Sobre o curso de Engenharia Geotécnica
O curso de Engenharia Geotécnica é uma pós-graduação para profissionais graduados em Engenharia e áreas afins e que tem como área de estudo a Geotecnia, ramo da Geologia e da Engenharia Civil.
Cursando uma pós-graduação lato sensu ou um programa de mestrado em Engenharia Geotécnica, o profissional terá habilidades com a geologia de engenharia, com a mecânica dos solos e das rochas.
O profissional especializado na área terá habilidades para realizar e supervisionar projetos de engenharia que envolvam solos e rochas, a hidrologia, os riscos geológicos e as técnicas necessárias diante dos desafios da engenharia moderna.
O campo de trabalho da Engenharia Geotécnica são grandes empreiteiras, nacionais e internacionais, principalmente em projetos de infraestrutura.
Como é a faculdade de Engenharia Geotécnica?
Segundo as normas nacionais para cursos de pós-graduação, publicada pelo Ministério da Educação (MEC), cursos lato sensu e stricu sensu possuem funcionamentos e cargas horárias diferenciadas. A Engenharia Geotécnica é oferecida nas duas modalidades.
A especialização lato sensu é uma opção para quem pretende buscar uma atualização profissional e que, normalmente, exige menos requisitos que um mestrado, e aplica conceitos de forma mais ampla e aplicada ao mercado de trabalho, com duração de um ano e meio.
Já os cursos stricto sensu (mestrado e doutorado) são programas com ingresso diferenciado, com carga horária mais pesada, focados em pesquisa, com mais avaliações por disciplinas e que emitem diploma (e não certificado como o lato sensu).
A duração do mestrado varia. Normalmente, são pelo menos dois anos. Os profissionais que se formam como mestres e doutores podem ingressar na carreira de docência universitária, caso tenham interesse.
Nos cursos de Engenharia Geológica, o aluno poderá estudar disciplinas como:
Fundamentos da Engenharia Geotécnica;
Mecânica dos Solos;
Geologia de Engenharia;
Mecânica das Rochas;
Geotecnia Ambiental;
Engenharia de Fundações.
Ao final do curso, o aluno deve produzir um trabalho final (lato sensu) ou dissertação (stricto sensu) dentro das linhas de pesquisa da pós-graduação que ingressou.
Qual a grade curricular de Engenharia Geotécnica?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia Geotécnica em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Engenharia Geotécnica?
No curso de Engenharia de Geotécnica o aluno irá se aprofundar em temas como Mecânica dos Solos, Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia. Os principais assuntos do curso são:
- Investigação geológico-geotécnica em maciços;
- Mecânica das rochas e geologia de engenharia;
- Barragens de terra e enrocamento;
- Geotecnia aplicada à mineração;
- Estabilização e reforço dos solos;
- Fundações especiais e suas patologias.
Nesta área, o profissional possui conhecimento e habilitação com o trabalho com solos e rocha - como o ambos reagem às ações do homem, de acordo com suas características (físico-químicas e de tensões, por exemplo).
Além disso, durante a formação acadêmica, o profissional poderá ter acesso aos conteúdos sobre Estabilidade de Taludes, Geotecnia Ambiental e Hidráulica dos Solos. Em geral, Engenheiros Civis, Geólogos, profissionais de Infraestrutura de Transportes e Rodovias, além de Engenheiros de Minas buscam se especializar neste curso.
Destacando a Geotecnia Ambiental, uma das possibilidade de atuação deste profissional, o engenheiro geotécnico poderá trabalhar na investigação de contaminação de solos, na infraestrutura de aterros sanitários e no desenvolvimento de projetos que envolvem o tratamento dos terrenos.
Há possibilidade do estudante encontrar conteúdos com enfoque na Geotecnia, mas com diferentes ênfases na grade curricular do curso. Por exemplo, a constituição de grades curriculares destinadas aos conhecimentos sobre Contenções e Fundações ou disciplinas ligadas aos temas da Gestão de Riscos (em Áreas Urbanas ou em processos de Mineração).
Ainda sobre a área das Engenharias, a Revista Quero publicou uma matéria com as possibilidades de curso nesta área. A lista supera as 40 opções de formações na área da Engenharia, portanto, não deixe de conferir esta publicação.
Quanto custa uma faculdade de Engenharia Geotécnica?
O valor da mensalidade de um curso de Engenharia Geotécnica pode variar dependendo da instituição. Os cursos oferecidos na área pela Quero Bolsa ficam entre R$ 94,99 e R$ 1.999,33.
No site da Quero Bolsa, você encontra oportunidades de bolsas de estudo de pós-graduação em Engenharia Geotécnica. Há opções na área da Engenharia Geotécnica na modalidade presencial e a distância (EaD). Além disso, você poderá optar pela formação em um período de até seis meses, de sete a 12 meses, entre 1 e 2 anos, além do curso com formação superior aos dois anos.
Para conferir outras opções de formações na área das Engenharias, não deixe de conferir a lista de cursos da Quero Bolsa. Por outro lado, se você já sabe que esta área é a ideal para você, veja mais detalhes sobre a carreira de Engenheiro, e suas especialidades, no Guia de Profissões da QB.
A pós-graduação em Engenharia Geotécnica pode ser encontrada em instituições de ensino superior públicas ou privadas. A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) é uma das instituições públicas que disponibilizam o curso de mestrado profissional nesta área. Por outro lado, sobre as instituições particulares, Anhanguera, Faculdade Unyleya e wPós são instituições parceiras da Quero Bolsa e disponibilizam bolsas para o curso de Engenharia Geotécnica.
Mesmo que de forma minoritária, há possibilidade do curso de Engenharia Geotécnica ser disponibilizado como bacharelado por instituições de ensino superior.
Procure o curso de Engenharia Geotécnica ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Engenharia Geotécnica
O que faz o profissional de Engenharia Geotécnica?
O engenheiro geotécnico projeta fundações com madeira, aço, concreto, que dão apoio às construções e calcula todas as formas para evitar problemas antes, durante e depois da construção.
Ele também avalia áreas, para considerar riscos, problemas e possíveis soluções para construções já presentes ou futuras.