Psicanálise na SBPI
- 70 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 49,98
Como é o curso de Psicanálise na SBPI?
Psicanálise é a abordagem terapêutica criada por Sigmund Freud. Ela busca entender os processos inconscientes que influenciam pensamentos, emoções e comportamentos, utilizando técnicas como a interpretação de sonhos e a livre associação. A área explora conflitos internos, desejos reprimidos e experiências passadas, promovendo mudanças emocionais e comportamentais.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências da saúde
Duração: Em geral, até 2 anos
O que você vai aprender?
Ambientação Digital
Bases Biológicas Dos Processos Psicológicos
Diversidade Étnico-cultural
Neurofisiologia
Como é a faculdade SBPI
Resumo da faculdade
- 1 curso de graduação
Dúvidas mais frequentes
Os cursos da SBPI se destacam por contar com diversos recursos para o desenvolvimento da aprendizagem. Entre eles, apostilas, material didático disponível para download, indicação de filmes, grupos de estudos e acompanhamento bem próximo dos professores.
A formação em Psicanálise vincula estudos teóricos e práticos. Ela é disponibiliza na modalidade presencial ou EaD e têm duração de 1 a 2 anos para cursos de pós-graduação, e 4 anos para cursos de graduação.
De acordo com o e-MEC, A graduação em Psicanálise é ofertada por apenas uma instituição de ensino no Brasil, o Centro Universitário Internacional (UNINTER). O curso é orientado pelas teorias psicanalíticas, história da psicanálise, e metodologias de pesquisa. Além disso, inclui estudos sobre psicopatologias, psicologia do desenvolvimento, e a influência da cultura e da sociedade nos processos psíquicos.
Ao ingressar no curso de Psicanálise, o estudante tem contato com disciplinas como:
- Desenvolvimento Humano;
- Filosofia;
- Relações Transferenciais;
- Análise de Casos Clínicos;
- Psicanálise, Saúde e Sociedade;
- Substâncias Psicoativas;
- Psicanálise e Criminologia;
- Psicopatologia;
- Psicofarmacologia;
- A Ética em Psicanálise;
- Estruturas Psicanalíticas;
- Cultura e Linguagem.
Quantos anos dura a faculdade de Psicanálise?
A faculdade de Psicanálise tem duração de quatro anos, com carga horária de 3.200 horas em nível de bacharelado. No Brasil, a ela é disponibilizada exclusivamente pela UNINTER, com o objetivo de formar psicanalistas que exploram temas relacionados à mente, inconsciente, comportamento humano e as teorias desenvolvidas por Sigmund Freud.
Quem pode fazer a faculdade de Psicanálise?
Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio pode ingressar na graduação em Psicanálise, desde que seja aprovada no processo seletivo da instituição de ensino que oferece o curso.
A pós-graduação, entretanto, é acessível apenas por profissionais que já concluíram o percurso acadêmico, em áreas relacionadas à psicologia, saúde, educação e ciências humanas.
Psicanálise é a abordagem terapêutica criada por Sigmund Freud. Ela busca entender os processos inconscientes que influenciam pensamentos, emoções e comportamentos, utilizando técnicas como a interpretação de sonhos e a livre associação. A área explora conflitos internos, desejos reprimidos e experiências passadas, promovendo mudanças emocionais e comportamentais.
O curso de Psicanálise estuda a mente humana e os processos inconscientes que influenciam comportamentos. Durante o curso, os alunos estudam temas como a teoria do inconsciente, os mecanismos de defesa, a formação dos sintomas neuróticos, e o desenvolvimento psicossexual. As disciplinas também abordam a interpretação de sonhos, a técnica da livre associação, e a análise das resistências e transferências que ocorrem na relação entre analista e paciente.
Em vínculo com os estudos teóricos, o curso inclui componentes práticos, como a realização de atendimentos supervisionados e o contato laboratorial. Ao final do percurso acadêmico, o profissional está habilitado para atuar como psicanalista, atendendo em consultórios particulares, clínicas e instituições de saúde mental.
A duração do curso de Psicanálise pode variar de 1 a 4 anos, dependendo da instituição e do nível de aprofundamento desejado. Existem programas de bacharelado, mestrado e especializações.
Quem criou a Psicanálise?
A Psicanálise foi criada por Sigmund Freud, um médico neurologista austríaco, no final do século XIX. Ele desenvolveu essa abordagem enquanto buscava entender os processos mentais inconscientes e a forma como eles influenciam o comportamento humano. Freud acreditava que problemas emocionais e mentais tinham origem em conflitos inconscientes, especialmente relacionados a desejos reprimidos e traumas da infância.
A Psicanálise, portanto, tornou-se uma prática clínica e também uma teoria sobre o funcionamento da mente humana, com impacto nas áreas da psicologia, psiquiatria e ciências humanas.
Para que serve a Psicanálise?
A Psicanálise serve para tratar conflitos emocionais e psicológicos, considerando aspectos inconscientes como fatores que influenciam pensamentos, comportamentos e sentimentos. Ela busca acessar conteúdos reprimidos, como traumas e desejos, que podem causar sintomas como ansiedade, depressão e comportamentos repetitivos.
Por meio de técnicas como a livre associação e a interpretação de sonhos, a Psicanálise estimula a autocompreensão e oferece a base teórica para a compreensão da mente humana e seus processos inconscientes.
Qual é a diferença entre Psicologia e Psicanálise?
A diferença entre a Psicologia e Psicanálise está nas abordagens adotadas. A Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais, incluindo emoções, pensamentos e relações sociais. Já Psicanálise é o estudo do inconsciente e dos processos mentais reprimidos. Ela busca tratar distúrbios emocionais por meio de técnicas como a livre associação e a interpretação de sonhos.