exigem reflexão filosófica e sociológica.
Sérgio Paganim, professor de redação do Curso Anglo, analisou que a escolha do tema permitiu ampla abordagem por parte dos candidatos.
“É possível defender um texto em que as relações sociais são mediadas pela solidariedade, caridade e fraternidade, ou o oposto, que elas são marcadas pela anomia e pelo individualismo”, explicou Paganim.
Outro ponto destacado foi a amplitude do tema. Segundo Mateus Leme, professor do Colégio e Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, a ausência de uma abordagem exclusivamente brasileira foi um desafio para os candidatos.
“Isso permitiu uma reflexão mais universal sobre o ser humano contemporâneo. Ao mesmo tempo, a liberdade de escolha do enfoque, seja sobre relações de amizade, amor ou geopolítica, ampliou as possibilidades de repertório, mas também tornou a tarefa mais difícil”, avaliou Leme.
Confira: 12 dicas de como passar em Medicina no Enem e vestibulares
+ Quanto precisa acertar na segunda fase da Unesp?
A Quero Bolsa oferece descontos de até 80% em mensalidades de diversas faculdades privadas no Brasil. Basta pesquisar por curso, localização e instituição no portal e se inscrever para garantir a bolsa. É uma excelente alternativa para quem busca ensino superior com economia.
São mais de 1.000 instituições de ensino parceiras, como:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.