Sobre o curso de Fisioterapia Neurológica
Última atualização: 12/12/2023
O curso de Fisioterapia Neurológica é uma especialização da Fisioterapia voltada ao estudo e tratamento de distúrbios neurológicos. A área examina condições neurológicas, suas implicações na funcionalidade e mobilidade dos pacientes, bem como as técnicas terapêuticas mais eficazes para sua reabilitação.
A formação é distribuída em módulos teóricos e práticos. Nas aulas teóricas, os alunos aprendem sobre anatomia e fisiologia do sistema nervoso, patologias neurológicas como acidente vascular cerebral (AVC), doença de Parkinson, esclerose múltipla, entre outras. Temas como neuroplasticidade e mecanismos de recuperação neurológica complementam as abordagens do curso.
Na parte prática, os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos em cenários clínicos. A prática inclui avaliação neurológica, planejamento e implementação de intervenções terapêuticas, uso de tecnologias assistivas e adaptação do ambiente para promover a autonomia do paciente.
O curso tem duração de 1 a 2 anos, podendo variar conforme a instituição. As modalidades oferecidas incluem o presencial e EaD. A graduação em Fisioterapia é pré-requisito para o ingresso nessa especialização.
Como é o curso de Fisioterapia Neurológica?
Durante o curso de Fisioterapia Neurológica, os alunos são imersos em um ambiente de aprendizado interdisciplinar. As aulas teóricas são detalhadas e abrangem desde conceitos básicos de neuroanatomia até aprofundadas abordagens terapêuticas.
No aspecto prático, os alunos podem participar de estágios clínicos para o desenvolvimento de habilidades como avaliação clínica, raciocínio diagnóstico, planejamento de tratamento e habilidades de comunicação.
Além disso, o curso inclui módulos sobre pesquisa em fisioterapia neurológica, incentivando os alunos a contribuir para o avanço da área. Isso pode envolver a participação em projetos de pesquisa, desenvolvimento de novas terapias e tecnologias de reabilitação.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Qual a grade curricular de Fisioterapia Neurológica?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Fisioterapia Neurológica em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Fisioterapia Neurológica?
No curso de Fisioterapia Neurológica, os alunos aprendem sobre a anatomia e fisiologia do sistema nervoso, incluindo como lesões ou doenças afetam o funcionamento do corpo. O currículo também é dedicado ao estudo de várias condições neurológicas, como AVC, lesões da medula espinhal, doenças neurodegenerativas, entre outras.
De forma complementar, os estudantes são treinados em técnicas de avaliação neurológica, tornando-se aptos para elaborar planos de tratamento personalizados, que podem incluir exercícios terapêuticos, técnicas de mobilização, uso de tecnologias assistivas e estratégias para gerenciamento da dor.
Quanto custa uma faculdade de Fisioterapia Neurológica?
No site da Quero Bolsa, o curso de Fisioterapia Neurológica pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 49,00. Os valores variam de acordo com a instituição e modalidade de ensino.
Para ingressar no curso com descontos de até 80%, acesse o site da Quero Bolsa e veja as principais ofertas em sua região.
Procure o curso de Fisioterapia Neurológica ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Fisioterapia Neurológica
Onde o profissional de Fisioterapia Neurológica pode trabalhar?
Após concluir o curso, os fisioterapeutas neurológicos podem trabalhar em uma variedade de ambientes. Hospitais e clínicas de reabilitação são os locais com maior demanda. Eles também podem encontrar oportunidades em centros de atendimento a idosos, clínicas de neurologia, centros de pesquisa e como professores em instituições acadêmicas.
Como ingressar na profissão de Fisioterapia Neurológica?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Fisioterapia Neurológica?
O mercado de trabalho para fisioterapeutas neurológicos é dinâmico. Exige profissionais com conhecimento atualizado, habilidades práticas e uma abordagem empática. A capacidade de trabalhar em equipe, comunicação eficaz e adaptação às novas tecnologias são habilidades valorizadas.