Cerâmica na UNESC SC
- Bolsas a partir de R$ 0,00
Como é o curso de Cerâmica na UNESC SC?
O curso de Cerâmica forma tecnólogos capazes de planejar, coordenar e controlar o processo de produção de placas cerâmicas e participar no desenvolvimento de produtos seguindo as normas necessárias.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Artes
Duração: Até 18 meses
Como é a faculdade UNESC SC
Resumo da faculdade
- mais de 10.000 alunos matriculados
- mais de 710 docentes
- 44 cursos de graduação
- 1 unidade no estado de Santa Catarina
Dúvidas mais frequentes
A Unesc é a instituição de ensino que está por trás do Iparque, Parque Científico e Tecnológico formado por cinco institutos e uma incubadora que atende organizações do setor público e privado com serviços diferenciados. Por ser um parque tecnológico integrado à universidade, ele se destaca pela construção do conhecimento, já que possui professores e alunos em seu corpo técnico.
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, produzido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Tecnologia em Cerâmica tem a duração mínima de 2.400 horas.
Também existem opções de nível técnico, com cerca de 1.200 horas de carga horária.
A infraestrutura mínima do curso deve conter uma biblioteca atualizadas com acervo específico e laboratórios de ensaios, informática, cerâmica, física e química.
Algumas das disciplinas que o aluno deste curso pode estudar são:
Processos Cerâmicos
Materiais Cerâmicos
Gestão de Pessoas
Sistemas Térmicos
Métodos Quantitativos
O curso não conta com exigência obrigatória de estágio, sendo que as instituições de ensino normalmente pedem um trabalho de conclusão de curso como último requisito para finalizar os estudos.
O curso de Cerâmica forma tecnólogos capazes de planejar, coordenar e controlar o processo de produção de placas cerâmicas e participar no desenvolvimento de produtos seguindo as normas necessárias.
A formação conta com duração total de 2.400 horas e abrange temáticas de controle e avaliação de qualidade dos insumos da indústria cerâmica, planejamento e gerenciamento de preparação de massas, processo de secagem, aplicação de vidrado e a queima.
O curso também enfatiza o controle de qualidade do produto acabado, e prepara o aluno para coordenar e participar de equipes de manutenção de máquinas e equipamentos de produção de materiais cerâmicos.
Outra parte integrada à formação é dedicada ao controle do tratamento e destinação de resíduos poluentes da indústria, garantindo a manutenção da qualidade dos produtos e a viabilidade técnica.
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superior de Tecnologia, a infraestrutura mínima requerida para o curso inclui biblioteca com acervo específico e atualizado, laboratório de informática com programas e equipamentos compatíveis com as atividades educacionais, além de laboratórios de cerâmica, ensaios mecânicos, física e química.
Após a conclusão do curso, o estudante pode prosseguir com seus estudos por meio de uma pós-graduação em áreas como Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, entre outras.
Ao final do curso, o aluno sai preparado para atuar no setor, projetando modelos de novos produtos cerâmicos, desenvolvendo novas formulações e controlando o bom funcionamento dos métodos.
No mercado de trabalho, o tecnólogo em Cerâmica é requisitado em indústrias de revestimento cerâmico, da transformação de matérias-primas cerâmicas, de produtos refratários, na representação comercial destes, entre outros relacionados.