Ótima estrutura e currículo inovador!

Logo da UNISINOS

A UNISINOS oferece bolsas no Quero Bolsa

UNISINOS


Satisfação dos alunos

Badge DiamanteDiamante

96.94% dos alunos que avaliaram recomendam esta instituição


Média geral da instituição

4.5

228 avaliações de alunos desta instituição

4.5ESTRUTURA
4.6LOCALIZAÇÃO
4.3EMPREGABILIDADE
4.5PROFESSORES

Comentário do aluno

Avaliar minha faculdade
Danthon Riboli
Danthon Riboli
Ver perfil

"Ótima estrutura e currículo inovador!"

4.8

Pontos Positivos

O currículo é baseado em metodologias ativas e aprendizagem. Grande parte das aulas são ministradas de forma expositiva participativa, enquanto algumas utilizam-se de explicações seguidas de caso clínico para fixar a aprendizagem. Não é problem based learning.
As salas de aula ficam no prédio da biblioteca, que é uma das maiores da América Latina. Ela são modernas, com cadeiras estofadas e confortáveis. São modernas pois é possível escrever em qualquer parte da sala, as cadeiras (por terem rodinhas) podem ser rearranjadas de diversas maneiras para facilitar o andamento da aula.
Os laboratórios são novos e modernos. Temos salas de habilidades práticas, onde a turma de divide em grupos, salas de realidade simulada, com diversos manequins para treinar práticas como reanimação cardio-respiratória e afins, assim como consultórios para práticas clínicas.
O laboratório de anatomia é bastante amplo e possui tanto cadáveres como modelos sintéticos. A universidade possui campanhas para doação de cadáveres, assim como possui convênios com diversas prefeituras da região para recebimento de novos corpos.
A universidade tem foco em novas tecnologias em saúde, tendo firmado acordos com o Medical Valley, na Alemanha, o que possibilita futuras oportunidades de intercâmbio. Dentro das novas tecnologias temos foco, desde o primeiro semestre, na prática do ultrassom a beira de leito, conhecido como point of care ultrasound (POCUS). Desde o primeiro semestre, na disciplina de Anatomia por Imagem I temos a introducao as funções e prática no ultrassom, nas aulas nos deparamos com casos clínicos e exames a serem realizados (os próprios alunos voluntariam-se como modelo), durante a aula os professores ensinam, corrigem e avaliam os alunos e o domínio dos mesmos no ultrassom. O laboratório de imagem conta com 8 aparelhos de ultrassom, que estão disponíveis para o uso dos alunos tanto em aula como em monitorias marcadas.
O curso possui um programa de tutorias realizados em grupo de 6 a 8 alunos e ministradas por um professor obrigatoriamente médico. Na tutoria discutimos a formação médica, conversamos sobre nossos anseios enquanto alunos de medicina, tiramos dúvidas quanto à formação, assim como damos um feedback sobre o curso para os professores, para propiciar uma constante evolução do curso, que é novo.
O corpo docente é de grande excelência e ativo academicamente, a maior parte dos professores é médico.
Já possuímos diversas ligas acadêmicas que complementam a formação discente, assim como um centro acadêmico pra representação acadêmica e uma atlética para participação em eventos esportivos.
O campus é muito lindo e construído as margens de uma reserva ambiental, e por isso, e muito arborizado, tendo certificado ISO pela preservação ao meio ambiente. Tem diversas opções de comida, desde lanchonetes à restaurantes muito bons e de qualidade. Também tem o RU, que é uma opção mais barata e possui um bufê maravilhoso e inúmeras opções no cardápio.

Pontos Negativos

Por ser um curso novo, ainda enfrentamos problemas de comunicação entre os docentes e os discentes, tais problemas são uma preocupação dos alunos e da coordenação e estão sendo tomadas medidas como um canal oficial do comunicação, mediado pelos representantes discentes, que são eleitos anualmente pelos alunos.
Grande rotatividade dos professores acaba por prejudicar o aprendizado de algumas turmas, no entanto, a cada semestre notamos um evolução da universidade quanto a isso.
Enfrentamento problemas em relação as provas, as quais tinham algum erros nas questões e repetição. Devido a isso os professores tiveram recentemente um curso de psicometria para melhor elaboração de provas.
A Unisinos é uma Universidade bastante burocrática, atualmente enfrentamos dificuldades para vencer essa burocracia típica de uma universidade tradicional e consolidada.
Somos um curso novo e estamos quebrando alguns paradigmas e tendo algumas demandas que até então a universidade não tinha. Aos poucos vamos resolvendo questões pontuais e evoluindo enquanto alunos e instituição.
Achou esta opinião útil?
Visualizar outros comentários