O Serviço de Psicanálise em Atenção à Infância e a Família (SEPAI) é uma instituição privada de atendimento clínico e ensino, criada em 2004 na cidade do Rio de Janeiro.
Ele oferece cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento profissional na área de ciências biológicas.
2 cursos de pós-graduação
1 unidade no estado de Rio de Janeiro
O SEPAI tem sua origem ligada à Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, e também trabalha em parceria com a Universidade Candido Mendes nos programas de pós-graduação e cursos de extensão. O foco é no campo da saúde, nas áreas de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, tendo como público-alvo psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, assistentes sociais e enfermeiros.
O SEPAI nasceu no Hospital São Zacharias, um centro de referência em saúde, que faz parte da Santa Casa do RJ;
A ligação com o Hospital São Zacharias abre possibilidades de estágios para os alunos na rede pública de saúde mental;
Experiência de 15 anos em atendimentos clínicos e em cursos de pós-graduação com professores qualificados;
Cursos com foco eminentemente clínico.
Os cursos do SEPAI são oferecidos no Centro do Rio de Janeiro, próximo da estação de metrô Carioca.
As aulas são ministradas nas dependências da Universidade Candido Mendes, oferecendo aos alunos toda a infraestrutura da instituição.
Nos seus 15 anos de experiência, o SEPAI sempre formou turmas com uma média de 30 alunos cada. Eles chegam à instituição vindo de várias cidades do Rio de Janeiro (como Resende, Friburgo, Cordeiro e Petrópolis) e também de outros estados do país.
Muitos desses alunos conseguiram licenças para dedicação exclusiva ao curso, que tem aulas sendo realizadas em três sábados por mês.