Quando será possível se inscrever novamente para o Enem?
Quem perdeu a oportunidade este ano só poderá se inscrever na próxima edição, o Enem 2026, cujas inscrições devem abrir por volta de maio ou junho do ano que vem, seguindo o calendário tradicional do exame.
Até lá, vale a pena acompanhar os canais oficiais do Inep e do Ministério da Educação para não perder as datas de 2026.
Como fazer faculdade em 2026? Veja alternativas ao Enem
Se o seu objetivo é começar a faculdade já no próximo ano, saiba que ainda há alternativas viáveis além do Enem. Diversas instituições públicas e privadas realizam seus próprios vestibulares, cujas inscrições ainda vão abrir nos próximos meses.
Vestibular da Fuvest (USP)
Para quem sonha em estudar na Universidade de São Paulo (USP), o Vestibular da Fuvest 2026 é uma excelente opção. As inscrições vão de 18 de agosto a 7 de outubro de 2025. A primeira fase será aplicada em 23 de novembro, com a segunda fase nos dias 14 e 15 de dezembro.
Vestibular Unesp 2026
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) também está com inscrições programadas. O prazo será de 4 de setembro a 8 de outubro de 2025, com a primeira fase marcada para o feriado de 2 de novembro e a segunda fase nos dias 7 e 8 de dezembro. O calendário completo você encontra neste link.
Vestibular Unicamp 2026
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), outra gigante do ensino superior público paulista, abrirá inscrições para o Vestibular 2026 entre os dias 1º de agosto e 1º de setembro de 2025. A primeira fase será realizada em 26 de outubro, com a segunda fase nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.
Além disso, a Unicamp oferece um processo de ingresso via notas do Enem, mas para isso o estudante precisaria ter participado de edições anteriores do exame.
Faculdades privadas
Quem busca ingressar no ensino superior ainda em 2026 sem passar por vestibulares muito concorridos também pode apostar nas faculdades particulares com processos seletivos próprios ou mesmo com programas de bolsas de estudo.
Plataformas como a Quero Bolsa oferecem até 80% de desconto nas mensalidades, sem necessidade de Enem, nem comprovação de renda. Muitas dessas instituições ainda estão com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2026.