Unesp 2024: veja qual foi o tema de redação e conteúdos da 2ª fase
Saiba qual foi o tema de redação da Unesp 2024 e confira outros temas que caíam no primeiro e segundo dia de prova da segunda fase do vestibular
Nesta segunda (11), ocorre o segundo dia de prova da segunda fase do vestibular de 2024 da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Neste dia, os candidatos realizam 12 questões de Linguagens e Códigos e uma redação.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
No domingo (10), foi a vez do primeiro dia de provas. Os participantes responderam 12 questões de Ciências Humanas e 12 questões de Ciências da Natureza e Matemática. Nessa edição, a segunda fase voltou a ser composta de questões dissertativas, após três edições de questões objetivas.
No primeiro dia, segundo a Vunesp, a prova da Unesp foi aplicada para 29.002 candidatos em 35 cidades, sendo 31 no estado de São Paulo e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). São oferecidas 6.596 vagas em 24 cidades nessa edição.
Veja: Segunda fase da Unesp é dissertativa?
+ Quando sai o resultado da Unesp 2024?
Qual foi o tema de redação da Unesp 2024?
A redação do vestibular da Unesp é uma prova que requer dos candidatos a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, no qual o candidato deve desenvolver uma tese sobre o tema, apresentando argumentos coerentes e bem fundamentados para sustentá-la.
Na edição da Unesp 2024, o tema de redação foi: “É possível um futuro off-line?”. A proposta de redação contou com três textos motivadores, sendo um em formato de tirinha, veja:
De acordo com Nicole Stallivieri, professora de Língua Portuguesa e assessora pedagógica da Plataforma Amplia, o tema de redação proposto pela Unesp, “É possível um futuro off-line?”, manteve formato de pergunta, o que pede um posicionamento do aluno bem reflexivo, ainda que a questão seja social.
“A gente vê uma pergunta hipotética, e que o aluno precisa responder considerando as mudanças e transformações pelas quais a gente passa ao longo dos anos em que a gente criou e cria uma dependência dos meios digitais, uma dependência de informação, de conexão”, pondera.
Ainda segundo a professora, o tema da Unesp foi muito bem relacionado com a atualidade. “Temos visto a questão da IA, da mudança no mercado de trabalho em relação às profissões, temos criado uma dependência ao digital e isso têm gerado também alguns transtornos de ansiedade, então depende muito do que os textos motivadores indicaram pro aluno, mas são questões super pertinentes de uma problemática muito atual”, afirma.
O professor de Redação do Curso e Colégio Oficina do Estudante, Mateus Leme, ressalta que o tema, “É possível um futuro off-line?, diferente de outras provas, como o Enem, não era centrado no Brasil e por isso exigia uma abordagem mais ampla. Assim, o aluno teria que abordar a humanidade como um todo, o que pode ter sido uma dificuldade a mais.
Em relação aos textos motivadores, o professor Mateus também destaca uma novidade significativa: a presença de quatro tirinhas.
“A presença de tirinhas é tradicional em provas de dissertação, mas nunca antes a UNESP tinha colocado quatro tirinhas. No caso, foram tirinhas do cartunista André Dahmer, elas compunham o primeiro texto da coletânea. Depois havia outros dois textos também. Então, tivemos uma novidade importante em relação à coletânea”, explica.
Leia mais: O vestibular da Unesp tem leitura obrigatória? Descubra!
+ 15 cursos mais fáceis de entrar na Unesp; veja quais são
O que caiu nas provas da segunda fase da Unesp?
No primeiro dia da segunda fase os estudantes fazem questões de ciências humanas e sociais aplicadas (história, geografia, filosofia e sociologia); ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física) e matemática. Segundo candidatos, o primeiro dia de prova foi considerado um nível de dificuldade médio.
Alguns temas diferentes abordados foram: crescimento de população da Índia em Geografia, perda de prótons de abelhas em Física, simetria do caramujo e mutação de uvas brancas em Biologia, ditadura na Argentina e democracia racial em História.
O caderno de prova do 1º dia já está disponível no site da Vunesp. Às 20h desta segunda-feira, dia 11 de dezembro, os vestibulandos poderão conferir o caderno de prova do 2º dia. Já o resultado final do processo seletivo será divulgado em 31 de janeiro de 2024.
Confira: Unesp: confira os 12 cursos mais concorridos
+ USP, Unesp e Unicamp aderem ao Vestibular Paulista Seriado
Não fez a prova da Unesp ou foi mal?
Fique tranquilo, pois, além da Unesp, existem outras instituições de ensino superior que são bem avaliadas pelo MEC! Inclusive, em muitas, é possível conseguir uma bolsa de estudos durante todo o curso e pagar muito menos!
Com a Quero Bolsa, por exemplo, você pode entrar na faculdade que você quer com bolsas de estudo de até 80%. Não é preciso ter feito o Enem, nem comprovar renda. Clique no botão abaixo para ver as ofertas disponíveis para o curso que deseja:
Veja algumas das faculdades parceiras bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC):
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
- UFBRA
Saiba também: Quero Pontos: Veja como a Quero Bolsa pode pagar suas mensalidades
+ Quero Bolsa: veja tudo o que você precisa saber sobre o site de bolsas de estudo
Ainda não decidiu qual curso fazer?
Agora, se você não sabe ainda qual curso fazer e está em dúvida sobre algumas opções, algo que pode te ajudar muito é fazer um teste vocacional. Abaixo você consegue fazer o Teste Vocacional da Quero Bolsa, é rápido e totalmente grátis: