Sobre o curso de Engenharia Geotécnica
A Engenharia Geotécnica é área da engenharia civil que estuda o comportamento dos solos e rochas sob determinadas condições de carga (peso) para determinar as melhores soluções para construir e manter infraestruturas como edifícios, pontes, estradas e diques.
O curso de Engenharia Geotécnica é uma pós-graduação para profissionais graduados em Engenharia e áreas afins e que tem como área de estudo a Geotecnia, ramo da Geologia e da Engenharia Civil.
Cursando uma pós-graduação lato sensu ou um programa de mestrado em Engenharia Geotécnica, o profissional terá habilidades com a geologia de engenharia, com a mecânica dos solos e das rochas.
O profissional especializado na área terá habilidades para realizar e supervisionar projetos de engenharia que envolvam solos e rochas, a hidrologia, os riscos geológicos e as técnicas necessárias diante dos desafios da engenharia moderna.
O campo de trabalho da Engenharia Geotécnica são grandes empreiteiras, nacionais e internacionais, principalmente em projetos de infraestrutura.
Como é a faculdade de Engenharia Geotécnica?
Segundo as normas nacionais para cursos de pós-graduação, publicada pelo Ministério da Educação (MEC), cursos lato sensu e stricu sensu possuem funcionamentos e cargas horárias diferenciadas. A Engenharia Geotécnica é oferecida nas duas modalidades.
A especialização lato sensu é uma opção para quem pretende buscar uma atualização profissional e que, normalmente, exige menos requisitos que um mestrado, e aplica conceitos de forma mais ampla e aplicada ao mercado de trabalho, com duração de um ano e meio.
Já os cursos stricto sensu (mestrado e doutorado) são programas com ingresso diferenciado, com carga horária mais pesada, focados em pesquisa, com mais avaliações por disciplinas e que emitem diploma (e não certificado como o lato sensu).
A duração do mestrado varia. Normalmente, são pelo menos dois anos. Os profissionais que se formam como mestres e doutores podem ingressar na carreira de docência universitária, caso tenham interesse.
Nos cursos de Engenharia Geológica, o aluno poderá estudar disciplinas como:
Fundamentos da Engenharia Geotécnica;
Mecânica dos Solos;
Geologia de Engenharia;
Mecânica das Rochas;
Geotecnia Ambiental;
Engenharia de Fundações.
Ao final do curso, o aluno deve produzir um trabalho final (lato sensu) ou dissertação (stricto sensu) dentro das linhas de pesquisa da pós-graduação que ingressou.
Qual a grade curricular de Engenharia Geotécnica?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia Geotécnica em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Engenharia Geotécnica?
No curso de Engenharia de Geotécnica o aluno irá se aprofundar em temas como Mecânica dos Solos, Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia. Os principais assuntos do curso são:
- Investigação geológico-geotécnica em maciços;
- Mecânica das rochas e geologia de engenharia;
- Barragens de terra e enrocamento;
- Geotecnia aplicada à mineração;
- Estabilização e reforço dos solos;
- Fundações especiais e suas patologias.
Nesta área, o profissional possui conhecimento e habilitação com o trabalho com solos e rocha - como o ambos reagem às ações do homem, de acordo com suas características (físico-químicas e de tensões, por exemplo).
Além disso, durante a formação acadêmica, o profissional poderá ter acesso aos conteúdos sobre Estabilidade de Taludes, Geotecnia Ambiental e Hidráulica dos Solos. Em geral, Engenheiros Civis, Geólogos, profissionais de Infraestrutura de Transportes e Rodovias, além de Engenheiros de Minas buscam se especializar neste curso.
Destacando a Geotecnia Ambiental, uma das possibilidade de atuação deste profissional, o engenheiro geotécnico poderá trabalhar na investigação de contaminação de solos, na infraestrutura de aterros sanitários e no desenvolvimento de projetos que envolvem o tratamento dos terrenos.
Há possibilidade do estudante encontrar conteúdos com enfoque na Geotecnia, mas com diferentes ênfases na grade curricular do curso. Por exemplo, a constituição de grades curriculares destinadas aos conhecimentos sobre Contenções e Fundações ou disciplinas ligadas aos temas da Gestão de Riscos (em Áreas Urbanas ou em processos de Mineração).
Ainda sobre a área das Engenharias, a Revista Quero publicou uma matéria com as possibilidades de curso nesta área. A lista supera as 40 opções de formações na área da Engenharia, portanto, não deixe de conferir esta publicação.
Quanto custa uma faculdade de Engenharia Geotécnica?
O valor da mensalidade de um curso de Engenharia Geotécnica pode variar dependendo da instituição. No site da Quero Bolsa, é possível encontrar a formação com mensalidades a partir de R$ 82,69.
No site da Quero Bolsa, você encontra oportunidades de bolsas de estudo de pós-graduação em Engenharia Geotécnica. Há opções na área da Engenharia Geotécnica na modalidade presencial e a distância (EaD). Além disso, você poderá optar pela formação em um período de até seis meses, de sete a 12 meses, entre 1 e 2 anos, além do curso com formação superior aos dois anos.
Para conferir outras opções de formações na área das Engenharias, não deixe de conferir a lista de cursos da Quero Bolsa. Por outro lado, se você já sabe que esta área é a ideal para você, veja mais detalhes sobre a carreira de Engenheiro, e suas especialidades, no Guia de Profissões da QB.
A pós-graduação em Engenharia Geotécnica pode ser encontrada em instituições de ensino superior públicas ou privadas. A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) é uma das instituições públicas que disponibilizam o curso de mestrado profissional nesta área. Por outro lado, sobre as instituições particulares, Anhanguera, Faculdade Unyleya e wPós são instituições parceiras da Quero Bolsa e disponibilizam bolsas para o curso de Engenharia Geotécnica.
Mesmo que de forma minoritária, há possibilidade do curso de Engenharia Geotécnica ser disponibilizado como bacharelado por instituições de ensino superior.
Procure o curso de Engenharia Geotécnica ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Engenharia Geotécnica
O que faz o profissional de Engenharia Geotécnica?
O engenheiro geotécnico projeta fundações com madeira, aço, concreto, que dão apoio às construções e calcula todas as formas para evitar problemas antes, durante e depois da construção.
Ele também avalia áreas, para considerar riscos, problemas e possíveis soluções para construções já presentes ou futuras.
Veja também: Quanto ganha um engenheiro geotécnico? Confira o salario médio do profissional no site da Quero Bolsa.
Onde o profissional de Engenharia Geotécnica pode trabalhar?
O profissional de Engenharia Geotécnica atua em empresas de construção de túneis, escavações, barragens e hidrelétricas, análise geotécnica, de estabilização de encostas, estradas, entre outras grandes obras.
O profissional poderá trabalhar com ações preventivas para evitar casos de deslizamentos e/ou desmoronamentos de terra. Além disso, o engenheiro geotécnico está apto ao trabalho com a preservação de lençóis freáticos e a contenção de encostas em áreas de risco.
De acordo com o CREA-SC, “a relevância da geotecnia consiste no fato de que, em todas as obras de infraestrutura, o estudo geotécnico representa o marco inicial. Além de que, quando a obra é uma barragem, uma estrada ou um túnel, o próprio projeto é desenvolvido norteado pela engenharia geotécnica”, de acordo com o órgão fiscalizador das áreas da Engenharia e Agronomia.
Quanto ganha um profissional de Engenharia Geotécnica?
O salário médio de um Engenheiro geotécnico no Brasil é de R$ 10.526,08 . Os estados onde a profissão de Engenheiro geotécnico têm os melhores salários são .
Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui
Como ingressar na profissão de Engenharia Geotécnica
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Engenharia Geotécnica?
É preciso ter concluído tanto o curso superior na área de Engenharia, quanto a pós-graduação, ambos devidamente reconhecidos pelo MEC. Os profissionais da Geologia também podem integrar o curso.
Além disso, o engenheiro geotécnico deve realizar registro profissional junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).
O mercado de trabalho em Engenharia Geotécnica ainda é pouco explorado por profissionais e universidades brasileiras, o que dá ainda mais valor ao trabalhador especializado na área.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Engenharia Geotécnica?
As principais características do profissional de Engenharia Geotécnica, listadas pelo Ministério do Trabalho, são: