A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é uma instituição de ensino superior pública, fundada em 1966, em São Luís, no Maranhão.
A UFMA oferece cursos de graduação, extensão e pós-graduação nas áreas de ciências humanas, biológicas e exatas, nas modalidades presencial e a distância.
mais de 43.000 alunos matriculados
mais de 1.930 docentes
150 cursos de graduação
48 unidades no estado de Maranhão
Os programas e projetos associados à Pesquisa e à Extensão são bastante valorizados na UFMA. Os cursos oferecidos são predominantemente presenciais, mas a educação a distância também ganha seu espaço na instituição. Ações de assistência à comunidade auxiliam na formação profissional, assim como um quadro de professores formado por 36,43% de mestres e 51,71% de doutores.
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu duas notas 4 (em escalas máximas até 5) em indicadores do Ministério da Educação (MEC): Conceito Institucional (CI - 2013) e Índice Geral de Cursos (IGC - 2019).
Hospital Universitário: referência estadual em procedimentos de alta complexidade em diversas áreas;
Programa Idiomas sem Fronteiras: parceria com o MEC que tem como objetivo incentivar o aprendizado de línguas;
Convênios com universidades espalhadas pelo mundo, proporcionando o intercâmbio de estudantes;
Programa de Iniciação Científica com incentivo à formação de novos pesquisadores.
Boa
184 avaliações
Israel Araújo • Odontologia
Diversas oportunidades de engajamento na esfera acadêmica
Ruan Bastos • Química Licenciatura
Oportunidade para Futuros Pesquisadores
Rosane Amorim • Educação Física (Pós - Graduação)
Uma universidade com diversas possibilidades
Micaias Santos • Música - Licenciatura
É de excelente estrutura, o prédio, além de ter ótimos professores.
Andresson Nunes • Pedagogia Licenciatura
Excelente
Victor Pereira • Ciência e Tecnologia
Professores flexíveis, altamente capacitados e dispostos, falta infraestrutura.
A UFMA possui dez unidades nas cidades de São Luís, Bacabal, Codó, Pinheiro, São Bernardo, Chapadinha, Grajaú, Imperatriz e Balsas, no Maranhão.
Em sua infraestrutura, há restaurante universitário, biblioteca, laboratórios específicos, Hospital Universitário, rádio universidade, residência estudantil e uma editora.
Para entrar na UFMA, o estudante deve realizar o Enem, aplicando o resultado da prova no Sisu, programa do governo de acesso ao ensino superior. É válido ressaltar que a média de pontos varia de acordo com cada curso. Por esse motivo, o estudante deve estar atento às disposições de vagas do programa.
Em relação ao ingresso nos cursos de mestrado e doutorado, os alunos devem participar de um processo de seleção prévio, definido de acordo com as normas dos conselhos internos da universidade.
Para auxiliar os estudantes em suas trajetórias acadêmicas, a UFMA possui o Sigaa (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), plataforma que reúne informações sobre matrícula, calendários, corpo docente, entre outras funcionalidades.
A UFMA também conta com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sistema que agrupa ferramentas e usualidades digitais, como videoaulas e materiais didáticos.
O Palácio Cristo Rei, sede da Reitoria da UFMA, foi construído em 1877 e é considerado um marco da arquitetura colonial de São Luís. Seus primeiros proprietários faziam parte de uma tradicional família maranhense que, posteriormente, doaram o espaço para o clero, que o transformou na primeira sede da Diocese da capital maranhense. Depois disso, abrigou a antiga Faculdade de Filosofia. Após ter parte de sua estrutura destruída por um incêndio, em 1991, o Palácio Cristo Rei passou por uma grande recuperação e se tornou um símbolo da antiga arquitetura maranhense.
Já sabe a sua nota do Enem e quer estudar na UFMA? Vejas as notas necessárias para entrar na UFMA pelo Sisu.