A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) é uma instituição de ensino superior pública federal, credenciada em 1953 pelo Ministério da Educação (MEC), em Diamantina (MG).
Oferece cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de ciências humanas, biológicas e exatas, nas modalidades presencial e EaD.
mais de 8.000 alunos matriculados
mais de 940 docentes
40 cursos de graduação
19 unidades no estado de Minas Gerais
A UFVJM se destaca por oferecer um ensino que incentiva o desenvolvimento de pesquisas e o envolvimento dos estudantes em serviços prestados à comunidade. Além disso, possui convênios com instituições estrangeiras promovendo o intercâmbio do conhecimento. Os estudantes também podem contar com programas que ajudam na permanência na universidade, como a assistência e a moradia estudantil.
A instituição recebeu nota 4 (em escala máxima até 5) no Índice Geral de Cursos (IGC), atribuído pelo Ministério da Educação (MEC), em 2019.
Programas de incentivo à pesquisa científica;
Transporte público para suas unidades de ensino, facilitando o deslocamento dos alunos;
Clínicas-escola: permitem a experiência prática do aprendizado para os estudantes;
Serviços públicos gratuitos oferecidos à população.
Boa
143 avaliações
Marina Rodrigues • Agronomia
A faculdade possui professores maravilhosos, o que falta é a estrutura.
Guilherme Ramos • Engenharia Agricola e Ambiental
Estrutura e profissionais
Beatriz Guimarães • Agronomia - Engenharia Agronômica
Avaliação da UFVJM
Vitória Gonçalves • Agronomia
Ensino e estrutura excelentes para a formação de profissionais
Nathália Gomes • Medicina Veterinária
Ótimo ensino, todos os professores são bem capacitados
Sâmara Ferreira • Ciências Contábeis
Caverna do dragão
A UFVJM possui cinco unidades em Minas Gerais: o campus I e o campus JK, em Diamantina; o campus Mucuri, em Teófilo Otoni; o campus Janaúba e o campus Unaí, nas cidades de mesmo nome.
Em sua infraestrutura, é possível encontrar além das salas de aula, laboratórios específicos, auditórios, anfiteatro, museu, sala de estudos, bibliotecas, laboratórios de informática, áreas de convivência, clínica-escola, fazenda experimental, clínica odontológica, farmácia-escola, ginásio poliesportivo, cervejaria-escola, padaria-escola, laboratórios de simulação de situações práticas e lousas digitais.
A instituição oferece meios de apoio a seus estudantes por meio de plataformas online. É o caso do portal da universidade e o Moodle, meios pelo qual o aluno tem acesso, na modalidade EaD, as disciplinas e questões acadêmicas relacionadas.
Além disso, a universidade conta com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), reitoria responsável pela política de ensino e gerenciamento acadêmico da instituição.
A UFVJM dispõe de um modelo próprio para ingresso dos estudantes na instituição, a Sasi (Seleção Seriada). Trata-se de um vestibular subdivido de três provas, cada uma contendo, individualmente, questões referentes aos anos do ensino médio. A primeira prova, é referente ao primeiro ano. A segunda, ao segundo ano, e assim por diante. Dessa forma, o estudante adquire uma média baseada nas três avaliações.
O estudante também pode ingressar na UFVJM por meio da nota do Enem aplicada no Sisu.
Já sabe a sua nota do Enem e quer estudar na UFVJM? Vejas as notas necessárias para entrar na UFVJM pelo Sisu.