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Tem como o professor descobrir que usei o Chat GPT? Entenda!

Usou o Chat GPT ou outra ferramenta de inteligência artificial (IA) em trabalhos ou atividades? Entenda se é possível o professor descobrir e veja dicas de como usar

Com a evolução e difusão da inteligência artificial (IA) cada vez maior na sociedade, não é novidade que diversos estudantes passaram a utilizar o chat GPT e outras ferramentas de IA para auxiliar na realização de atividades e trabalhos acadêmicos.

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No entanto, essa realidade traz uma dúvida frequente que, se já não foi, provavelmente será feita por todos os alunos: afinal, é possível o professor “descobrir” que usei o Chat GPT ou alguma outra IA para fazer o trabalho/tarefa? Ou isso é impossível? Confira a resposta para essa e outras questões a seguir!

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Afinal, tem como o professor descobrir que usei o Chat GPT?

Para todos os alunos que acreditam que os professores não conseguem identificar se alguma tarefa foi feita totalmente pela IA, a resposta pode ser chocante: sim, é possível que o professor descubra. Inclusive, a própria Open AI, empresa criadora do Chat GPT, tem uma tecnologia que identifica se um texto é produzido por IA ou não.

Isso porque as IAs, por mais inteligentes e complexas que sejam, possuem padrões de escrita e estruturação muito parecidos, que não necessariamente são padrões humanos de produção de texto, conforme explica Felipe Menezes, diretor de inovação e um dos fundadores da Max.IA. 

“Essas tecnologias (de identificação) existem e a tendência é que elas cresçam exatamente para que possam “ferramentalizar” o ser humano para identificar quando o texto é criado ou não por IA”, pontua.

Guilherme Camargo, especialista em educação e fundador da Sejunta Tecnologia, compartilha da mesma percepção. Para ele, é bem possível que educadores consigam identificar textos gerados por IA por meio de ferramentas que checam plágio e que foram desenvolvidas para reconhecer padrões. 

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No entanto, segundo ele, apesar de ser possível utilizar ferramentas que fazem a checagem do material enviado pelo estudante, o ideal é garantir que o aluno seja ativo no processo e desenvolva habilidades. 

“Recomendamos sempre que os professores e as escolas, de uma maneira geral, repensem os métodos de avaliação. Isto é, que possamos avaliar o desenvolvimento das habilidades do estudante e não um arquivo de texto em si”, explica.

Como usar a IA da forma correta e eficiente?

Ao contrário do que alguns podem pensar, usar IAs como o Chat GPT em trabalhos e atividades acadêmicas não deve ser para fazer o famoso “copia e cola”. Isso não ajuda a aprender e ainda corre o risco do aluno ser “pego” pelo professor e tirar zero. 

Pelo contrário, a IA pode ser uma ótima ferramenta para o estudante se ele souber utilizar de uma forma saudável e inteligente, como algo que o ajude na sua pesquisa sobre determinado conteúdo e ainda explique algum enunciado de questão.

Para isso, conforme explica Guilherme Camargo, se faz necessário redefinir o escopo da atividade. “Quando as atividades não exigem que o estudante seja ativo no processo, que ele trabalhe em equipe e que ele exponha suas ideias, usualmente eles utilizam ferramentas para copiar e colar, seja no formato que for”, ressalta.

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Para começar a construir uma cultura de uso saudável da IA, o primeiro passo, explica Guilherme é fazer uma espécie de “introdução à IA” para os alunos em sala de aula, no intuito de demonstrar as diferentes ferramentas, diferentes possibilidades de uso e também o que é adequado e o que não é. 

Com esta cultura de uso da IA estabelecida, os estudantes podem gerar e apresentar ideias, programar, resolver problemas, realizar pesquisas e muito mais por meio da IA. O diretor Felipe Menezes compartilha da mesma visão ao afirmar que alunos devem usar a IA como orientadora do que deve ser feito e não como uma ferramenta que executa. 

“A IA tem o potencial de gerar mais eficiência trazendo um processo de aprendizagem com menos atrito, mais fluido, isso porque ela consegue processar infinitas possibilidades de caminhos e sugerir aquele que é o mais adequado para cada indivíduo. Não necessariamente ela vai responder uma pergunta, mas ela pode mostrar para o aluno qual é a melhor forma de ele aprender sobre aquela pergunta que está sendo feita”, conta.

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Como a escola e os professores podem usar a IA de forma eficiente?

Além dos alunos, o uso de IA pode beneficiar e muito os professores e as próprias instituições de ensino, uma vez que é possível agilizar processos técnicos e inclusive reduzir potenciais custos, financeiros e de tempo. 

O especialista Guilherme Camargo relata que, por exemplo, a IA pode ajudar o trabalho dos professores no desenvolvimento de tarefas mais mecânicas, como elaborar quizzes, simulados, apresentações ou até mesmo na correção de provas e trabalhos.

“Um dos usos possíveis é gerar apresentações de powerpoint inteiras com base em arquivos de texto, já com imagens, transições e tudo o que é necessário. A economia de tempo ao montar a apresentação de powerpoint pode ser utilizada para muitas outras coisas, fazendo com que o tempo do professor renda mais e não seja necessário passar tanto das horas habituais de trabalho”, explica.

Em relação às escolas, o diretor de inovação da Max.IA, Felipe Menezes, destaca que a IA tem a capacidade de aumentar a eficiência e tomar conta de processos extremamente necessários mas que hoje dão muito trabalho e que não necessariamente a instituição consegue entregar com eficiência máxima, como a própria avaliação:

“A IA tem esse poder

[…] de deixar esse processo de constituição da avaliação mais eficiente, de forma a gerar tempo pra que os gestores e professores possam se dedicar àquilo que o ser humano precisa fazer, que é o relacionamento com os alunos e a preparação de aulas com alta qualidade”, reitera.

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