Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Universidades trazem cursos voltados a cães, gatos e outros animais de estimação

por Mathias Sallit em 28/03/19 330 visualizações

Não é segredo para ninguém que quase todas as pessoas do mundo amam cães, gatos e qualquer outro tipo de animal doméstico. O que nem todo mundo sabe é que a paixão pelos bichos pode ser tão grande a ponto de universidades oferecerem cursos focados para trabalhar com esses animais de alguma maneira.

Para os amantes dos animais de estimação, existem cursos especializados na saúde dos pequenos, que são considerados parte de muitas famílias. Os cursos podem ser de graduação ou pós-graduação.

A graduação de Medicina Veterinária aborda os cuidados de animais domésticos e de pequeno porte. O veterinário pode trabalhar em mais de 80 áreas diversas, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Veja mais:
Medicina Veterinária: o que esperar do curso?
Quais são as áreas de atuação da Medicina Veterinária?

E é claro que uma dessas áreas de especialidades pode ser tratar de animais de pequeno porte, como gatinhos, cachorrinhos, hamsters e aquela sua iguana que você chama de filha.


Medicina Veterinária com Foco em Animais de Pequeno Porte

E um desses casos é a Faculdade Anclivepa, que possui o curso de Medicina Veterinária com Foco em Animais de Pequeno Porte.

A coordenadora do curso, Adriana Ramos Moura*, diz que o curso foca nos cuidados de animais de pequeno porte, apesar de não exclusivamente. São três semestres da graduação que trabalham com esse tipo de animal, como cães e gatos.

“Estes semestres totalmente voltados para pequenos animais contabilizam mais horas do que uma pós-graduação. Mas também é importante que o aluno tenha outras matérias que estudam outros bichos, como os silvestres ou ornamentais, por exemplo”, conta a coordenadora.

A grade curricular do curso também traz aulas de anatomia, nutrição animal, estudo de doenças, animais silvestres, bovinos, aves e, inclusive, noções de empreendedorismo e marketing, que pode ser importante para quem pretende ter uma clínica própria.


Ortopedia em Cães, Gatos e Pets Exóticos

Para os veterinários já formados que buscam uma pós-graduação, existem especializações que focam no trabalho com animais de estimação. Esse é o caso da Universidade Paranaense (Unipar), que possui diversos cursos com esse perfil.

Um deles, diferencial para o currículo de um veterinário, é "Ortopedia em Cães, Gatos e Pets Exóticos". O curso capacita os profissionais a atuarem na área da Ortopedia voltada para esses animais, disciplina que nem sempre está nas grades das graduações.

Os estudantes ainda contam com a possibilidade de colocar em prática os conhecimentos, com aulas que acontecem no Hospital Veterinário no campi de Umuarama da Unipar, que atende animais domésticos e silvestres de pequeno e grande porte há mais de 20 anos.

Bolsas por WhatsApp

Procurando bolsas de estudo? Clica no botão acima e envia a mensagem!

As disciplinas do curso passam por Acupuntura e Tratamentos Paliativos, Amputações, Anatomia óssea, Biologia e consolidação óssea, Cirurgias articulares, Farmacologia aplicada à Ortopedia, Fisioterapia, Imobilizações e bandagens, Paciente Ortopédico Felino e Radiologia voltada à Ortopedia.

Além dessa pós-graduação, a Unipar possui outros cursos de especialização na área, como "Clínica e Reprodução de Bovinos", "Clínica de Animais de Estimação" e "Dermatologia em Cães, Gatos e Pets Exóticos".



Universitários começam cedo a atender em hospitais

Nos hospitais, os alunos aproveitam a estrutura para praticar e se preparar para exercerem a veterinária no futuro.

“Atualmente vemos que os tutores de animais investem o que for preciso, tanto em prevenção quanto em tratamentos curativos, para que seus mascotes possam levar uma vida saudável", comenta Gian Lourenço Augusto, professor de Medicina Veterinária na Unipar.

Quanto ganha um veterinário?

Na Unipar, o hospital veterinário disponibiliza recursos que colaboram com o aprendizado prático dos estudantes. Segundo Gian, a estrutura facilita a realização de um trabalho de alto nível técnico e seguro para os animais. "O melhor é que temos tecnologia para isso e médicos veterinários cada vez mais interessados em se especializarem”.

Já a Aclivepa possui quatro hospitais veterinários em São Paulo. Neles, estudantes da graduação começam a lidar com a profissão nas aulas práticas. 

“Nossa faculdade fica no mesmo prédio de um desses hospitais. Só nesse local são atendidos mais de 300 bichinhos por dia, então o estudante consegue ter um contato direto com a rotina veterinária desde o início da faculdade, o que é muito importante para sua formação”, diz Adriana.

O Hospital Anclivepa aceita estudantes após um processo de realização de prova e análise curricular. O período de aprendizado no hospital pode variar entre um e dois anos dependendo da área. É possível atuar com Clínica Médica de Pequenos Animais, Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, Anestesiologia de Pequenos Animais e Diagnóstico por Imagem.

*Entrevista concedida em janeiro para o artigo "Medicina Veterinária: o que esperar do curso?"

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54