Sobre o curso de Engenharia Cartográfica
Última atualização: 29/08/2023
O curso de Engenharia Cartográfica forma profissionais responsáveis pelo mapeamento, função fundamental na elaboração em projetos de engenharia.
Ao final do curso, o aluno sai preparado para planejar, organizar, analisar, projetar e dirigir os levantamentos com os dados coletados, realizando a visualização e reproduzindo as informações geográficas.
O engenheiro cartógrafo é requisitado em grandes estatais e nas prefeituras, assim como em empresas prestadoras serviços públicos ou privados.
O curso de Engenharia Cartográfica conta com formação nas áreas básica (Matemática e Física, por exemplo), geral (Administração, Economia e Legislação) e específica (Geociências, Cartografia, Geofísica, entre outras).
O profissional de Engenharia Cartográfica também é preparado para trabalhar com a questão do mapeamento por satélites, tecnologia que se expande cada vez mais para diversas funções no cotidiano.
Como é o curso de Engenharia Cartográfica?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), todo curso de graduação em Engenharia deve possuir um núcleo de conteúdos básicos, um de profissionalizantes e um de específicos.
Os conteúdos básicos a todos as engenharias compõem 30% da carga horária mínima e envolvem algumas das seguintes áreas: Matemática, Física, Fenômenos de Transporte, Mecânica dos Sólidos, Eletricidade Aplicada, Química, Economia e Humanidades.
Outros 15% da carga horária de Engenharia Cartográfica são ocupados com conjuntos de conteúdos profissionalizantes. A instituição de ensino os define com base em conjuntos coerentes, assim como também escolhe os conteúdos profissionalizantes.
Algumas das áreas com disciplinas oferecidas especificamente para o aluno de Engenharia Cartográfica são:
Desenho Topográfico;
Topografia;
Ciências do Ambiente;
Geodesia;
Fotogrametria;
Cartografia.
É obrigatório realizar um trabalho de conclusão de curso (TCC) e participar de estágio supervisionado por ao menos 160 horas. A graduação tem duração média de cinco anos.
Qual a grade curricular de Engenharia Cartográfica?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia Cartográfica em uma de nossas faculdades parceiras:
Procure o curso de Engenharia Cartográfica ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Engenharia Cartográfica
O que faz o profissional de Engenharia Cartográfica?
O engenheiro cartógrafo realiza atividades em topografia, geodesia e batimetria, levantando e calculando pontos topográficos e geodésicos.
Sua função é elaborar documentos cartográficos, estabelecendo semiologia e articulação de cartas, efetuar levantamentos por meio de imagens terrestres, aéreas e orbitais.
Além disso, realiza o gerenciamento de projetos e obras de cartografia e assessora na implantação de sistemas de informações geográficas e projetos geométricos.
O profissional pode, ainda, pesquisar novas tecnologias.
Onde o profissional de Engenharia Cartográfica pode trabalhar?
O profissional de Engenharia Cartográfica pode trabalhar em diversas áreas, como agricultura e pecuária, silvicultura e exploração florestal, construção, extração de minerais metálicos e na administração pública.
Sua função é requisitada em empresas de variados tamanhos, em órgãos e empresas públicas e privadas, e com registro em carteira. Realizam suas atividades em equipes e com supervisão ocasional.
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o salário do engenheiro cartográfico é de, em média, R$ 12.572,90.
Quanto ganha um profissional de Engenharia Cartográfica?
O salário médio de um Engenheiro Cartográfico no Brasil é de R$ 12.572,90 . Os estados onde a profissão de Engenheiro Cartográfico têm os melhores salários são .
Como ingressar na profissão de Engenharia Cartográfica?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Engenharia Cartográfica?
O engenheiro cartógrafo precisa ter realizado curso superior na área devidamente reconhecido pelo MEC e ter feito seu registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) para atuar.
Os profissionais que também realizam pós-graduações na área de informática e geotecnologia são recrutados e valorizados no mercado por suas especializações.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Engenharia Cartográfica?
As principais características do profissional de Engenharia Cartográfica, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Engenharia Cartográfica
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Engenharia Cartográfica foram: