logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Senado aprova PL sobre a regulamentação da profissão de educação física

O Senado aprovou o projeto de lei que trata da regulamentação da profissão de educação física (PL 2.486/2021) no dia 2 de junho. O parecer é da Senadora Rose Freitas (MDB-ES) e agora aguarda a sanção do presidente da República Jair Bolsonaro (PL).

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Em nota, o Conselho Federal de Educação Física se pronunciou sobre a ação dos senadores: “O CONFEF agradece aos senadores que acreditaram na importância do projeto e votaram contra à Emenda nº 4”.

José Cruz/Agência Brasil
regulamentação dos profissionais de educação física

Leia mais: 3 áreas em alta no mercado de Educação Física
Melhores faculdades de Educação Física EaD, segundo o Guia da Faculdade

O que o Projeto de Lei 2.486/2021 defende?

O texto do projeto de lei prevê que professores de educação física de escolas públicas e privadas deverão se inscrever nos conselhos para exercer o magistério. Isso significaria mudanças na Lei 9.696, de 1998, que regulou a profissão de educação física e criou os conselhos federal e regionais de educação física.

O material também determina que poderão atuar na área da educação física os formados em cursos superiores de tecnologia relacionados à educação física e os que tenham comprovadamente exercido atividades próprias dos profissionais de educação física até 1998.

Além disso, o texto estipula que os conselhos regionais são responsáveis por registrar os profissionais e expedir suas carteiras de identidade profissional, arrecadar taxas e anuidades, julgar infrações, aplicar penalidades e fiscalizar o exercício profissional.

O PL ainda estabelece os valores que ficarão com o Conselho Federal de Educação Física e quais medidas são cabíveis em casos de profissionais condenados em alguma fiscalização.

O que é um projeto de lei?

Segundo a Agência Senado, “um projeto de lei ou uma proposta de lei é um conjunto de normas que deve submeter-se à tramitação num órgão legislativo com o objetivo de efetivar-se através de uma lei.“

Um projeto de lei pode ser apresentado por um deputado ou senador, pela comissão da Câmara, do Senado ou do Congresso, pelo presidente da República, pelo procurador-geral da República, pelo Supremo Tribunal Federal e por tribunais superiores e cidadãos. Após essa etapa, o parecer tramita na Câmara e, em seguida, é encaminhado às comissões. O próximo passo é a votação no Plenário e, então, o texto é enviado para sanção do presidente da República.

Veja também: Como funciona a faculdade de Educação Física a distância?
15 filmes para quem quer estudar Educação Física

Como é a profissão de educação física?

Quem atua na área de educação física desenvolve atividades físicas e ensina técnicas desportivas. A profissão também conecta saúde e educação e trabalha com vários públicos.

Para ser um profissional da educação física é preciso ter um diploma em um curso de Educação Física reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e estar inscrito no Conselho Regional de Educação Física (Cref).

Onde um profissional de educação física pode atuar?

O profissional de educação física pode trabalhar em diversos locais, como: 

  • Academias;

  • Hospitais;

  • Escolas;

  • Postos de saúde;

  • Faculdades;

  • Empresas;

  • Clínicas;

  • Redes hoteleiras.

Como se tornar um profissional da educação física

O curso de Educação Física é oferecido como bacharelado, que habilita o profissional ao trabalho em áreas como academias, hospitais, postos de saúde, empresas, clínicas e redes hoteleiras; e como licenciatura, que possibilita lecionar em escolas.

Se você pretende fazer o curso, saiba que a Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 80% para essa graduação. Confira as oportunidades clicando no botão a seguir:

Bolsas para Educação Física

A Quero Bolsa tem parceria com mais de 1.000 instituições. Confira algumas reconhecidas pelo MEC:

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54