
Engenharia na USP: confira os cursos mais fáceis de passar
Por Juliana Romano Gottardi em 24/08/2022
No último vestibular, a nota de corte variou entre 27 e 70 acertos. Confira a pontuação mínima para todos os cursos da área de Engenharia.
Saiba tudo sobre o curso de Engenharia Física e comece a estudar com ajuda da Quero Bolsa.
Última atualização: 12/04/2019
O curso de Engenharia Física forma profissionais responsáveis por interpretar o conhecimento teórico da física e aplicá-lo na otimização dos processos industriais.
Ao final do curso, o engenheiro físico estará apto a produzir equipamentos e componentes de captação de energia solar, elétrica, nuclear ou proveniente do petróleo. Também poderá planejar novas técnicas para auxiliar no monitoramento e controle de condições ambientais. Terá, ainda, a opção de criar novos dispositivos, sensores e atuadores óticos, elétricos e magnéticos.
No mercado de trabalho, o profissional de Engenharia Física atua em diversos segmentos como no setor energético, de biotecnologia, meio ambiente e finanças.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Engenharia Física deve abranger as seguintes áreas, entre outras:
Cálculo;
Física;
Mecânica dos Sólidos;
Engenharia Econômica;
Gestão de Negócios;
Estruturas e Propriedades de Materiais.
O curso tem duração média de cinco anos. O engenheiro físico é formado para colocar em prática os conhecimentos, resolvendo problemas e desenvolvendo novas tecnologias. A diferença para o bacharel em Física é que este recebe formação voltada para os aspectos científicos e de pesquisa, com atividades teóricas e de laboratório.
O núcleo básico da graduação inclui Administração, Ciências do Ambiente e Ciências Sociais. A grade curricular do curso permite ao estudante concentrar sua formação em setores específicos como materiais, eletrônica ou mecânica. O trabalho de conclusão de curso é obrigatório.
Escolha entre as mais de mil instituições parceiras do Quero Bolsa.
Veja como é simples começar a estudar:
O engenheiro físico monitora a emissão sonora e propõe soluções para o conforto acústico de indústrias e residências. Desenvolve a interface de equipamentos, a automação de linhas de produção e laboratórios.
Produz, também, equipamentos e tecnologias de geração, captação e transmissão de energia solar, elétrica ou de petróleo, entre outras atividades.
O profissional de Engenharia Física pode trabalhar nas áreas de acústica, controle e automação, econofísica (área na qual se aplica teorias e métodos desenvolvidos por físicos para resolver problemas de economia). Também nos campos de energia, meio ambiente, novos materiais, ótica e supercondutores.
O setor energético é um dos que mais emprega, graças à busca por novas formas de energia como a solar e a eólica.
Também existe demanda nas áreas de biotecnologia e nanotecnologia, além de bancos, corretoras e empresas do mercado financeiro, que têm absorvido parte dos profissionais de Engenharia Física.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Para poder atuar profissionalmente, o engenheiro físico precisa de diploma em curso superior reconhecido pelo MEC. O registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) é obrigatório.
As principais características do profissional de Engenharia Física, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Engenharia Física foram:
Por Juliana Romano Gottardi em 24/08/2022
No último vestibular, a nota de corte variou entre 27 e 70 acertos. Confira a pontuação mínima para todos os cursos da área de Engenharia.
Por Camilla Freitas em 13/12/2021
Conheça as tendências de recrutamento para o próximo ano e se prepare para o mercado de trabalho
Por Mathias Sallit em 28/01/2021
Procurando cursos na área de astronomia? Conheça graduações para trabalhar no espaço