Citopatologia Veterinária
Saiba tudo sobre o curso de Citopatologia Veterinária e comece a estudar com ajuda da Quero Bolsa.

O que é Citopatologia Veterinária?
Última atualização: 16/06/2025
A Citopatologia Veterinária é a área da Medicina Veterinária responsável por analisar amostras biológicas em laboratório para diagnosticar doenças e condições clínicas em animais.
Os médicos veterinários especializados no campo fornecem diagnósticos precisos para condições que afetam os animais, utilizando métodos laboratoriais como a microscopia e a coloração de células.
Além disso, observam alterações celulares que indicam a presença de doenças, como câncer, infecções bacterianas, fúngicas ou parasitárias, além de condições inflamatórias e distúrbios hormonais.
Como é o curso de Citopatologia Veterinária?
O curso de Citopatologia Veterinária é uma pós-graduação para médicos veterinários que desejam se aprofundar em técnicas laboratoriais e diagnósticas.
Ao longo da formação, o aluno aprende a identificar, por meio de análises de amostras biológicas, infecções, neoplasias, inflamações e outras condições clínicas em cães, gatos e outros animais de pequeno e grande porte.
O curso também capacita os profissionais para interpretar amostras de tecidos e a elaborar laudos que auxiliam no diagnóstico e tratamento das espécies.
O programa possui duração média de 12 a 18 meses, e uma carga horária que varia entre 300 e 400 horas, dependendo da instituição. Esse percurso pode ser desenvolvido em modalidades presenciais, semipresenciais ou totalmente a distância (EaD), garantindo flexibilidade para quem deseja conciliar os estudos com atividades profissionais.
O que se aprende na faculdade de Citopatologia Veterinária?
No curso de Citopatologia Veterinária, os estudantes aprendem a realizar exames laboratoriais para detectar doenças em diferentes espécies, por meio da preparação e análise de amostras celulares.
O programa também prepara os profissionais para executar diferentes procedimentos de coleta, como punção aspirativa, coleta de fluidos e biópsias, além de interpretar laudos e comunicar as condições aos tutores dos animais.
Embora a grade varie de acordo com a instituição de ensino, é comum que as seguintes disciplinas figurem durante o curso:
Fundamentos de Citopatologia Veterinária;
Diagnóstico Citológico de Doenças Infecciosas e Neoplásicas;
Procedimentos de Coleta de Amostras;
Análise Microscópica e Interpretação de Laudos;
Casos Clínicos e Aplicações Práticas.
Quanto custa uma faculdade de Citopatologia Veterinária?
No site da Quero Bolsa, o curso de Citopatologia Veterinária pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 60,00. Os valores variam de acordo com a instituição e modalidade de ensino.
Procure o curso de Citopatologia Veterinária ideal para você!
Com mensalidades a partir de R$ 60,00 entre as 1.515 instituições parceiras do Quero Bolsa.
Veja como é simples começar a estudar:
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Citopatologia Veterinária
Onde o profissional de Citopatologia Veterinária pode trabalhar?
O profissional especializado em Citopatologia Veterinária pode atuar em clínicas veterinárias e hospitais especializados, colaborando com médicos veterinários em processos de análise de amostras.
Também encontram oportunidades em laboratórios de diagnóstico veterinário, onde aplicam técnicas para analisar amostras biológicas e fornecer diagnósticos precisos.
Alguns especialistas em Citopatologia Veterinária pode, ainda, atuar em centros de pesquisa e universidades, contribuindo com estudos clínicos, ensino e disseminação de novos conhecimentos.
Os mais buscados de Citopatologia Veterinária
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Como ingressar na profissão de Citopatologia Veterinária?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Citopatologia Veterinária?
Para atuar como especialista em Citopatologia Veterinária é preciso concluir a graduação em Medicina Veterinária, registrar-se no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRM) e passar pela pós-graduação em Citopatologia Veterinária.
O mercado também exige que o profissional se mantenha atualizado sobre novas técnicas e avanços na área de diagnóstico laboratorial, participando de congressos, workshops e eventos especializados.