Sobre o curso de Petróleo e Gás
Última atualização: 17/09/2024
O curso de Petróleo e Gás forma profissionais capazes de gerenciar, monitorar e executar atividades em etapas da cadeia produtiva do petróleo e seus derivados. O programa aborda desde a prospecção, perfuração, extração e beneficiamento até a produção, armazenagem e comercialização do petróleo e gás. Além disso, ele enfatiza a importância do controle de qualidade, a gestão de situações emergenciais, a prevenção de riscos de acidentes de trabalho e ambientais, a interpretação de resultados e a seleção de métodos adequados para a condução de processos.
A metodologia de ensino do curso integra disciplinas específicas, como geologia do petróleo, engenharia de reservatórios, processos de refinamento, química do petróleo, gestão ambiental na indústria do petróleo e gás, além de segurança e saúde ocupacional no setor. Os conceitos são ainda complementados por fundamentos de administração e economia aplicados ao setor petrolífero.
O curso combina aulas teóricas e práticas, valorizando o aprendizado aplicado por meio de laboratórios especializados, como de controle de qualidade, laboratório de química e outras instalações que simulam atividades de exploração e produção.
A infraestrutura usufruída pelos estudantes inclui, além dos laboratórios mencionados, biblioteca com acervo específico e atualizado e um laboratório de informática equipado com programas e equipamentos alinhados às demandas educacionais e profissionais da área.
Os profissionais formados no curso de Petróleo e Gás podem trabalhar em distribuidoras de produtos petroquímicos, estações de prospecção, perfuração, extração e produção, indústrias petroquímicas, refinarias, além de institutos e centros de pesquisa. Também há possibilidades de prosseguimento educacional, por meio da pós-graduação em áreas como Engenharia Química.
Como é o curso de Petróleo e Gás?
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação (MEC), o curso tecnológico de Petróleo e Gás conta com carga horária de 2.400 horas.
Ao ingressar no curso de Petróleo e Gás, o aluno se depara com disciplinas introdutórias que fundamentam a abordagem do setor energético, incluindo temas como a origem, a composição e a importância estratégica do petróleo e do gás natural no contexto mundial. Os conte´udos iniciais também são compostos por conceitos básicos de química, física e matemática, além de segurança, saúde e meio ambiente.
Conforme avançam no programa, os alunos mergulham em disciplinas específicas e técnicas, como Geologia do Petróleo, na qual aprendem sobre a formação de bacias sedimentares; Engenharia de Reservatórios, que aborda os procedimentos pelos quais os hidrocarbonetos são armazenados no subsolo e as técnicas para sua extração de maneira eficaz e sustentável; e Perfuração, que apresenta as tecnologias e equipamentos utilizados para acessar e extrair o petróleo e o gás natural das reservas.
Outras disciplinas focadas em processos químicos e de refinamento integram a grade curricular, bem como aspectos de gerenciamento e economia do petróleo.
Além do componente teórico, o curso possui viés pra´tico, realizado em laboratórios especializados, onde os alunos têm a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula, realizando experimentos em controle de qualidade, análises químicas de petróleo e gás, e operações em plantas piloto.
O curso de Petróleo e Gás também é disponibilizado em grau técnico. Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC), a formação capacita profissionais para operar, controlar, coordenar e monitorar processos de produção e refino de petróleo e gás. O técnico na área abrange desde a programação e planejamento da manutenção de máquinas e equipamentos até a realização de amostragens, caracterização de petróleo, gás natural e seus derivados, e procedimentos de controle de qualidade.
Caso você tenha dúvidas se o curso de Petróleo e Gás é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Qual a grade curricular de Petróleo e Gás?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Petróleo e Gás em uma de nossas faculdades parceiras:
-
a Indústria do Petróleo e Gás
-
Administração Estratégica
-
Ambiente Downstream
O que se aprende na faculdade de Petróleo e Gás?
No curso de Petróleo e Gás, os estudantes desenvolvem habilidades requisitadas no setor de energia, especialmente no que diz respeito ao petróleo e gás natural. Eles aprendem a operar e monitorar equipamentos e processos envolvidos na produção e refino destes recursos, incluindo técnicas para a manutenção preventiva e corretiva de máquinas essenciais à indústria. Os alunos são treinados em procedimentos para a amostragem e caracterização de petróleo e gás natural, além de estudarem técnicas de análise para determinar a qualidade de matérias-primas, insumos e produtos finais.
Eles também adquirem competências para analisar dados estatísticos do processo produtivo, interpretar resultados de análises químicas e entender as normativas que regem a comercialização, segurança e impacto ambiental das atividades do setor. Além disso, o curso aborda a gestão de estoques de matérias-primas e produtos, enfatizando a importância da eficiência operacional e do cumprimento de padrões de qualidade.
No componente prático do curso, os estudantes têm acesso a laboratórios equipados para simular e praticar os processos de análise, controle de qualidade e operações específicas do setor de petróleo e gás, preparando profissionais para atuar na indústria petrolífera, em empresas de extração, refino, análise e certificação de produtos derivados do petróleo e gás natural.
Quanto custa uma faculdade de Petróleo e Gás?
No site da Quero Bolsa, o curso de Petróleo e Gás pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 100,00. Os valores variam de acordo com a instituição e modalidade de ensino.
Para ingressar no curso com descontos de até 80%, acesse o site da Quero Bolsa e veja as principais ofertas em sua região.
Procure o curso de Petróleo e Gás ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Petróleo e Gás
O que faz o profissional de Petróleo e Gás?
O tecnólogo em petróleo e gás gerencia, monitora e executa a prospecção, perfuração, extração, beneficiamento ou produção, armazenagem e comercialização do petróleo e seus derivados.
Também é o responsável por controlar a qualidade de matéria-prima e dos produtos acabados. Gerenciar emergências e prevenir situações de risco de acidente de trabalho e acidentes ambientais são também suas atribuições.
O profissional de Petróleo e Gás pesquisa e desenvolve operações e processos referentes à cadeia de petróleo e gás e vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um engenheiro de petróleo e gás.
Onde o profissional de Petróleo e Gás pode trabalhar?
Os principais campos de atuação do profissional de Petróleo e Gás são as distribuidoras e indústria de produtos petroquímicos, as refinarias e as estações de prospecção, perfuração, extração e produção.
O tecnólogo pode atuar em institutos e centros de pesquisa ou instituições de ensino, normalmente após cursar mestrado e doutorado.
Veja também: Quanto ganha um profissional de Bioenergia? Confira na página de salários da Quero Bolsa.
Quanto ganha um profissional de Petróleo e Gás?
O salário médio de um Tecnólogo em petróleo e gás no Brasil é de R$ 13.586,61 . Os estados onde a profissão de Tecnólogo em petróleo e gás têm os melhores salários são .
Como ingressar na profissão de Petróleo e Gás?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Petróleo e Gás?
Para atuar profissionalmente, é preciso a conclusão de curso superior na área reconhecido pelo MEC.
Além disso, por estar incluso na área da Engenharia Química, o tecnólogo em petróleo e gás deve obter o registro profissional juntamente ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).
O domínio de softwares especializados e tecnologias voltadas para a exploração e produção é fundamental. Além disso, habilidades como análise crítica, solução de problemas e trabalho em equipe são altamente valorizadas.
O mercado também exige que os profissionais estejam atentos às questões de sustentabilidade e transição energética, já que o setor busca se adequar às novas demandas por energias mais limpas.
A fluência em inglês, dada a atuação global das empresas do setor, também é um diferencial importante.
Por fim, certificações e especializações específicas em áreas como segurança no trabalho e gestão de projetos podem aumentar as chances de sucesso na carreira.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Petróleo e Gás?
As principais características do profissional de Petróleo e Gás, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Petróleo e Gás
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Petróleo e Gás foram: