Sobre o curso de Gestão de Lazer
Última atualização: 23/02/2024
O curso de Gestão de Lazer forma profissionais aptos a implementar e gerenciar políticas, programas e projetos empreendedores voltados para a criação de atividades de lazer e eventos esportivos. O objetivo é atender aos mais diferentes segmentos da sociedade.
Ao concluir o curso, o tecnólogo em Gestão de Lazer está qualificado para trabalhar com o gerenciamento de projetos, programas e ações de lazer, em constante contato com o público.
No mercado de trabalho, o profissional pode desempenhar suas atividades em academias, clubes esportivos, centros de lazer e fitness. Outras opções são rede hoteleira, spas, cruzeiros e outros estabelecimentos ligados ao turismo.
Veja também: Quanto ganha um síndico no site da Quero Bolsa.
Como é o curso de Gestão de Lazer?
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores, definido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Tecnologia em Gestão de Lazer, ou Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer, deve preparar o profissional para, entre outros itens:
Implementar políticas inclusivas e afirmativas de integração social por meio de atividades socioculturais, lúdicas e desportivas;
Criar e identificar oportunidades para o desenvolvimento de atividades esportivas e de lazer como meio de interação entre as organizações e seus respectivos públicos;
Gerenciar recursos humanos, materiais tecnológicos e financeiros para a área;
Usar tecnologias de informação e comunicação para a tomada de decisões na gestão de empreendimentos da área;
Coordenar equipes de trabalho.
O curso tecnológico tem duração média de dois anos. Podem fazer parte da grade curricular disciplinas como Estudos do Lazer, Captação de Eventos e Recursos e Gestão Estratégica de Pessoas.
Qual a grade curricular de Gestão de Lazer?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Gestão de Lazer em uma de nossas faculdades parceiras:
Procure o curso de Gestão de Lazer ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Gestão de Lazer
O que faz o profissional de Gestão de Lazer?
O tecnólogo em Gestão de Lazer promove atividades recreativas diversificadas, buscando entretenimento, integração social e desenvolvimento pessoal dos clientes.
Para isto, elabora projetos e executa atividades recreativas, promove atividades lúdicas e que estimulam a participação, além de atender clientes, criar atividades recreativas e coordenar setores de recreação.
Este profissional também administra equipamentos e materiais para recreação e trabalha de forma que tudo seja feito conforme as normas de segurança.
Onde o profissional de Gestão de Lazer pode trabalhar?
O profissional de Gestão de Lazer trabalha nas instituições de ensino, de atividades recreativas, culturais e desportivas.
Também é encontrado nas empresas de atividades de lazer, hotéis, acampamentos, resorts, clubes, acantonamentos e navios, bem como em festas e eventos, parques temáticos, bufês infantis, excursões, colônias de férias e spas.
Geralmente, são profissionais autônomos.
Quanto ganha um profissional de Gestão de Lazer?
O salário médio de um Síndico no Brasil é de R$ 4.093,77 . Os estados onde a profissão de Síndico têm os melhores salários são .
Como ingressar na profissão de Gestão de Lazer?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Gestão de Lazer?
Para poder atuar no mercado de trabalho, o profissional de Gestão de Lazer precisa de formação em curso superior reconhecido pelo MEC.
Caso queira dar continuidade aos estudos, o profissional pode fazer pós-graduação interdisciplinar na área de Gestão, por exemplo.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Gestão de Lazer?
As principais características do profissional de Gestão de Lazer, listadas pelo Ministério do Trabalho, são: