Ela veio de Tucuruí, no Pará, para estudar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte em 2014. Na época, ela se mudou para fazer o curso de Publicidade e Propaganda, que concluiu em 2018.
Ela conta que a escolha do curso influenciou a vinda a Minas, pelo mercado no qual ela buscava se inserir: “Na época, eu só sabia o que todo mundo pensava. Que era propagandas de televisão e tal. Meu primeiro contato com publicidade foi quando eu recebi o convite de formatura do meu primo, que também é publicitário. Eu tinha onze anos de idade e achei muito legal o convite que era um jogo de baralho.”
O Pedro Galvão foi um dos alunos que saíram do interior para estudar na capital. Ele veio do sul de Minas, uma cidade chamada Poços de Caldas e conta como foi o ritmo de preparo para disputar uma vaga entre as universidades federais de Minas Gerais.
Ele conta que teve um preparo intensivo para o Enem e que estudava muito para o Exame. “Eu tinha aula o dia inteiro, prova todo sábado, algumas vezes até no domingo também. Então meu último ano do ensino médio, foi um ano bem preparatório, tipo pré-vestibular”.
Para Pedro a mudança foi de alguns quilômetros (cerca de 470km), mas foi uma novidade. Ele nunca havia visitado a capital: “Não tinha ninguém que eu conhecia que morava aqui. Eu vim pra cá muito novo, tinha acabado de fazer dezoito anos, nem conta no banco tinha e mudei pra cá pra um lugar perto da federal. Eu não sabia muito como andar em BH. Evitava no começo, porque eu não sabia me locomover aqui direito”.
Para ele, a oportunidade de mudar para começar a estudar trouxe muita responsabilidade e independência. “A gente começa a ser mais independente, principalmente nas universidades federais. Acho que o aluno precisa correr atrás das informações, acho que isso é uma coisa muito legal, porque faz com que os alunos amadureçam e tenham uma visão muito diferente”.
Veja também:
+ 50 melhores faculdades de publicidade e propaganda, segundo o MEC
+ 9 séries para aprender inglês sozinho
O caminho pode ser longo, mas vale a pena
Assim com Pedro, Ana Júlia não conhecia BH. Ela conta que o mercado foi um dos grandes fatores que a levaram mudar de estado para estudar: a principal motivação foi a minha área porque a publicidade é uma área que infelizmente ainda está sendo explorada. Na minha cidade, o mercado de comunicação era mais restrito e era mais considerado como um gasto e não como um investimento, então eu sabia que eu queria me desenvolver em outro lugar.
A oferta do curso de Publicidade também foi um fator determinante para a mudança da Ana Júlia. “É difícil você encontrar o curso de Publicidade em faculdades públicas no interior”, ela conta.
A cultura do local também ajudou na decisão de buscar a vaga na Federal de Minas Gerais: “Sempre achei a cultura mineira muito incrível. Sempre achei tudo muito hospitaleiro, muito bacana, muito gente boa e a comida maravilhosa”.
Ana Júlia veio para Belo Horizonte, sozinha, e conta que foi uma mudança de vida: “Realmente é muito diferente, mas apesar dos desafios, foi muito bom ter vindo pra Minas, quando eu passei no SISU. Eu saí com dezesseis anos, e sempre estive muito focada no objetivo de estudar na UFMG. Sair de casa, tem sempre esse gosto de liberdade, então eu gostei muito dessa sensação de coisa nova”. Desde que veio para Belo Horizonte, Ana Júlia mora em repúblicas estudantis e considera que a adaptação foi a peça chave para encarar novos desafios.
“Eu amo BH. Acho que todo mundo aqui me acolheu muito bem. Eu me sinto muito querida”.
Hoje ela é formada em Publicidade e Propaganda pela UFMG, Pós-Graduanda em Comunicação Digital pela PUC Minas e é Analista de Marketing em uma grande empresa de tecnologia de BH.
“Se você me me perguntar se valeu a pena. Apesar da saudade, dos desafios,e os perrengues. Com certeza, eu faria tudo de novo”, completa.
Simulador de nota do Enem
Quais são as universidades federais em Minas Gerais
Veja quais são as 11 faculdades federais em Minas Gerais: