A Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma instituição de ensino superior pública, ligada ao governo federal. Credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) em 1960, ela tem sede na cidade de Goiânia (GO).
A UFG oferece cursos de graduação e pós-graduação (especializações, mestrado e doutorado) nas áreas de ciências humanas, biológicas e exatas, disponibilizando, como forma de ingresso, o vestibular da instituição
mais de 18.000 alunos matriculados
mais de 2.280 docentes
170 cursos de graduação
33 unidades no estado de Goiás
Uma das mais importantes universidades da região Centro-Oeste do país, a UFG tem um corpo docente altamente qualificado e investe na inovação em diversas áreas, dos métodos pedagógicos à infraestrutura.
A universidade conta com o Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) para auxiliar os estudantes em sua jornada acadêmica. Além disso, a instituição conta com o Centro de Seleção (CS), atuando com processos seletivos.
A UFG conta com o restaurante universitário, no qual os estudantes podem usufruir de uma refeição saudável e de baixo custo.
96% dos professores efetivos da instituição com titulação de mestrado ou de doutorado;
Práticas pedagógicas inovadoras, como aprendizagem em rede e baseada na solução de problemas;
Media Lab: laboratório de inovação em mídias interativas, com estúdios e áreas de pesquisa em software e hardware;
CEI: centros de empreendedorismo e incubação de empresas que ajudam a promover o lançamento de novos negócios.
Boa
406 avaliações
Ariane Carneiro • Letras - Inglês
Boa estrutura e professores competentes
Wellida Pereira • Letras - Espanhol (Segunda Licenciatura)
Excelentes professores pesquisadores, ensino que visa a autonomia e produção!
Lourenço Oliveira • Odontologia
PPC E NL
Gracielly Queiroz • Arquitetura e Urbanismo
A universidade federal de Goiás é um excelente centro de ensino.
Gabriela Duarte • Engenharia de Transportes
Bem longe e afastado. Alguns professores deixam a desejar.
Bruno Santana • Teatro (Segunda Licenciatura)
Ótima estrutura e ambiente de estudo. Professores renomados e de boa performance
A UFG tem seis campi no estado de Goiás: dois em Goiânia (Samambaia e Colemar) e os outros quatro nas cidades de Aparecida de Goiânia, Catalão, Cidade de Goiás e Jataí.
O campus Samambaia é o maior deles, com quase 190 mil metros quadrados de área construída, e também a sede da instituição. Um dos destaques é seu complexo esportivo com quadras, campo de futebol e piscina. Também em Goiânia, mas na unidade Colemar, fica o hospital universitário da instituição.
Em Jataí, a UFG tem ampla estrutura para os cursos de ciências agrárias, como fazenda-escola e hospital veterinário.
A UFG foi fundada em 1960, com a fusão de cinco faculdades já existentes em Goiânia (GO): Faculdade de Direito, Faculdade de Farmácia e Odontologia, Escola de Engenharia, Conservatório de Música e Faculdade de Medicina.
A expansão para outras cidades de Goiás teve início em 1980 com a inauguração do campus Jataí. Três anos depois, a instituição chegou a Catalão. Mais recentes são as unidades de Cidade de Goiás (2009) e Aparecida de Goiânia (2012).
Para ingressar na instituição com a nota do Enem, o estudante deve aplicar resultado do exame no Sisu, programa de acesso ao ensino superior administrado pelo Ministério da Educação.
A primeira turma do curso de graduação em Inteligência Artificial (IA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) teve sua formatura celebrada com a participação do Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Superior (Sesu). A cerimônia, realizada no Centro de Cultura e Eventos da universidade, marcou o pioneirismo do curso em IA, que teve início em 2019 pelo Instituto de Informática (INF) da UFG.
O evento contou com a presença do secretário da Sesu, Alexandre Brasil, que enfatizou o papel crucial das instituições federais de ensino no contexto brasileiro e global, ressaltando a importância do curso de IA da UFG.
Já sabe a sua nota do Enem e quer estudar na UFG? Vejas as notas necessárias para entrar na UFG pelo Sisu.