Começa na próxima segunda-feira (08) a segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 2021. A prova é aplicada em dois dias seguidos, com cinco horas de duração cada.
Sem mudanças no formato por conta da Covid-19, no primeiro dia o candidato deverá produzir uma redação e resolver oito questões dissertativas de Português e duas de Inglês. Já no segundo dia, o participante resolverá 22 questões dissertativas, sendo que 12 variam de acordo com o curso escolhido.
Saiba mais: Como é a redação da Unicamp?

Para ajudar a se preparar para a prova, Vitor Ricci, coordenador do curso pré-vestibular Poliedro, separou cinco dicas para melhorar o seu desempenho na segunda fase do vestibular da Unicamp 2021. Confira:
Veja também: Poliedro realiza aulão gratuito de redação da Unicamp 2021
1 - Atente-se aos diferentes pesos das disciplinas
Você sabia que o peso de cada matéria varia de acordo com o curso desejado? A primeira recomendação do coordenador é que os inscritos no vestibular leiam o edital da prova e se atente a essas informações.
Afinal, além de ser uma estratégia de estudo, isso também pode ser uma ajuda na realização da avalição, afinal, se no dia estiverem com duas questões em branco, por exemplo, o estudante pode escolher fazer a que possui um maior peso no processo seletivo do seu curso.
2 - Invista na revisão
Criar um plano de estudos pode ajudar na revisão durante os últimos dias. "O recomendado é distribuir o tempo intensificando o foco nas disciplinas de maior prioridade ou com as quais o estudante não tenha tanta facilidade", explica Ricci.
Além disso, é preciso reservarr um momento de descanso nos últimos dois dias antes da prova, para não correr o risco de diminuir seu rendimento e desempenho na data do vestibular por estar sobrecarregado e indisposto.
3 - Mantenha a clareza e a objetividade
A segunda etapa possui apenas questões dissertativas e, por isso, é preciso manter manter a clareza e a objetividade respondendo exclusivamente o que foi pedido no enunciado.
"Após a leitura atenta da questão, grifar os comandos principais pode ajudar na compreensão da resposta mais adequada, evitando desvios", reforça o coordenador. Além disso, também é importante fazer uma checagem de que tudo foi contemplado no texto, caso contrário, a nota pode ser reduzida.
4 - As questões da segunda fase possuem itens independentes
"Particularmente para a prova da Unicamp, temos questões dissertativas com item A e B. São quatro pontos por questão, com dois pontos por item. Não há nota fracionada, ou seja, o vestibulando pode obter notas 0, 1 ou 2. Entretanto, os itens são independentes!", reforça.
Ou seja, caso o estudante não saiba resolver o primeiro item, deve pular para o segundo, sem perder tempo, mas não desistir da questão como um todo.
5 - Atenção redobrada para a prova de Química
Nas últimas edições do vestibular da Unicamp, as questões de Química têm sido bastante rigorosas e com enunciados complexos, exigindo capacidade de interpretação e senso crítico dos alunos.
"Em edição anterior, os estudantes precisavam fazer cálculos e reescrever uma legislação com base nos resultados. A nota média dos candidatos na prova de Química foi baixa nos últimos anos e é reflexo da exigência maior na prova dessa disciplina.", explica Ricci.
Então, intensificar os estudos da matéria e refazer questões de outros anos pode ajudar na compreensão do exame.
Veja também:
Unicamp 2021: veja concorrência das graduações no vestibular
Confira o calendário completo do vestibular Unicamp 2021