Neste domingo (09/11), os candidatos de todo o Brasil estão focados no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
O tema de redação proposto para este ano foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A divulgação foi feita pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
Camilo Santana/X
Em resumo:
O tema de redação do Enem 2025 é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
O candidato precisa elaborar um texto dissertativo-argumentativo, no qual deve defender um ponto de vista por meio de argumentos bem estruturados, que podem incluir tanto aspectos favoráveis quanto contrários ao tema.
O tempo total de duração da prova neste primeiro dia é de 5 horas e 30 minutos.
Rayane Roale, assistente pedagógica da plataforma Redação Nota 1000, apontou a semelhança com a pergunta discursiva da Prova Nacional Docente, o nível de complexidade mediano e possíveis repertórios para os candidatos.
Bom, é um tema um tanto inesperado, já que algo parecido caiu na PND. Era um assunto que a gente não estava esperando, mas por ainda não ter sido explorado com profundidade e considerando a importância que esse tema tem na atualidade e na sociedade brasileira, é um excelente tema para ser trabalhado.
Thiago Braga, autor e professor de Língua Portuguesa do Colégio e Sistema pH
Nivel de complexidade para o candidato
[…] O nível de complexidade é mediano. Diferente de temas como tecnologia, que podem ser mais difíceis por algumas pessoas terem menos acesso a esse tipo de conteúdo, a questão da idade é algo que perpassa todas as camadas da sociedade. Todos enfrentam o envelhecimento, e vivemos hoje um cenário em que a população brasileira está envelhecendo cada vez mais.
Nesta edição, os participantes deverão escrever sobre "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, respeitando os critérios do edital do exame.
Os pontos fortes do tema estão relacionados ao fato de ser uma questão nacional, que afeta o país como um todo, sem depender de classe social ou região.
As possíveis dificuldades para os candidatos podem estar justamente na surpresa, já que muitos não esperavam esse tema e talvez não tenham pensado com antecedência em como abordá-lo.
Ainda assim, acredito que não será um tema difícil de desenvolver, pois há muito repertório disponível, bastante conhecimento de mundo e informações amplamente disseminadas sobre o assunto.
Repertórios socioculturais
Entre os repertórios socioculturais possíveis, podem ser citados o filme O Senhor Estagiário, que trata da retomada de uma carreira na terceira idade, e a animação Up – Altas Aventuras, que aborda a dificuldade das pessoas idosas em impor suas vontades e desejos diante da sociedade.
Também é pertinente mencionar o Estatuto do Idoso, que existe no Brasil, mas muitas vezes é negligenciado, além da Constituição Federal, que em seu artigo 5º prevê igualdade de direitos para todos os brasileiros, concluiu Rayane Roale
Como é a redação do Enem?
Na redação do Enem, os participantes devem elaborar um texto dissertativo-argumentativo a partir de um tema de natureza social, científica, cultural ou política.
Isso significa que o candidato precisa defender um ponto de vista, utilizando argumentos consistentes, que podem incluir perspectivas favoráveis e contrárias.
Além disso, a redação deve apresentar uma conclusão propositiva, indicando possíveis ações ou medidas que contribuam para resolver ou minimizar o problema abordado.
Vale lembrar os temas de redação do Enem dos últimos cinco anos:
2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.
2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.
2022 – Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil.
2023 – Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
2024 – Desafios para a valorização da herança africana no Brasil
O tempo total de duração da prova neste primeiro dia é de 5 horas e 30 minutos.
O exame continua no próximo domingo, dia 16 de novembro, em que os candidatos terão mais 5 horas de prova para resolver mais 90 questões de múltipla escolha sobre Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Se você não vai fazer ou não fez a prova do Enem por algum motivo, saiba que existem outras formas de entrar na faculdade que você sempre quis sem a nota do Enem!
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.