Sobre o curso de Engenharia em Nanotecnologia
Última atualização: 23/12/2021
O curso de Engenharia em Nanotecnologia prepara profissionais para lidar com o desenvolvimento de tecnologias na área da nanociência.
Ao final do curso, o aluno terá compreensão e habilidades para poder controlar, construir, manipular, realizar e executar projetos de estruturas, objetos e dispositivos nano com novas funcionalidades que facilitem sua aplicação.
O profissional graduado tem mercado em indústrias petrolíferas, de mineração, mecânicas, de bens de consumo, transportes, cosméticos, telecomunicações biotecnológicas, de produtos e de geração de energia alternativa.
O curso existe no Brasil como uma graduação comum e é oferecido também como opção de mestrado e doutorado para quem já se graduou anteriormente.
Como é o curso de Engenharia em Nanotecnologia?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), todo curso de Engenharia deve possuir um núcleo de conteúdo básicos, um de profissionalizantes e um de específicos.
Os conteúdos básicos a todos as engenharias compõem 30% da carga horária mínima e envolvem as seguintes áreas:
Metodologia Científica e Tecnológica;
Comunicação e Expressão;
Informática;
Expressão Gráfica;
Matemática;
Física;
Fenômenos de Transporte;
Mecânica dos Sólidos;
Eletricidade Aplicada;
Química;
Ciência e Tecnologia dos Materiais;
Administração;
Economia;
Ciências do Ambiente;
Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania.
Outros 15% da carga horária são ocupados entre conjuntos de conteúdos profissionalizantes. A instituição de ensino os define com base em conjuntos coerentes, assim como também escolhe os conteúdos profissionalizantes.
Dentro da Engenharia em Nanotecnologia, algumas das disciplinas que podem ser ofertadas são:
Ciência e Tecnologia dos Materiais;
Estrutura dos Materiais;
Transformação de Fases dos Materiais;
Síntese de Nanomateriais;
Nanocatálise;
Nanobiofísica.
O curso possui muita bibliografia em inglês, portanto, é interessante que o aluno tenha domínio de leitura no idioma e assim consiga acompanhar com mais tranquilidade com os textos específicos.
É obrigatório realizar um trabalho de conclusão de curso (TCC) e participar de estágio supervisionado por ao menos 160 horas. A graduação tem duração média de cinco anos.
Qual a grade curricular de Engenharia em Nanotecnologia?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia em Nanotecnologia em uma de nossas faculdades parceiras:
Procure o curso de Engenharia em Nanotecnologia ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Engenharia em Nanotecnologia
O que faz o profissional de Engenharia em Nanotecnologia?
O engenheiro em nanotecnologia faz o projeto de materiais, componentes e dispositivos, que sejam feitos a partir de nanoestruturas.
Seu trabalho é ajudar na criação de equipamentos que permitam visualizar e manipular na escala nanométrica. Também tem aptidão para gerir processos fabris e garantir que regras sejam cumpridas.
Onde o profissional de Engenharia em Nanotecnologia pode trabalhar?
O profissional de Engenharia em Nanotecnologia atua em locais onde o desenvolvimento de materiais clássicos e nanoestruturados permita que sejam feitos materiais funcionais, inovadores, de menor custo, eficientes e aplicáveis.
As pesquisas em Nanotecnologia são de ponta e estão revolucionando várias áreas do conhecimento, assim como a indústria como um todo. A partir da Nanotecnologia, novos materiais estão sendo criados, muitas vezes com menor custo de produção, mais sustentáveis e que permitem a melhoria de vida da população em geral.
Seu trabalho é visto nas indústrias de base, de bens de consumo e na geração de energia solar, de células de combustíveis, entre outras. e são inúmeras as descobertas na área de Nanotecnologia e as áreas em que ela pode ser aplicada.
Como ingressar na profissão de Engenharia em Nanotecnologia?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Engenharia em Nanotecnologia?
Além de curso superior devidamente reconhecido pelo MEC, o engenheiro em nanotecnologia deve seguir determinação da área e ser registrado profissionalmente no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).
É importante também contar com atualizações, como cursos, especializações, mestrado e doutorado, além de ter domínio de línguas estrangeiras, principalmente o inglês.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Engenharia em Nanotecnologia?
As principais características do profissional de Engenharia em Nanotecnologia, listadas pelo Ministério do Trabalho, são: