Engenharia Florestal na Universidade Norte do Paraná
- Pós-graduação
- 6 meses
- 93 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 83,30

Como é o curso de Engenharia Florestal na Universidade Norte do Paraná?
Engenharia Florestal é a área da engenharia dedicada ao estudo, manejo e preservação de florestas. Seu objetivo é equilibrar o uso de recursos florestais com a conservação ambiental.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Engenharias
Duração: Até 5 anos
O que você vai aprender?
Geoprocessamento
Introdução À Engenharia Florestal
Matemática Básica
Cálculo I
Como é a faculdade Universidade Norte do Paraná
Resumo da faculdade
- mais de 694.000 alunos matriculados
- mais de 610 docentes
- 86 cursos de graduação e 749 de pós-graduação
- 2217 unidades
Dúvidas mais frequentes
A Unopar se destaca por oferecer um conjunto de diferenciais que fortalecem a experiência acadêmica e a empregabilidade dos alunos. Um dos principais é o apoio personalizado, que garante acompanhamento individualizado em todas as etapas da formação.
O sistema de ensino é dinâmico e interativo, com foco em atividades práticas baseadas em casos reais, preparando o estudante de forma efetiva para o mercado de trabalho. A avaliação continuada valoriza o esforço e o desempenho do aluno ao longo do semestre, promovendo um aprendizado mais constante e significativo.
Além disso, a universidade disponibiliza a plataforma Emprega.AI, que conecta estudantes a oportunidades de emprego compatíveis com seus perfis. Os alunos também têm acesso ao programa AWS Academy, uma parceria com a Amazon que oferece formação gratuita e certificações reconhecidas no mercado de tecnologia.
Complementando essa preparação, as trilhas de carreira promovem o desenvolvimento de competências socioemocionais por meio de atividades extracurriculares.
Por fim, a Unopar conta com bibliotecas físicas e virtuais bem equipadas, que oferecem recursos tecnológicos e mecanismos de acessibilidade, ampliando o acesso ao conhecimento e contribuindo para uma formação inclusiva e de qualidade.
O curso de Engenharia Florestal forma engenheiros capazes de atuar no manejo e na conservação dos recursos naturais.
Ao longo da graduação, o estudante aprende a restaurar áreas degradadas e desenvolver práticas que promovem a sustentabilidade ambiental.
Além disso, o curso prepara os alunos para implementar tecnologias e técnicas de monitoramento de florestas, com ênfase em gestão de biomassa, engenharia de habitats florestais e produção de madeira e outros produtos florestais.
O curso é oferecido como bacharelado, com duração média de 5 anos, período composto por aulas teóricas e práticas, estágios supervisionados e trabalhos de campo.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Engenharia Florestal é composto por tópicos de:
Avaliação e Perícias Rurais;
Cartografia e Geoprocessamento;
Construções Rurais;
Comunicação e Extensão Rural;
Dendrometria e Inventário;
Economia e Mercado do Setor Florestal;
Ecossistemas Florestais;
Estrutura de Madeira;
Fitossanidade;
Quantos anos dura o curso de Engenharia Florestal?
O curso de Engenharia Florestal tem duração média de 5 anos.
Durante esse período, os estudantes cumprem por um currículo que inclui disciplinas básicas, profissionais e específicas, além de atividades práticas como estágios e projetos de pesquisa.
Quais faculdades disponibilizam o curso de Engenharia Florestal?
De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, 64 instituições de ensino superior disponibilizam o curso de Engenharia Florestal. Confira algumas delas:
Universidade Federal de Jataí (UFJ)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
Veja também: Quanto ganha um engenheiro florestal? no site da Quero Bolsa.
Engenharia Florestal é a área da engenharia dedicada ao estudo, manejo e preservação de florestas. Seu objetivo é equilibrar o uso de recursos florestais com a conservação ambiental.
As práticas são pautadas na gestão sustentável de áreas naturais e reflorestadas, com medidas para promover a exploração responsável da madeira, a recuperação de ecossistemas degradados e a preservação da biodiversidade.
Além disso, o campo desenvolve pesquisas sobre solos e hidrologia, aplicando recursos tecnológicos para otimizar a produção florestal.
Encontre bolsas de estudo para Engenharia Florestal