Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Como funciona a faculdade de Educação Física a distância?

por Patrícia Carvalho em 16/10/20

Amante do esporte e faixa marrom de jiu-jtsu, Windsor Lima, escolheu ingressar no curso de Educação Física em 2018. Os horários indefinidos do seu trabalho tornaram a modalidade de ensino a distância a alternativa mais viável para obter sua formação. "Só posso estudar em horário que estou livre", conta.

Assim como para o atleta, o tempo pode ser um fator limitante para quem deseja cursa o Ensino Superior. Nesse contexto, os cursos a distância possibilitam que esse objetivo seja alcançado. 

A modalidade EaD está no Brasil oficialmente há 14 anos, desde a publicação da Lei 9.394, em 1996, mas ainda há espaço para dúvidas sobre o modelo de ensino, principalmente em cursos mais práticos como Educação Física.

Veja também:
+Teste: Você tem perfil para cursar Educação Física?
+Teste: Você tem perfil para curso EaD?

Será que o conteúdo do curso é o mesmo? Como ficam as aulas práticas? E as avaliações? O estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também são obrigatórios? São algumas das questões que envolvem essa graduação e, para respondê-las, a Revista Quero conversou com o coordenador do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), Américo Pierangeli Costa, que deu os detalhes sobre como funciona o curso de Educação Física a distância.

mulher se alongando e estudando

A graduação de Educação Física é oferecida nos graus bacharelado e licenciatura. O bacharelado forma profissionais para atuar como instrutor em academias, escolas de esportes, ou trabalhar como preparador de atletas, enquanto a licenciatura capacita professores para dar aulas no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e na Educação para Jovens e Adultos (EJA). Ambos podem ser encontrados no formato EaD, o qual Costa garante oferecer o mesmo conteúdo que é ofertado no modelo presencial. 

Veja também: Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura? Veja qual a melhor opção de Graduação para você

Como são as aulas práticas do curso de Educação Física EaD?

As aulas práticas são componentes obrigatórios da currículo do curso de Educação Física e na modalidade EaD elas não são deixada de fora. 

As instituições de ensino que oferecem cursos a distância possuem, além do campus principal, os polos distribuídos em diversas cidades do País. Esses polos devem oferecer a estrutura necessária para a realização das aulas práticas do curso de Educação Física, sob fiscalização e aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no caso de instituições públicas, e do Ministério da Educação (MEC), no caso das privadas.

"Esses alunos se encontram numa média de duas a três vezes por disciplina, por semestre. Nesses encontros eles fazem as atividades práticas de maneira presencial no polo e essas atividades, em geral, são guiadas por docentes que viajam até esses polos e fazem a condução de todas essas atividades que as disciplinas possuem, seu planejamento lá no polo com o grupo de estudantes e aí esse é um momento de prática do curso EaD. Um segundo momento, é quando acontece o comando de atividades que devam ser desenvolvidas e gravadas em filme pelos estudantes", esclarece o coordenador.

Windsor está no quarto semestre do curso, na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), e conta que está prestes a começar a ter aulas práticas. Diferente da UnB, em que os custos do polo são bancados pelo sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), de acordo com o estudante a própria Unicsul aluga um espaço com a estrutura adequada para receber os alunos. 

"Tudo isso tem que ser planejado, consta no plano que o professor desenvolve para a disciplina, alguns meses antes de o semestre começar. E quem define a quantidade de encontros,a quantidade de atividades práticas da disciplina e quais atividades práticas vão em cada um desses tipos é o professor da disciplina. Em geral são atividades avaliativas e aí a obrigatoriedade das atividades estão justamente na questão de elas estarem condicionadas à avaliação para que o aluno tenha aprovação na disciplina. Então elas passam a ter esse caráter obrigatório", acrescenta Costa.

Como os alunos são avaliados?


De acordo com o coordenador de Educação Física da UnB, há várias formas de um aluno ser avaliado no EaD, e o método de avaliação se adequa à natureza de cada disciplina. 

"A gente tem desde questionários que são aplicados online, até provas que são feitas no polo com a presença de fiscais na sala, que é uma forma mais tradicional e ainda muito presente nas disciplinas de conteúdo e teóricas. Agora as disciplinas práticas têm a possibilidade de a avaliação ser mais dinâmica, por meio da gravação de vídeos, da produção de portfólios e da própria interação que o aluno tem na plataforma virtual; quando ele interage em situações de debates, situações de discussões de textos, análise de vídeo e ele produz resenhas, texto e produz a opinião dele em cima do debate daquele tema que está sendo mediado", detalha.

Na licenciatura, que além da base biológica também possui uma base conceitual da educação e da sociologia, ele relata que normalmente as avaliações ocorrem ou nos polos, ou por um questionário online. "Têm alguns critérios de sorteio aleatório de perguntas, de possibilidades de respostas variadas em ordens variadas e tempo para execução dessa prova online", observa.

O estágio e o TCC também são obrigatórios no curso de Educação Física a distância?


Tanto na licenciatura quanto no bacharelado o estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso são obrigatórios.

O estágio é diferente para os dois tipos de cursos. Na licenciatura, ele é realizado em escolas e o estudante deve passar pelos níveis Infantil, Fundamental, Médio e EJA. Já o estágio do curso bacharelado contempla espaços públicos e privados voltados para a realização de atividades físicas.

O TCC, assim como em cursos presenciais, deve ser desenvolvido e apresentado para uma banca, sujeito à aprovação. A diferença é que no modelo presencial o aluno consegue ter um contato maior com os professores, mas o formato é o mesmo: pesquisa de campo na área da Educação Física - e educação, no caso da licenciatura -, análises e resultado. 

Veja também: 
+O que você precisa ter em mente antes de iniciar o TCC
+Estágio: saiba quais são os direitos e deveres de quem exerce a atividade

O que é preciso saber antes de cursar Educação Física a distância?

Por mais que a modalidade EaD tenha um alcance cada vez maior e possa ser, para muitos, uma forma de conciliar os estudos e outras demandas diárias, saber o que é esperado do aluno nesse modelo é fundamental antes de tomar uma decisão. 

O coordenador da UnB, Américo Costa, mencionou três características que são esperadas dos estudantes do curso de Educação Física EaD e devem ser levadas em consideração por aqueles que possuem interesse na área.

  1. Gostar de ler

    "Um aluno a distância ele aprende duas maneiras: lendo e lendo. Muitas vezes a leitura vai ser substituída por materiais midiáticos, mas mesmo assim o confronto do estudante com o que está sendo apresentado por meio de vídeo é fundamental. Então ele tem que gostar de ler, essa é a primeira dica que eu acho que o estudante precisa entender, que ele precisa ler, refletir e interpretar textos acadêmicos e científicos da área", destaca.
  2. Ser organizado

    "Ele [o aluno] tem que ter uma organização muito grande em função do seu tempo e cronograma de estudo. Alguns alunos nos  procuram e pensam que vão conseguir estudar só nos finais de semana para as disciplinas, e isso traz uma carga tão extenuante nesses dois dias ou três no final de semana que ele se dedica ao curso, que ele acaba tendo um insucesso grande parte das vezes. Então ele precisa ter um cronograma de estudos ao longo da semana, não só no final de semana", diz.
  3. Ser proativo

    "Eu acho que é a característica de qualquer estudante hoje, ele tem que buscar do lado dele, fazer o que se chama hoje em educação de aprendizagem ativa, o estudante do futuro tem que entender que ele é o principal ator do processo de educação, uma vez que a vastidão do conhecimento hoje disponível por meio da internet é tão grande, que o professor passa a trabalhar como um mediador do processo de educação, incentivador. Ele garante o mínimo de aprendizado, mas o estudante que tem a característica proativa de ir além, de buscar, de questionar e de entender que ele é o ator principal da educação ele faz diferença para sua formação e, por consequência, para sua carreira", finaliza.
Veja também: 
+Educação a Distância (EaD): Confira as vantagens e desvantagens
+Existe curso EaD na área da saúde?
+Conselhos profissionais podem vetar alunos com formação EaD?

Até o momento, o estudante Windsor conta que se sente satisfeito com o formato e com os conteúdos do curso. Enquanto as aulas práticas não fazem parte da sua grade curricular, ele segue dividindo o tempo entre o trabalho, as aulas online e o jiu-jitsu.

Veja também: 
+3 áreas em alta no mercado de Educação Física
+50 melhores faculdades de Educação Física do Brasil, segundo o MEC

Tirou suas dúvidas? Deixe sua opinião sobre o texto nos comentários abaixo!


Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54