Fisioterapia Ortopédica
Saiba tudo sobre o curso de Fisioterapia Ortopédica e comece a estudar com ajuda da Quero Bolsa.

Sobre o curso de Fisioterapia Ortopédica
Última atualização: 29/06/2022
O curso de Fisioterapia Ortopédica habilita profissionais da área a se tornarem especialistas em avaliação e reabilitação ortopédica e traumatológica, visando à recuperação da plena capacidade motora dos pacientes.
Os fisioterapeutas que se especializam em ortopedia e traumatologia têm um olhar aprofundado no tratamento de doenças e lesões relacionadas aos músculos e aos ossos, podendo trabalhar tanto na assistência a pacientes quanto na pesquisa científica da área.
Fisioterapia Ortopédica é um curso normalmente oferecido na modalidade pós-graduação, e pode também ter nomes como Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica ou Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva.
Como é o curso de Fisioterapia Ortopédica?
O curso busca aliar teoria à prática por meio do estudo das patologias e lesões relacionadas aos ossos e músculos dos membros inferiores e superiores, bem como ao quadril e aos ossos sacroilíacos. O curso também aprofunda os estudos dos recursos terapêuticos mais adequados ao tratamento de cada disfunção e lesão relacionadas à ortopedia e à traumatologia.
É importante ressaltar que a principal preocupação do fisioterapeuta ortopédico é prestar a melhor assistência ao seu paciente, de forma a preservar a dignidade e a recuperação confortável, visando ao alívio de dores e ao aumento do conforto. Por isso, o curso traz intenso enfoque nas abordagens humanizadas da fisioterapia.
O que se aprende na faculdade de Fisioterapia Ortopédica?
A grade curricular do curso de Fisioterapia Ortopédica costuma apresentar alguns temas recorrentes, como:
- Ortopedia e traumatologia;
- Reabilitação e terapia manipulativa;
- Lesões musculoesqueléticas;
- Disfunções em membros superiores, inferiores, quadril, sacro e ilíaco;
- Disfunções da coluna vertebral;
- Recursos eletrotermofototerápicos;
- Cinesioterapia;
- Recursos fisioterapêuticos aquáticos;
- Lesões desportivas;
Procure o curso de Fisioterapia Ortopédica ideal para você!
Com mensalidades a partir de R$ 338,00 entre as 1.529 instituições parceiras do Quero Bolsa.
Veja como é simples começar a estudar:
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Fisioterapia Ortopédica
Onde o profissional de Fisioterapia Ortopédica pode trabalhar?
O profissional de Fisioterapia Ortopédica trabalha em hospitais, ambulatórios, clínicas de fisioterapia e reabilitação, casas de idosos e centros de atendimento de saúde desportiva. Também pode trabalhar de forma autônoma, atendendo pacientes sob demanda.
O fisioterapeuta ortopédico atua com a prevenção, o cuidado e a reabilitação de pacientes com problemas musculares e ósseos, como lesões e distúrbios musculares, em articulações e ligamentos.
Essas lesões e distúrbios podem ser ocasionados por doenças reumatológicas e ortopédicas, por atividades do dia a dia ou por atividades físicas e esportivas em geral. O fisioterapeuta ortopédico também presta grande apoio aos pacientes na preparação e na recuperação de cirurgias.
A função do fisioterapeuta ortopédico é avaliar as condições do paciente para propor a melhor reabilitação possível para que o bem-estar e a retomada da funcionalidade dos músculos e membros sejam garantidos. Para isso, ele conta com recursos terapêuticos como fisioterapia aquática, cinesioterapia, recursos eletrotermofototerápicos, terapias manipulativas etc.
Os mais buscados de Fisioterapia Ortopédica
Mostrando 0 em "São Paulo, SP"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Como ingressar na profissão de Fisioterapia Ortopédica?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Fisioterapia Ortopédica?
Em geral, são exigidos do profissional de Fisioterapia Ortopédica competências como:
• Conduta rigorosamente ética; • Atenção humanizada e empática voltada às necessidades do paciente; • Disposição para estar em constante atualização quanto às inovações científicas da área; • Boa atuação em equipes multidisciplinares.