Sobre o curso de Engenharia de Inovação
Última atualização: 12/04/2019
O curso de Engenharia de Inovação forma profissionais capacitados a identificar e solucionar demandas de inovação em qualquer área.
Após a conclusão do curso, o engenheiro de inovação está apto a questionar os processos já existentes e a analisar a complexidade de cada situação.
Também terá as competências necessárias para unir as diversas áreas de Engenharia a fim de solucionar diferentes problemas, tendo em vista necessidades sociais, tecnologias existentes e modelos de negócios.
No mercado de trabalho, o profissional poderá trabalhar em centros de pesquisas e de ensino, parques tecnológicos, empresas que desenvolvem soluções em variadas áreas, etc.
Como é o curso de Engenharia de Inovação?
O bacharelado em Engenharia de Inovação é um curso que passou a ser oferecido recentemente no Brasil e não possui diretrizes curriculares próprias, apesar de seguir a estrutura recomendada a todos os cursos de Engenharia.
Entre os tópicos que devem ser abordados pelo curso, estão:
Aplicar métodos quantitativos de informática nas disciplinas de engenharia para a solução de problemas;
Identificar, classificar e descrever o desempenho de sistemas e componentes por meio da utilização de métodos analíticos e técnicas de modelagem;
Conseguir uma abordagem sistêmica nos problemas de engenharia;
Criar e desenvolver produtos, processos e sistemas economicamente viáveis e capazes de atender às necessidades identificadas;
Usar a criatividade para encontrar soluções inovadoras;
Entender as necessidades dos consumidores e da sociedade em diferentes aspectos, até mesmo estéticos.
O curso tem duração média de cinco anos. Disciplinas como Cálculo, Matemática e Computação Científica são bastante comuns, além da formação empresarial.
Qual a grade curricular de Engenharia de Inovação?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia de Inovação em uma de nossas faculdades parceiras:
Procure o curso de Engenharia de Inovação ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Engenharia de Inovação
O que faz o profissional de Engenharia de Inovação?
O engenheiro de inovação pode realizar funções dos engenheiros das áreas de civil, mecânica, hidráulica, elétrica, de petróleo, bioquímica, de telecomunicações, de materiais, de computação e até na área de design.
Onde o profissional de Engenharia de Inovação pode trabalhar?
O profissional de Engenharia de Inovação pode desempenhar suas funções nos centros de pesquisa, nas instituições de Ensino Superior e nos órgãos governamentais.
Também está presente nos parques tecnológicos, incubadoras, empresas ou consórcios de empresas, para apoiar tecnicamente ou desenvolver soluções inovadoras em áreas diversas.
O graduado também pode optar pelo empreendedorismo e abrir seu próprio negócio, ou trabalhar em empresas dos mais diversificados setores.
Como ingressar na profissão de Engenharia de Inovação?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Engenharia de Inovação?
Para poder atuar no mercado de trabalho, o profissional de Engenharia de Inovação necessita de formação em curso superior reconhecido pelo MEC.
Como o curso é novo, a profissão será reconhecida pelo Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) somente após a primeira turma se formar, em 2019.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Engenharia de Inovação?
As principais características do profissional de Engenharia de Inovação, listadas pelo Ministério do Trabalho, são: