Nutrição Esportiva no UNIPÊ
- Bolsas a partir de R$ 52,90

Muito boa
(1)
Como é o curso de Nutrição Esportiva no UNIPÊ?
Nutrição Esportiva é a área da Nutrição que aplica estratégias alimentares para melhorar o desempenho físico, a recuperação e a saúde de atletas e praticantes de atividades físicas.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Saúde
Duração: em média, 2 anos
Como é a faculdade UNIPÊ
Avaliação dos Alunos
Muito boa
1 avaliação
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 11.000 alunos matriculados
- mais de 500 docentes
- 99 cursos de graduação e 116 de pós-graduação
- 25 unidades no estado de Paraíba
Dúvidas mais frequentes
No UNIPÊ, a formação dos alunos ocorre em um ambiente de interação da instituição com a comunidade local, tanto por meio de parcerias com empresas como na prestação de serviços à população.
Além de sua atuação na formação de profissionais qualificados, o UNIPÊ também se destaca por sua participação na comunidade local, por meio de projetos de extensão e de responsabilidade social. A instituição realiza ações voltadas para a saúde, educação, cultura e meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento da região.
O curso de Nutrição Esportiva é uma pós-graduação que prepara especialistas para elaborar planos nutricionais voltados a atletas, considerando fatores como gasto energético, necessidades de macronutrientes e estratégias de hidratação.
A estrutura do curso combina conteúdos teóricos e práticos. O estudante desenvolve disciplinas de bioquímica, fisiologia do exercício, dietoterapia e suplementação, além de participar de estudos de caso, análise de exames laboratoriais e simulações de atendimentos clínicos.
Em algumas instituições, há, também, estágios ou práticas supervisionadas em academias, clubes esportivos e centros de treinamento.
Todo o percurso dura, em média, 12 a 18 meses e é indicado para profissionais oriundos da graduação em Nutrição.
Nutrição Esportiva é a área da Nutrição que aplica estratégias alimentares para melhorar o desempenho físico, a recuperação e a saúde de atletas e praticantes de atividades físicas.
Seu objetivo é otimizar a performance esportiva, reduzir riscos de lesões, favorecer a adaptação ao exercício e melhorar a qualidade de vida.
Ela considera fatores como:
- Necessidades energéticas: quantidade de calorias necessárias de acordo com o gasto físico.
- Macronutrientes: proporção de carboidratos, proteínas e gorduras para suportar treino, recuperação e performance.
- Hidratação: recomendação de líquidos e eletrólitos para evitar desidratação e fadiga.
- Suplementação: uso seguro de vitaminas, minerais, aminoácidos ou outros suplementos quando necessário.
- Tempo de ingestão de alimentos: planejar o que comer antes, durante e depois do treino para otimizar energia e recuperação.
Encontre bolsas de 80% para Nutrição Esportiva